O ex-técnico das Sereias da Vila, Kleiton Lima, recentemente procurou a polícia para solicitar a abertura de um inquérito contra a jogadora Luciana Ortega. Ele alega ter sido vítima de calúnia, sustentando que a atleta teria escrito cartas anônimas com denúncias de assédio moral e sexual.
Em setembro de 2023, 19 cartas de jogadoras foram entregues à diretoria do Santos, apontando o comportamento do ex-treinador, incluindo cobranças excessivas, constrangimentos e alegados “toques indevidos”. Kleiton Lima, que renunciou ao cargo após as denúncias, entrou com um processo anteriormente, mas este foi arquivado. Sua defesa, contestando o arquivamento, pediu a abertura de um inquérito policial, focando em uma carta específica que menciona um incidente em uma feira.
“Uma vez, na feira, eu estava perto de uma barraca de pastel. Lá, o treinador chegou e perguntou se eu estava comendo pastel. Aí eu respondi: ‘Não, estou esperando as meninas’, então ele deu a volta por mim, olhou para minha bunda e disse: ‘Acho que não’. Insinuando que minha bunda parecia grande, isso significava que eu estaria comendo pastel”, dizia parte da carta que motivou a denúncia de Kleiton.
Depoimentos favoráveis a Kleiton foram dados por duas jogadoras das Sereias da Vila, Ketlen e Kelly, e também por dois dirigentes do clube: o coordenador geral de esportes, Alexandre Gallo, e a coordenadora do futebol feminino, Aline Xavi. Um amigo de Kleiton, residente no Japão, mencionou que a notícia teve repercussão internacional, prejudicando-o.
No depoimento de Alexandre Gallo, ele afirma que as cartas de assédio moral não faziam sentido, pois as atletas estavam insatisfeitas com posições e táticas de jogo. Quanto ao suposto assédio sexual, Gallo alega que foi um mal-entendido, explicando que Kleiton abordou o peso da atleta enquanto comia um pastel, testemunhado pela coordenadora Aline Xavi, que negou qualquer assédio sexual.
Na reunião com atletas, advogado e assessor de imprensa, ninguém assumiu a autoria das cartas, mas Luciana Ortega narrou que a situação do pastel ocorreu com ela, alegando que achava que Kleiton estava olhando para as nádegas dela.
O técnico acusa a jogadora de ser a instigadora das denúncias, alegando que outras jogadoras foram influenciadas por ela. A investigação incluiu um pedido para que a jogadora escrevesse parte da carta em questão para comparação de grafia. Até o momento, o resultado da perícia não foi divulgado.
As advogadas de Luciana Ortega emitiram uma nota dizendo que existe um segredo de justiça. No entanto, segundo apurado pelo DIÁRIO, esse segredo existia quando o pedido de explicação foi apresentado, mas terminou com a recusa da jogadora em retratar-se, negando a autoria perante o juiz e o delegado.
Com o encerramento do pedido de explicação e a negação da autoria, quebra-se o sigilo judiciário. Quanto ao inquérito policial, ele não é sigiloso, permitindo que qualquer pessoa que vá à delegacia tenha acesso.
Defesa de Kleiton Lima
Saulo de Oliveira Lima, advogado de Kleiton, alega uma conspiração e planeja medidas judiciais por danos morais. Confira a nota na integra:
“Meu cliente, Kleiton Lima foi vítima de uma conspiração arquitetada por meio de cartas apócrifas vazadas propositalmente à imprensa para derruba-lo do cargo e denegrir sua trajetória e reputação de forma covarde e asquerosa. Sofreu dano moral gravíssimo no ambiente de trabalho com risco de comprometer sua carreira, vitoriosa, sempre pautada em sua conduta ilibada.
Não há sequer nenhum registro de boletim de ocorrência contra ele, pelo contrário, sua defesa foi quem provocou a instauração de inquérito policial para investigação dos fatos.
Em referido inquérito policial instaurado pelo meu cliente, testemunhas já foram ouvidas entre elas: o Coordenador Geral de Futebol do Santos F.C., Sr Alexandre Gallo, que afirmou em sede policial que a supostas denúncias através das cartas anônimas não procedem.
Além dele, também depuseram a então Coordenadora de Futebol Feminino, Aline Xavier e algumas atletas, conforme os depoimentos em anexo. Todos os depoimentos dão a versão que o meu cliente Kleiton Lima não cometeu nenhum tipo de assédio.
Com base nisto, foi proposta uma ação perante o Juizado Especial Criminal de Santos, cujo feito a demandada Luciana Ortega, suposta autora da única carta que o acusa de assédio sexual, apesar de assumir ser autora da carta em reunião com o Alexandre Gallo(confira depoimento em anexo), negou o fato na justiça.
O meu cliente prosseguirá com medidas judiciais, na esfera criminal (calúnia e difamação), além de outras medidas indenizatórias, contra a quem de direito.”
Defesa de Luciana Ortega
Enquanto as advogadas da jogadora, Paula Carpes Victório e Patrícia Gorisch, destacam o arquivamento de uma ação anterior e expressam confiança na verdade prevalecer no atual inquérito policial.
“Recentemente, veio ao conhecimento público que o treinador Kleiton Lima ingressou com uma ação criminal contra nossa cliente, a jogadora do Santos Futebol Clube, uma jovem mulher estrangeira que chegou ao SFC com uma mala e um sonho.
Gostaríamos de informar que esta ação, que correu em segredo de justiça, foi oficialmente apreciada e arquivada. Respeitamos profundamente o sigilo judicial e, por isso, não entraremos em detalhes sobre o caso.
Inconformado com o desfecho, o Sr. Lima solicitou a instauração de um inquérito policial sobre o mesmo objeto, que segue em andamento e também sob sigilo. Reafirmamos nosso respeito pelo processo legal e confiamos que a verdade prevalecerá.
Durante todo o processo, nossa cliente manteve sua integridade e confiança no sistema judiciário. Estamos satisfeitas com o desfecho do caso e agradecemos o apoio recebido durante este período desafiador.”
Misericórdia a torcida e clube não tem um minuto de PAZ 😔
Quando será que acabam as notícias ruins? Kkk um cruzeirense me falou que o calvário deles foi muito pior e foi mesmo 3 anos na B até ser vendido pra SAF Ronald travec mas aqui tá osso também quase Só nota ruim butz, Técnico? Não pode assinar por multa estratosférica, mídia digital batendo no peixe que trouxe o Pedrinho, tem isso aí fora tds as lambanças do Runheda Falcão e Gallo B…tá louco man….
Se bem que é tipo o Robinho não sei por que postarem isso relacionado ao Peixe se ambos não são FUNCIONÁRIOS DO CLUBE? ISSO AI JA É MATERIAL POLICIAL E NAO DIZ RESPEITO AO CLUBE MAIS..
A Ortega é funcionária do clube…
Então tem que resolver…fazer o que o sp fez com o Pedrinho reincinde e que vão resolver os barracos na delegacia
Ela fez uma denuncia de assédio contra ele e vc quer que o Santos rescinda o contrato dela? É cada burro que tem por aqui, nossa. Vc quer que o Santos deixe a suposta vítima desamparada. Com certeza o Santos fecharia as portas se fizesse isso…
Quando Kleiton Lima recebeu a denúncia, era funcionário do clube.
Agora não é mais ele já dançou falta a envolvida dançar e a vida segue como disse que resolvam na frente do delegado seus problemas e o Clube não tem nada a ver com isso
Eu só estou achando estranho as noticias no momento que o antigo presidente Modesto Roma indica o Cleyton Lima para voltar a trabalhar no Santos. Porque ele não fez isso antes? Será que ele quer tentar limpar a sua cara para poder perante a torcida feminina do Santos mostrar que ele é inocênte e tentar voltar a trabalhar no clube? Acho que ai estão tentando desmentir mais de 12 jogadoras que relataram os fatos em cartas ao presidente Rueda e inocentar o Cleyton…..Isso vai ficar marcado pelo resto da vida do treinador.
Felipe Jonathan, Ed Carlos, e por aí vai…
Agora temos o real motivo dos recorrentes insucessos das sereias nos mais variados campeonatos que o Santos participou!!! Sem entrar no mérito se houve ou não assédio sexual por parte do técnico, é certeza que o elenco estava rachado!!! E mulher quando não gosta de outra, não tem jeito!!! O certo então era o que o Santos fez… manda todo mundo embora… limpa geral!!! Muitas jogadoras saíram do Santos dizendo que o clube precisa se profissionalizar… então, que o Santos aprenda com os erros cometidos e faça as alterações necessárias tanto administrativas quanto de conduta de comissão técnica e jogadoras!!! Sem sexismo… mas é fato que trabalhar com mulher não é fácil!!!
oo babaca ataque o comentário não baixe o nível e ataque o comentarista dessa forma, da sim pra rescindir é chamar e tentar fazer isso sim até por que ela é vítima,? E pode não ser vítima?? Acho que nem pra ela o clima de e estar bom e uma rescisão amigavel faria bem pra todo mundo
Rapaz como tem gente mal educada e sem noção nesses comentários 😒 do nada o corno te chama de alguma coisa? Se acham os donos da verdade não tenho problema em divergência de ideias e opiniões agora respeito acima de tudo o-o
É complicado… Talvez o Santos suspender o contrato por ela teoricamente ser a vítima, mas rescindir, não sei. Só se realmente comprovado, aí rescindiria. Por enquanto, suspender o contrato já seria suficiente, eu penso.
Então chama o empresário e ela pra conversa? O clima não tá bom pra ela também ela é vítima e também sendo acusada e com testemunhas de próprias jogadoras do elenco e comissão técnica, como vai ser o clima no vestiário em 2024? Acho isso precisa sim ser resolvido e ela procurar novos ares pois pra ela também o clima não é bom na Vila….
Foi em Diamantina…onde nasceu JK… e a princesa Leopoldina… arresorveu si casá.;.
Por essas e outras tem q acabar com o futebol feminino, ou, q todos os envolvidos no futebol feminino sejam mulheres, desde de coordenadora, técnica, massagista, médica, preparadoras, arbitras, bandeirinhas, narradoras, comentaristas, etc… elas q se virem entre elas…. Pq basta nao irem com a cara da pessoa do sexo oposto q trabalhem com o elas, q elas podem simplesmente acabar com a carreira da pessoa, vide o caso Dani Calabresa e Marcus Melhem; tudo indica q o cara seja inocente, mas teve a carreira destruida e foi cancelado por uma (a principio) falsa acusação de assédio…. Enfim, não assisto essa merda mesmo, então elas q se virem
Também acho que devia ter só mulher inclusive devia ser Lei daí acabava esses rolos, que vc não sabe quem tá falando com a verdade e mesmo se ela estiver mentindo a carreira dele já acabou e vai demorar pra resolver isso….
Dentro e fora de campo o Kleiton Lima tem uma postura respeitosa e ética em suas relações. Seu histórico ressalta esse perfil. Além disso, trabalhamos juntos no serviço público federal.