O Santos está de volta à semifinal do Campeonato Paulista após 5 anos de ausência. Neste domingo (17), o time da Vila Belmiro suou, sofreu, teve jogador expulso, mas, após empatar sem gols com a Portuguesa no tempo normal, venceu por 4 a 2 nos pênaltis e garantiu vaga entre os quatro melhores do Estadual.
Depois de um jogo recheado de drama, no qual passou quase toda a etapa final com um jogador a menos (Otero foi expulso), o Santos não conseguiu superar a Lusa no tempo normal. Nos pênaltis, João Paulo pegou a cobrança de Felipe Marques, viu Quintana acertar a trave e converteu suas 4 cobranças, com Giuliano, Guilherme, Tomás Rincón e o garoto Jair: 4 a 2 e vaga nas semifinais.
Garantido entre os quatro melhores da competição, o Santos agora ganha tempo para trabalhar e se preparar para tentar voltar a uma decisão de Campeonato Paulista, algo que não acontece desde 2016, ano em que levantou a taça ao superar o Audax.
As semifinais do Estadual estão marcadas para o meio de semana, mas apenas depois dos jogos amistosos das seleções nacionais. A expectativa é contar com Otero e Rincón, ambos convocados para defender a Venezuela na Data Fifa.
O jogo
O Santos começou o jogo em cima da Portuguesa e por pouco não abriu o placar logo aos 3 minutos com o zagueiro Gil, que tentou surpreender o goleiro rival com um toque de cabeça, mas viu a bola subir demais.
Armada para reagir ao Santos, a Portuguesa também teve seus bons momentos, e fez o goleiro João Paul trabalhar em pelo menos duas oportunidades nos primeiros 20 minutos. A melhor delas com o zagueiro Quintana, que aproveitou bobeira de João Paulo para acertar a trave santista.
A resposta do Peixe veio na mesma moeda, com Otero acertando um tirombaço no travessão do goleiro da Portuguesa em cobrança de falta, aos 28 minutos. Na sequência, Guilherme e Cazares tiveram a chance, mas ambos os chutes foram para fora.
Antes da descida para os vestiários, o grito de gol quase saiu quando Guilherme, aproveitando boa jogada de Otero, bateu colocado e acertou a rede, mas por cima do travessão. Parte da torcida que lotou a Vila achou que o Peixe havia aberto o placar, mas ficou frustrada.
A Portuguesa também teve sua chance em jogada individual de Maceió, que fez o que quis na defesa e chutou cruzado, acertando a trave de João Paulo. Cazares, mal no jogo, também apareceu nos acréscimos, mas o chute cruzado foi defendido pelo goleiro rubro-verde.
2º tempo: Expulsão e drama
O Santos voltou sem mudanças para a etapa final, mas com mais vontade. Logo aos 7 minutos, Pituca ganhou no meio e levantou para Furch, que se livrou do adversário e chutou forte, mas pegou muito embaixo da bola.
A resposta da Lusa veio em falha de Joaquim, que deixou a bola pingar na frente do centroavante Henrique Dourado. O chute forte só não complicou o Peixe porque João Paulo fez ótima defesa.
Carille resolveu agir e sacou Joaquim para a entrada do jovem Jair. Giuliano, após longa ausência, também entrou em campo aos 14 minutos, no lugar do inoperante Cazares.
O jogo começou a ganhar ares de drama aos 27 minutos, depois que Otero fez falta dura em Giovanni Augusto e a arbitragem aplicou o cartão vermelho direto, alegando excesso de força.
Com um a menos, o Santos ainda mexeu no time, colocando JP Chermont, Patati, Giuliano e Tomás Rincón em campo, mas não conseguiu pressionar a Portuguesa, e acabou vendo a decisão ir para os pênaltis.
O drama dos pênaltis
O Santos chegou a trabalhar a possibilidade de colocar Gabriel Brazão na vaga de João Paulo, mas, com a lesão de Hayner durante o jogo, fez as 5 possíveis e foi para os pênaltis com João Paulo na meta.
Na primeira cobrança, Eduardo Diniz bateu forte e venceu João Paulo, que foi na bola: 1 a 0.
Giuliano, que entrou na etapa final, ficou responsável pela primeira cobrança do Peixe, e deixou tudo igual: 1 a 1.
A Portuguesa fez a segunda cobrança com Felipe Marques, que cobrou no canto direito, mas viu João Paulo voar e fazer a defesa.
O Santos partiu para a virada com Guilherme. O camisa 11 bateu forte e fez 2 a 1.
A Lusa foi para a terceira cobrança com Quintana, que buscou o canto e acertou a trave.
Na terceira cobrança, Tomás Rincón não deu chances para o goleiro da Lusa, e fez 3 a 1.
A Portuguesa tinha que marcar o quarto pênalti para se manter no jogo, e conseguiu, com o garoto Paraíso: 3 a 2.
O garoto Jair, que entrou na etapa final, ficou com a responsabilidade de definir a vaga. E assim o fez, com a tranquilidade de um veterano: 4 a 2 e vaga garantida nas semifinais.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 0 (4) X 0 (2) PORTUGUESA
Data e hora: 17 de março de 2024, às 20h15 (horário de Brasília)
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Neuza Ines Back e Rafael Tadeu Alves de Souza
Quarto árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo
VAR: José Cláudio Rocha Filho
Cartões amarelos: Henrique Dourado (Portuguesa), JP Chermont (Santos)
Cartão vermelho: Otero (Santos)
GOLS:
SANTOS: João Paulo: Hayner (JP Chermont), Gil, Joaquim (Jair) e Felipe Jonatan; João Schmidt (Tomás Rincón), Diego Pituca e Cazares (Giuliano); Guilherme, Otero e Julio Furch (Patati). Técnico: Fábio Carille
PORTUGUESA: Thomazella, Talles, Quintana, Robson (Marco Antônio), Patrick e Eduardo Diniz; Ricardinho, Tauã (Zé Ricardo) e Giovanni Augusto (Paraíso); Maceió (Felipe Marques) e Henrique Dourado (Victor Andrade). Técnico: Pintado
Leia também:
Após 5 anos, estamos na semi novamente, viva o Santos e vai pro inferno Andrés Rueda.
Chupa Ricardinha e Albertina !!!!
Quer ver eles aparecerem aqui e dizerem que isso só foi possível porque o honesto Rueda salvou o Santos da falência? Kkkkk
Devem estar chorando na cama do Rueda agora. É PEIXÃO NA SEMIFINAL!!!!!
Mário, aquela dupla é cara de pau, daqui a pouco aparecem com o papinho furado deles.
Verdade, amigo Carlos. Só esperando os “argumentos” deles sem evidência e lógica alguma.
Não entendo como podem ser tão cegos (ou caras-de-pau mesmo, como você bem mencionou).
Amigo Carlos festa aqui na Vila .
O que importa é o Santos na Semi .
Os chupa bagos do Rueda devem estar chorando ….
Chupa Alberto Otario Farias e Ricardo Otario Bueno .
Babacas.
PÉSSIMO JOGO, CAZARES CAMISA 10 DE NOVO NO PRÓXIMO JOGO? CARILLE?
PÉSSIMA ATUAÇÃO FELIPE JHONATAN, HORRÍVEL NA LATERAL!
CARILLE É MUITO TEIMOSO, TREINADOR QUE ACHA QUE PODE MELHORAR ESSES JOGADORES, CAZARES NÃO SERVE NO MEIO DE CAMPO, O TIME SÓ TEM CAÍDO DE PRODUÇÃO, SE JOGAR ASSIM, NÃO VAMOS A FINAL DE JEITO ALGUM!
UM TIME SEM CRIAÇÃO ALGUMA NO MEIO DE CAMPO!
V E R G O N H O S O
JOÃO PAULO GOLEIRASSO!
felipe Jonathan LIXO TOTAL.
⁸
GANHAMOS, PORRA! SEMIFINAL E, DE QUEBRA, COPA DO BRASIL 2025!!!!
Foi suado! João Paulo pegou pênalti (que venham os críticos e sejam justos, pois agora é elogiar) e os batedores acertaram as cobranças. Dá para ver que treinaram mesmo.
Feitos os elogios, vamos aos outros pontos: Felipe Jonatan, que elogiei em sua primeira partida no ano, vem mostrando cada vez mais que deve sair do Santos o quanto antes. Tem muita dificuldade com cruzamento e marcação. Entregou um contra-ataque perigoso para a Portuguesa e sorte que o Gil cobriu.
Joaquim, sinceramente, continuo não entendendo os elogios. Não ganha uma de cabeça e cai de maduro nas disputas. Jair entrou e jogou muito melhor.
Nosso meio de campo foi relativamente satisfatório, porém de maneira geral, o Santos em si, falta muita movimentação. Toca aqui, toca ali, e ninguém se desmarca para receber em profundidade, é só toque para o lado e tentando a sorte. Falta muita tática. Carille é um bom técnico, mas precisa ver isso aí.
Feliz com a campanha e com a classificação, porém o futebol ainda precisa melhorar para não depender apenas da sorte e de lances isolados.
Mano nunca vi um jogo assim o juiz apiitou três ou quatro faltas contra o Santos e umas duas duzias a favor da portuguesa, ainda uma culminou com cartão vermelho contra Santos, teve vários toques de mão na área de jogadores da Portuguesa e nem o Var fez nada, essas casas de apostas devem ter faturado horrores e nem precisou Bauermann estar jogando, esses juizes devem tar faturando um monte.
Ganhar e uma coisa agora jogar futebol esse time não tem jogado… Não vai a lugar nenhum assim….
Na atual circunstância do Santos, para mim missão cumprida no Paulista: semi e Copa do Brasil garantida. Jogando bem? Não, longe disso, mas precisamos parar de passar de vergonha e estamos entre os 4 que sobreviveram. O jogo serviu também para, MAIS UMA VEZ, provar que à Vila é o túmulo do SFC. Perdemos dinheiro jogando lá. O que dizem agora os jogadores, técnico e diretoria que têm fetiche macabro pela Vila?
Tenho certeza que vão dizer que a força da Vila permitiu ganhar nos pênaltis. É um fetiche difícil de entender.
Não precisava de muito para vencer a Portuguesa, mas nem isso o time conseguiu produzir. O objetivo de obter vaga para a Copa do Brasil no próximo ano está cumprido. No entanto, os últimos jogos dão a sensação de que serão necessárias algumas contratações para que o time consiga voltar à série A. Se a linha de defesa e os volantes são bons, o setor de criação é bem fraco. Cazares e Otero, o craque do jogo contra a fortíssima Inter de Limeira, conseguem entregar algo ainda em jogos mais competitivos? Giuliano, o “craque” que não joga, não tem mais condições físicas nem para seus brilharecos ocasionais. Dos atacantes, Guilherme é razoável, mas tem dificuldade para acertar os chutes; os centroavantes são também razoáveis, mas é difícil jogar quando o time não cria jogadas. Contra o RBB, terá o reforço da ausência de Otero.
Klaus sendo Klaus vermelho pro Otero foi o Klaus com a camisa da empresa de agiotagem verde, mas o time tirando o João Paulo e o Gil não jogaram nada, pelo menos nos penais foram cirúrgicos
Verdade, amigo Ryon. Aquele lance não era para expulsão. Já vi muitos lances piores e realmente intencionados nos quais só foram dados cartões amarelos. Esse árbitro é muito anti-santista.
Os caras nos programas esportivos ficam vendo o lance em câmera lenta? vejam no normal dai verá que foi lance rápido e o Otero chegou atrasado no lance e não teve maldade….o Klaus não saiu com o cartão convicto foi indo pro lance e decidiu podia ter analisado no VAR mas Klaus é Klaus…ok ficar reclamando de arbitro não leva a nada os caras são ruins mesmo..
Falar do Felipe bundudo, é chover no molhado, quando ele voltou da contusão parecia que seria outro jogador, mas não tem jeito o cara é inútil em campo, Joaquim é outro que tem sair, patati não é jogador pro Santos, JP hoje foi bem.o time não jogou nada aliás tá assim à vários jogos, vamos ver o vai dar contra o bragantino que é um bom time é que não conseguimos ganhar faz tempo.
Valeu a classificação, afinal passamos pelo INFERNO NOS ÚLTIMOS 3 ANOS…..
Até o comentarista da TNT reconheceu e mencionou o “INCONSEQUENTE E INCOMPETENTE do último LIXO.
Mas enfim, valeu a classificação….
Mas hoje atuações de:
FJonatam / Cazares / JOAQUIM……PQP…..
Devolvam os vencimentos dos últimos 3 meses……ainda sairá barato ora cada um de vcs….
Vai pro inferno, entregaram tudo e mais um pouco hj….
O time precisa voltar a jogar como jogou nas primeiras rodadas do Paulista, precisa de mudança de postura, senão não vamos passar pelo Bragantino. Vamos Santos!!!
Valeu meu peixe pela classificação, mais o time precisa voltar a jogar um bom futebol, os últimos jogos foram muito fracos , depois que começaram a ter tempo para treinar o time piorou , carille precisa rever esse esquema com três atacantes, não está dando certo , agora é corrigir os erros e voltar a evoluir
Valeu pela classificação, mas a situação é preocupante.
O time caiu muito de rendimento, e estamos às vésperas do campeonato brasileiro, com mais tempo pra treinar, eu esperava o time jogando melhor à essa altura da temporada.