Rodrygo chuta para marcar o primeiro gol do Santos na noite (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos deu na noite desta quarta-feira um importante passo para chegar às oitavas de final da Copa do Brasil. Na Vila Belmiro, o time alvinegro venceu o Vasco por 2 a 0 e vai se classificar ainda que perca por um gol de diferença a partida de volta, na próxima quarta-feira, no Rio de Janeiro.

Como não há na competição a regra do gol fora de casa como critério de desempate, uma vitória do Vasco por dois gols de diferença, seja qual for o placar, levará a decisão para os pênaltis.

Mais uma vez com Diego Pituca na lateral esquerda (Jorge Sampaoli gostou mesmo dessa improvisação), o Santos foi ao ataque contra o Vasco, como era esperado. O time alvinegro dominou sem muitas dificuldades o primeiro tempo, incomodando bastante o adversário com os dribles e a velocidade dos pontas Soteldo e Rodrygo.

Faltava, porém, acertar o pé nas proximidades do gol carioca. A bola rondava a área do Vasco o tempo todo, mas na hora de dar aquele cruzamento certeiro ou aquele passe açucarado… Nada feito. Assim, o Peixe criou poucas chances de gol na primeira metade do jogo, e as que conseguiu criar não foram lá muito perigosas.

O adversário, além de se defender bem, deu trabalho com seus contra-ataques. E, em uma jogada de bola parada, teve a melhor chance do primeiro tempo. Por sorte, o zagueiro Ricardo Graça se apavorou quando se viu cara a cara com Everson e cabeceou para fora.

No segundo tempo, no entanto, as coisas foram diferentes graças a um gol precoce do Peixe. Finalmente o ataque alvinegro acertou o pé: Soteldo fez ótima jogada pela esquerda e cruzou para Rodrygo marcar. Depois disso, tudo ficou mais fácil.

Com a vantagem, o Santos tocou a bola com tranquilidade e as chances de gol passaram a surgir mais frequentemente. Aos 20 minutos, Jean Mota, que andava brigado com o gol, ampliou a vantagem do Peixe com um belo chute de fora da área. E outras oportunidades apareceram, mas o time não as concretizou. Ainda assim, saiu da Vila com a sensação de que conseguiu uma boa vantagem para o jogo de volta.

FICHA TÉCNICA

Santos 2 x 0 Vasco

Copa do Brasil – Quarta Fase (Jogo de Ida)
Local: Vila Belmiro
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden
Gols: Rodrygo, aos 2, e Jean Mota, aos 20 minutos do 2º Tempo
Cartões amarelos: Gustavo Henrique, Rodrygo e Willian Maranhão
Renda: R$ 388.682,50
Público: 8.659

Santos: Everson; Victor Ferraz, Aguilar, Gustavo Henrique e Diego Pituca; Alison, Carlos Sánchez (Eduardo Sasha) e Jean Mota (Jean Lucas); Soteldo, Derlis González (Jorge) e Rodrygo. Técnico: Jorge Sampaoli

Vasco: Gabriel Félix; Raúl Cáceres (Cláudio Winck), Werley, Ricardo Graça e Danilo Barcelos; Wilian Maranhão (Maxi López), Raul, Lucas Mineiro, Yago Pikachu (Lucas Santos) e Yan Sasse; Marrony. Técnico: Alberto Valentim