Os camarotes térreos da Vila estão com os dias contados (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

A nova diretoria do Santos, empossada no início deste mês, contratou uma empresa para estudar como será feita a retirada dos camarotes térreos da Vila Belmiro. O objetivo é aumentar o espaço para a torcida e devolver ao estádio o clima de “alçapão” de outros tempos. A retirada dos camarotes foi uma promessa de campanha do presidente José Carlos Peres.

Os novos dirigentes têm dado grande importância ao assunto, que vem sendo conduzido pelo vice-presidente do clube, Orlando Rollo. A diretoria anterior, liderada por Modesto Roma Júnior, estudava retirar apenas os camarotes localizados atrás do gol oposto ao placar, para dar lugar a uma torcida organizada. A proposta agora é a retirada total dos camarotes térreos, para aumentar a capacidade da Vila. Em uma primeira fase, seriam retirados os camarotes localizados atrás dos gols e, depois, haverá a eliminação daqueles localizados nas laterais do campo.

Ainda não há estimativa do custo da reforma, nem uma data de começo da obra, pois tudo isso depende do resultado do estudo que está sendo realizado. Outro entrave para o início da mudança são os contratos de aluguel dos camarotes. A maioria deles venceu em 2017 e não haverá renovação. Quanto aos contratos ainda vigentes, a ideia é tentar um acordo com os locadores por meio de alguma compensação ainda não definida.

O clube ainda não tem ideia de quantos lugares a Vila vai ganhar, mas sabe-se que os camarotes podem abrigar atualmente pouco mais de 1,6 mil torcedores. O estádio tem capacidade para pouco mais de 16 mil torcedores (em novembro passado, o Corpo de Bombeiros divulgou laudo atestando que a Vila pode receber 21.360 pessoas, mas há muitos pontos cegos, em que não se tem a visão total do campo). O maior público já registrado no estádio foi no empate sem gols contra o Corinthians, no dia 20 de setembro de 1964, pelo Campeonato Paulista: 32.986 presentes.

José Carlos Peres promete também aumentar o conforto e a hospitalidade da Vila melhorando as condições dos banheiros e das lanchonetes do estádio.