A CIES (Centro Internacional de Estudo do Esporte) colocou o zagueiro Joaquim no Top-10 de um estudo sobre os melhores zagueiros do mundo em duelos aéreos. O defensor do Santos ficou em oitavo lugar, sendo o melhor brasileiro na lista, ao lado de estrelas europeias como Van Dijk do Liverpool, Kim Min-Jae do Bayern e Sérgio Ramos do Sevilla.
Henrique Trevisan, do FV Tokyo, e Willyan Rocha, do CSKA de Moscou, também representaram o Brasil, ocupando as nona e décima posições, respectivamente.
A lista completa inclui: Van Dijk (Liverpool), Kim Min-Jae (Bayern de Munique), Danilo Pereira (PSG), Lascelles (Newcastle), Zagadou (Stuttgart), Bruno Duarte (Panetolikos), Sérgio Ramos (Sevilla), Joaquim (Santos), Henrique Trevisan (FC Tokyo) e Willyan Rocha (CSKA de Moscou).
Em outubro, o DIÁRIO informou que Joaquim recebeu propostas de clubes da Espanha, Itália e Rússia. O Krasnodar, da Rússia, demonstrou interesse e acompanhou o jogador na vitória sobre o Coritiba por 2 a 1, em 26 de outubro.
Joaquim, contratado pelo Santos em fevereiro do Cuiabá, teve 60% de seus direitos econômicos adquiridos pelo clube, enquanto o Dourado permaneceu com os 40% restantes, por um valor de 3 milhões de euros (cerca de R$ 16,5 milhões). Titular absoluto na zaga, o jogador acumula 39 partidas, 3 gols e 4 assistências.
O zagueiro de 24 anos se destacou não apenas na defesa, mas também marcou contra Flamengo e Coritiba no Brasileiro, além do Ceilândia pela Copa do Brasil. Mesmo com o rebaixamento do Santos, Joaquim foi valorizado pela torcida e aceitou a redução salarial, permanecendo no clube na temporada de 2024. Seu contrato se estende até o final de 2026.
Leia também:
Vai ser vendido até o meio do ano,mas que não seja pra nenhum time brasileiro principalmente o flamerd….
Vai ser vendido ou vai ser doado?
Aí depende ele tem contrato longo e se estiver com salário e direitos em dia não tem por que vender ou ele e empresário querer forçar venda como Bruno Henrique que saiu por merrecas
Antes que algum pobre de espírito desacredite o CIES, saiba que todas as avaliações do centro são monitoradas por DeGusmão, o Inimputável. Nos intervalos entre as palestras para líderes políticos mundiais e o sagrado consumo de dois litros de cana por dia, o Inimputável, pro labore ressalte-se, dá o seu aval à todas as listas.
Nobre amigo Ricardo, após a minha pessoa tomar conhecimento de tamanha chancela, meu ceticismo caiu por terra.
Muita coisa para quem foi rebaixado
Se for negociado, que seja por um valor justo , que ajude o time e não de graça igual as últimas negociações
Ainda bem que não é o Corintiano Rueda que tá lá, senão era capaz de trocar o Joaquim, por meia dúzia que não joga nada…..