O meia Luan foi o último jogar a trocar o Corinthians pelo Santos (Crédito: Divulgação)

O Santos acertou a contratação do meia Giuliano, que defendeu o Corinthians em 2023, para ser um dos líderes do projeto de reconstrução do clube na luta para voltar à Série A do Campeonato Brasileiro. O movimento entre os dois rivais ficou mais frequente nos últimos anos, mas historicamente foram poucos os casos de jogadores que trocaram o clube do Parque São Jorge pelo Peixe. Relembre os últimos casos.

Rincón – 2000

Logo após ser o capitão do Corinthians na disputa do Mundial de Clubes de 2000, o volante colombiano Freddy Rincón não acertou a renovação de contrato com o clube do Parque São Jorge e acertou com o Santos. Curiosamente, o presidente do Peixe naquele ano era Marcelo Teixeira.

O volante foi um dos destaques do Santos na campanha do vice-campeonato paulista de 2000, mas o time não teve bom desempenho no Brasileiro daquele ano. Em 2001, Rincón demorou a se reapresentar por não concordar com uma redução salarial proposta pelo clube. Ficou apenas no Campeonato Paulista daquele ano e se transferiu para o Cruzeiro. Fez 54 jogos e marcou seis gols.

Marcelinho Carioca – 2001

Depois de ajudar o Corinthians na eliminação traumática do Santos nas semifinais do Campeonato Paulista de 2001, o atacante Marcelinho Carioca se envolveu em uma polêmica com Vanderlei Luxemburgo e Ricardinho e deixou o clube do Parque São Jorge. O destino foi a Vila Belmiro.

A contratação dividiu a opinião dos torcedores e a passagem do jogador na Vila durou menos de seis meses. No Brasileirão daquele ano, o Peixe não fez boa campanha (terminou na 15a colocação). Um dos principais ídolos da história do Corinthians, Marcelinho Carioca participou de 15 jogos com a camisa do Santos e marcou cinco gols.

No final da temporada, sem interesse de ambas as partes, Marcelinho Carioca se despediu do Santos e acertou com o Gamba Osaka, do Japão.

Betão – 2008

Revelado nas categorias de base do Corinthians, o zagueiro Betão chegou ao Santos em 2008 com um contrato de três anos. Depois de disputar a Copa Libertadores daquele ano, o defensor foi vendido ao Dínamo de Kiev por cerca de R$ 4 milhões.

Betão fez apenas 32 jogos pelo Peixe e marcou dois gols.

Bill – 2012

Após rescindir o contrato com o Corinthians, o atacante Bill acertou um vínculo de dois anos para defender o Santos e jogar ao lado do craque Neymar. No entanto, a passagem do jogador pela Vila Belmiro durou apenas seis meses.

Apesar de ter o apoio do técnico Muricy Ramalho, Bill viveu um jejum de gols e não conquistou os torcedores do Peixe. Ele deixou o clube com apenas um gol marcado em 16 partidas. Em janeiro de 2013, o jogador acertou sua saída para jogar no Al-Ittihad, da Arábia Saudita.

O atacante Bill fez apenas um gol em 16 jogos pelo Peixe (Crédito: Ricardo Saibun/SantosFC)

Camacho – 2020

Em junho de 2021, para atender a um pedido do técnico Fernando Diniz, o Santos acertou a contratação do volante Camacho. O jogador rescindiu o contrato com o Corinthians para assinar com o Peixe até o final de 2022. No final do ano passado, o presidente Andres Rueda renovou o contrato do jogador por mais um temporada, apesar das críticas dos torcedores.

Camacho defendeu o Santos em 101 partidas e marcou dois gols.

Camacho foi contratado pelo Santos a pedido de Fernando Diniz (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Luan – 2022

O meia Luan foi contratado pelo Santos por empréstimo ao Corinthians em agosto de 2022. De acordo com o presidente Andres Rueda, a negociação foi fechada em uma conversa de cinco minutos e o clube do Parque São Jorge ficou responsável por pagar quase a totalidade dos salários do jogador.

A passagem do meia, no entanto, durou pouco. Foram apenas oito jogos e apenas um gol, na vitória sobre o Athletico-PR.]

Leia também: