Joaquim foi o zagueiro do Santos com mais participações em gols em 2023 (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

A CIES (Centro Internacional de Estudo do Esporte) colocou o zagueiro Joaquim no Top-10 de um estudo sobre os melhores zagueiros do mundo em duelos aéreos. O defensor do Santos ficou em oitavo lugar, sendo o melhor brasileiro na lista, ao lado de estrelas europeias como Van Dijk do Liverpool, Kim Min-Jae do Bayern e Sérgio Ramos do Sevilla.

Henrique Trevisan, do FV Tokyo, e Willyan Rocha, do CSKA de Moscou, também representaram o Brasil, ocupando as nona e décima posições, respectivamente.

A lista completa inclui: Van Dijk (Liverpool), Kim Min-Jae (Bayern de Munique), Danilo Pereira (PSG), Lascelles (Newcastle), Zagadou (Stuttgart), Bruno Duarte (Panetolikos), Sérgio Ramos (Sevilla), Joaquim (Santos), Henrique Trevisan (FC Tokyo) e Willyan Rocha (CSKA de Moscou).

(Foto: CIES)

Em outubro, o DIÁRIO informou que Joaquim recebeu propostas de clubes da Espanha, Itália e Rússia. O Krasnodar, da Rússia, demonstrou interesse e acompanhou o jogador na vitória sobre o Coritiba por 2 a 1, em 26 de outubro.

Joaquim, contratado pelo Santos em fevereiro do Cuiabá, teve 60% de seus direitos econômicos adquiridos pelo clube, enquanto o Dourado permaneceu com os 40% restantes, por um valor de 3 milhões de euros (cerca de R$ 16,5 milhões). Titular absoluto na zaga, o jogador acumula 39 partidas, 3 gols e 4 assistências.

O zagueiro de 24 anos se destacou não apenas na defesa, mas também marcou contra Flamengo e Coritiba no Brasileiro, além do Ceilândia pela Copa do Brasil. Mesmo com o rebaixamento do Santos, Joaquim foi valorizado pela torcida e aceitou a redução salarial, permanecendo no clube na temporada de 2024. Seu contrato se estende até o final de 2026.

Leia também: