Thais Picarte representou as Sereias da Vila no Conselho Técnico (Crédito: Rodrigo Corsi/Agência Paulistão)

O Conselho Técnico do Campeonato Paulista Feminino aconteceu nesta quinta-feira (21), no Edifício Pelé, sede da Federação Paulista de Futebol. Thais Picarte, coordenadora de futebol feminino do Santos, representou as Sereias da Vila na reunião da FPF. O estadual tem previsão de início para o dia 22 de maio.

A entidade paulista ainda vai detalhar o regulamento e a tabela do Paulistão Feminino. Pela primeira vez, a competição vai contar com naming rights e integrará a família Sicredi, que já patrocina os principais campeonatos masculinos da FPF.

“Nós subimos a régua a cada ano. Em 2024, irão disputar o campeonato os clubes que estão à altura do campeonato. Queremos sempre crescer e melhorar, e o Paulistão Feminino evolui a cada ano”, afirmou Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF.

No ano passado, as Sereias pararam nas semis nos pênaltis. Na primeira fase, foram vice-líderes com oito vitórias, dois empates e uma derrota, com 24 gols marcados e 7 sofridos. Nas semifinais, venceram o São Paulo na ida por 1 a 0, na Arena Barueri. Na volta, na Vila Belmiro, perderam por 3 a 2. No agregado de 3 a 3, o Santos foi eliminado nos pênaltis por 4 a 2.

REGULAMENTO

São onze equipes participantes: Corinthians, Ferroviária, Marília, Palmeiras, Pinda, Realidade Jovem, Red Bull Bragantino, Santos, São José, São Paulo e Taubaté. Na primeira fase, os clubes ficam em grupo único e se enfrentam em turno único. Após as dez rodadas, apenas as quatro melhores colocadas avançam à semifinal.

Na semifinal e final, jogos de ida e volta. Em caso de igualdade no mata-mata, a vaga será decidida nos pênaltis. As equipes que encerrarem a primeira fase entre a quinta e a oitava colocação jogarão a Copa Paulista. Já os demais três clubes disputarão a Taça Paulistana.

As partidas terão transmissão no YouTube do Paulistão Feminino, na TV Cultura, no SporTV, na Centauro, no Max, na TNT e TV Globo nas finais.

PREMIAÇÃO RECORDE

E pelo terceiro ano seguido, os valores de cotas e premiações repassados aos clubes será recorde. A premiação recorde é de R$ 3,23 milhões aos onze clubes participantes.

Leia também: