Renyer vive incerteza de futuro no Santos (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

O atacante Renyer tem recebido sondagens do Brasil, da Rússia e do Mundo Árabe, mas aguarda decisão de futuro do Santos. Atualmente, o contrato do jogador não aparece registrado na FPF (Federação Paulista de Futebol) por uma diferença entre uma regra da Fifa e a Lei Geral do Esporte.

Treino e Media Day: Santos inicia semana antes de estreia no Paulistão
Treino e Media Day: Santos inicia semana antes de estreia no Paulistão
Fábio Carille comandou mais um treino do Santos com foco na estreia no Paulistão 2024. Após a atividade, o elenco santista participou do Media Day do campeonato estadual.
0 seconds of 59 secondsVolume 0%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
00:59
00:59
 
Continue assistindo
Assista ao próximo vídeo César Sampaio lamenta erros 'evitáveis' no início do San-São Gabriel Bontempo relembra primeiro gol e projeta clássico contra São Paulo Bastidores da vitória do Santos sobre o Atlético-MG na Vila Belmiro Santos bate o Atlético-MG e vence a primeira no Brasileiro; veja os gols César Sampaio se emociona após assumir cargo de técnico em vitória do Santos Santos finaliza preparação para jogo contra o Atlético-MG Pedro Martins fala sobre futuro do Santos Pedro Caixinha analisa momento do Santos e cita força por melhora Neymar treina forte antes de Fluminense x Santos Com Neymar, Santos vence jogo-treino; craque fala sobre recuperação Neymar volta a treinar com elenco do Santos Caixinha exalta recuperação de Neymar e confirma volta aos treinos com elenco Thaciano e Diego Pituca marcar para o Santos contra o Bahia; veja os gols Peixe treina para enfrentar o Bahia; Neymar faz fortalecimento muscular Com Neymar em recuperação, Santos treina para sequência do Brasileiro Thaciano projeta reação do Santos em reencontro com o Bahia Caixinha lamenta derrota, mas vê pontos positivos em jogo contra Vasco Veja golaço de Álvaro Barreal contra o Vasco Gil encara Brasileirão 'rodada a rodada' pelo Santos Veja mais vídeos sobre Santos FC no OneFootball

Na última renovação do Menino da Vila, ele ainda era menor de idade quando assinou um vínculo de três anos (prazo máximo permitido pela Fifa para o primeiro contrato), com  mais dois automáticos (para chegar aos cinco anos, prazo máximo da Lei Geral do Esporte).

No último 30 de novembro, encerrou o contrato federativo e a prorrogação do vínculo depende do Peixe. Na época, a multa rescisória imposta era de 100 milhões de euros. Renyer recebe um salário considerado alto para um atleta de base e a expectativa é que ele seja negociado.

Renyer teve altos e baixos no Santos. O garoto estreou no profissional na vitória sobre o Internacional de Limeira por 2 a 0, na Vila Belmiro, pelo Paulistão de 2020, sob o comando do português Jesualdo Ferreira. Ele tinha 16 anos, seis meses e 18 dias. No estadual, também ganhou minutos diante na vitória sobre Botafogo-SP (2×0 na Vila) e derrota para o Ituano (2×0 no Novelli Júnior).

Depois, voltou a jogar pelo principal em janeiro de 2021 com o técnico Cuca. Ele entrou na derrota para o Atlético Mineiro por 2 a 0, no Mineirão, em jogo válido pelo Brasileiro de 2020, por conta da pandemia. Naquele jogo, a comissão técnica decidiu poupar o time titular e levar jovens da base já que o confronto foi quatro dias antes da grande final da Libertadores.

No mesmo ano, o técnico Ariel Holan fez uma série de ‘laboratório’ no Paulistão e Renyer voltou a ser utilizado no profissional. Ganhou minutos no empate sem gols com o Botafogo-SP (0x0 na Vila) e nas derrota para o Novorizontino (1×0 no Jorjão), diante o Corinthians (2×0 na Arena Corinthians) e Palmeiras (3×2 no Allianz).

Foram duas lesões de ligamento cruzado anteriordo joelho direito na carreira. A primeira em março de 2020 durante um treinamento da Seleção Brasileira Sub-17. Já a segunda em julho de 2022 após na derrota para o Corinthians por 1 a 0, no Parque São Jorge, pelo Brasileiro Sub-20.

Nas categorias de base do Santos, Renyer sempre se destacou e já acumulava convocações para a Seleção de base. Viveu momentos no profissional sendo promovido de forma precoce e as lesões atrapalharam o garoto de manter uma sequência consolidada no Santos. Ele atuava como ponta, na beirada e passou até jogar mais centralizado depois da LCA.

Leia também: