Maior destaque do Santos na disputa da Equality Cup, disputada no Catar, o atacante Weslley Patati voltou valorizado ao Brasil. O Peixe recebeu propostas do próprio Catar, da Rússia e da China pelo jogador, mas elas foram imediatamente recusadas. Duas delas era por uma transferência direta por 2 milhões de euros (R$ 10,6 milhões na cotação atual).
Alexandre Gallo, coordenador técnico do clube, chegou até a fazer uma contraproposta pedindo 5 milhões de euros (cerca de R$ 26 milhões) e 10% de uma futura venda. O Alvinegro acredita que o jogador pode dar esse retorno financeiro no futuro. Gallo já havia recusado uma proposta da Ucrânia por empréstimo com opção de compra antes mesmo de Patati embarcar para o Catar.
Weslley Patati tem o desejo de seguir no Santos e buscar conquistas com o clube de formação. Ele é nascido em 2003 e poderia ter atuado na Copa São Paulo em janeiro, o que seria a última Copinha do atacant, que estourou a idade para as categorias de base. No entanto, o Peixe já contava com ele no profissional e o jogador está inscrito na Lista B do Paulistão.
O DIÁRIO apurou que durante essa temporada a ideia do clube é que os mais experientes e ‘cascudos’ levem a responsabilidade da busca pelo acesso à Série A. Porém, diante da chegada de propostas pelo Patati, o Santos entende o valor do garoto para a identificação com os Meninos da Vila e do valor para o mercado.
Patati retornou ao Brasil nesta segunda-feira (19) e já se reapresentou com o elenco no CT Rei Pelé nesta quarta-feira (21). O atacante vira opção para o técnico Fábio Carille nas três rodadas finais do estadual, com o Peixe já classificado e podendo fazer mudanças na equipes diante o São Bernardo (C), Red Bull Bragantino (F) e Inter de Limeira (C) antes das quartas de final.
HISTÓRICO
Natural do Maranhão, Patati chegou ao Santos em julho de 2019, quando foi aprovado nos testes e assinou contrato de formação. Humilde, o garoto ganhou o apelido de ‘Patati’ ainda em Presidente Dutra-MA. Ele não tinha condições de comprar chuteiras para jogar. Com isso, pegava pares maiores que seu pé, emprestados por atletas mais velhos. O apelido Patati veio com o nome do palhaço famoso.
O ano de 2021 foi o primeiro do atacante na categoria Sub-20 e ele anotou seis gols, sendo o principal destaque do Santos na disputa do Brasileiro da categoria. O garoto também foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-18. Ele antes acumulava convocações para a Seleção de base.
Weslley foi ganhando os holofotes na base do Peixe desde então. No entanto, chamou atenção da torcida na disputa da Copa São Paulo de 2022 e levou a categoria Sub-20 até as finais da competição. Pelo desempenho assinou o contrato profissional durante a disputa da Copinha. Com multa milionária na casa dos 100 milhões de euros.
Em 2022, Patati fez 16 jogos e 4 gols pelo Paulista, 8 partidas e 4 gols pela Copinha e 5 pelo Brasileiro da categoria. Depois chegou a ser promovido pelo elenco principal com o técnico interino Marcelo Fernandes no passado e fez sua estreia na vitória sobre o Corinthians por 1 a 0, na Vila Belmiro, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil.
Ele se revezou entre base e principal, sendo um dos protagonistas e esteve no plantel Campeão Paulista Sub-20 de 2022 apesar de uma pequena lesão na reta final dos jogos. Em 2023, foram 22 gols em 29 jogos pelo Sub-20, sendo artilheiro do time no Brasileiro. Em outubro, assinou a renovação até setembro de 2026.
Leia também:
Se o “craque artilheiro de 5 gols” Ângelo teve 129 jogos pra mostrar seu “valor”, então, por uma questão de justiça e coerência, o Patati, que na minha opinião é muito superior ao “projeto de craque” mencionado, merece mais oportunidades, até pq o Pedrinho até agora não jogou absolutamente nada e o Marcelinho é um jogador que o Santos terá que devolver, fraquíssimo.
Concordo, sempre falei q ele é muito melhor que o Angelo
O que torcedores como você são incapazes de entender é que nem toda revelação da base será um craque. Eu preferia estar com o Ângelo aí até hoje do que ter passado o ano anterior com Mendoza e Lucas Braga, do que estar com Marcelinho e Pedrinho. Alguns jogadores estarão ali pra ajudar, e tá ótimo. É inegável que o Ângelo é muito melhor tecnicamente do que todos esses citados. Vai ver você que sabe das coisas e os olheiros do Chelsea são burros, né? rs
Da oportunidade para o garoto para mostrar seu valor , muito cedo para negociar, ainda mais nesses valores
POR 5 MILHÕES DE EUROS,POR ESSE CAMARADA AÍ, MANO NÃO PENSA DUAS VEZES..
Vendam !!! Aproveitem !!! É fraquinho , nunca foi bom de bola ……
desculpa mas pessoal de site fugiu da escola de 2 milhoes de euros sao por volta 10,6 milhes de reais 5 milhos de euros da por volta 26 milhoes de reais nao 53 milhoes
de reais vao apreender fazer conta.
A cotação do euro no Diário do Peixe está valendo mais de 10,00??? Caraca!!! Estou perdendo a oportunidade de fazer umas arbitragens!!! kkkkkkkkkkkkk… Quem é do mercado financeiro sabe o que é arbitragem… quem não sabe, tem o Google aí para aprender!!!
Tchau vende logo esse cara que teve oportunidade contra o Fortaleza e não fez nada quando precisávamos
Exatamente, entrou morto em campo, estava no esquema da panela para rebaixar o Santos, 10 milhões pega correndo
Eu venderia jogar normal o que já tem
Esse Patati e outro Neílton da vida
Se fosse fora de série já estaria a muito anos sendo titular do Santos
Pois com 21 anos já não é nada de extraordinário pois geralmente jogadores fora de série com 17/18 anos já está estão sendo titulares e a safra da base do santos e muito ruim não tem ninguém que sobressai
W Patati padece da síndrome de Geuvânio, isto é, ambos não conseguem concatenar neurônios e músculos coordenadamente. Isso os impede de mostrar rendimento qualitativo linear; nunca saberemos o que farão, portanto, não são confiáveis. Conclusão: surgindo uma boa oportunidade de fazer caixa é bom aproveitar. 2 paus é dinheiro de pinga, mas 5 não pode deixar passar em branco.
Se alguém aceitasse pagar 5 pilas de euros, eu também venderia sem titubear.
Concordo eu venderia, infelizmente é um Neilton mesmo da vida, tem uma conclusão horrível um peidinho de velha bem fraquinho, ele tem um problema que baixa a cabeça e vai vai vai e ou perde a bola ou chuta mal e fraco….se aumentar um pouco essa proposta pode vender 3 a 4 milhões de euros: negócio fechado…
Patati, Miguelito, Ian e Jair são os únicos destaques reais da base do Santos. E deles Patati e Jair são os mais prontos. São jogadores para 90 minutos, não para entrar no finzinho das partidas, e menos ainda para virar um resultado adverso em menos de 15 minutos. Como Carille terá tempo para testes, eu arriscaria Joaquim na lateral direita para Jair entrar no miolo da zaga, fazendo dupla com Gil, e escalaria sem pestanejar o Patati pela extrema direita. Mas já começaria a colocar Miguelito e Ian no banco, para irem se aclimatando (aliás, Miguelito não pode ser pior que Nonato). Concordo que a situação atípica – série B… – exige jogadores cascudos, mas se não temperar o time com ao menos dois meninos ele não empolgará.
O Rodrigo Cesar é bom jogador tanto que o Gremio tentou levar e foi negado depois…no torneio ele fez gol e entrou bem o Orlando não gosta muito dele preferiu outros de
titular e só colocou no segundo tempo em andamento, mas ele dos 2 jogos que entrou foi bem e tem potencial mas não pra profissional ainda por ser mirradinho ainda
Patati nunca jogou num time decente nem foi treinado por um técnico bom. Talvez, digo, TALVEZ ele possa render muito mais no futebol neste ano e, em consequência, financeiramente, depois de uma temporada… depende também do seu empresário.
Furch
Vender !!!! URGENTE !!!! É RUIM de bola ……..
santos perde a oportunidade de se livrar dessas inguas…jogadorzinhu muito ruim, daki um ano estarão arrependidos de não ter vendido …quer viver verá;;
A base e o caminho certo muito melhor que envestir nesses pe de rato que ganha milhões e não jogão nada ta certo o gallo tem que valorizar mais as crias da casa .
O Patati pode vir a ser um jogador útil, melhor do que os mendozas e marcelinhos que aparecem por aí. A questão é que sempre falam que os garotos da base não são utilizados para não serem queimados, mas na temporada passada colocaram o Patati em verdadeiras fogueiras (nos minutos finais, com o time perdendo, na zona de rebaixamento). Se o Sub 20 tivesse um técnico preocupado em formar jogadores para o profissional, o Patati seria orientado a jogar coletivamente. Porém, o treineiro quer mais é que jogadores como o Patati resolvam o jogo com seus lampejos, apostando que os resultados vão conseguir sustentar o seu emprego.