O histórico dos 12 maiores clubes do Brasil na Série B dá favoritismo ao Santos na disputa pelo acesso na temporada 2024. Os quatro grandes de São Paulo, do Rio de Janeiro, os dois de Minas Gerais e os dois do Rio Grande do Sul, somados, foram rebaixados em 11 oportunidades desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado em pontos corridos por 20 equipes. Em nove dessas vezes, o clube grande voltou para a Série B no primeiro ano, cinco delas como campeão.
Corinthians (2007), Vasco (2008, 2013 e 2015), Palmeiras (2012), Botafogo (2014 e 2020), Internacional (2016) e Grêmio (2021) conquistaram o acesso imediatamente no ano seguinte ao rebaixamento. Corinthians e Palmeiras, o Botafogo nas duas oportunidades e o Vasco em 2009 voltaram com a conquista do título da Série B.
Apenas Cruzeiro e o próprio Vasco, no quarto rebaixamento no período, não voltaram no primeiro ano. O time mineiro caiu em 2019 e só voltou, como campeão da Série B, em 2022. O time carioca caiu em 2020 e também voltou apenas em 2022.
O Santos foi rebaixado pela primeira vez na história em 2023. A equipe inicia a disputa pelo acesso na próxima sexta-feira, às 20 horas, diante do Paysandu, na Vila Belmiro. A partida será disputada com portões fechados.
Veja o histórico dos 12 grandes do país na Série B desde 2006
Corinthians – Caiu em 2007 e voltou como campeão em 2008.
Vasco – Caiu em 2008 e voltou campeão em 2009; Caiu em 2013 e voltou como terceiro em 2014; Caiu em 2015 e voltou terceiro em 2016; Caiu em 2020, ficou em 10º na Série B em 2021 e voltou em quarto em 2022.
Palmeiras – Caiu em 2012 e voltou campeão em 2013.
Botafogo – Caiu em 2014 e 2020. Voltou campeão em 2015 e 2021.
Internacional – Caiu em 2016 e voltou como vice em 2017.
Grêmio – Caiu em 2021 e voltou como vice em 2022.
Leia também:
Titulo de B não interessa o que interessa é estar entre os 4….já se livramos de dois derrotados (Felipe e Messias) ainda tem mais ai (JP) mas creio que está sendo dado um aval a ele mas na primeira falha, vai pro banco….largar bem na B é importante mas por ser um campeonato longo a regularidade é mais importante
Tô começando a ter medo, tô lendo muita enrolação o Marcelo falou que já tinha três jogadores certos isso já faz cinco dias e nada, começou a mandar gente embora caso ryner e pegou jogador que não era titular no fortaleza… Falou de Maceió e até agora sexta feira nada…aí fala de Pato e Rodrigo Caio…. Isso me da MEDO…. Ta ficando esquisito isso tudo..
Lembro de um tempo atrás ter ouvido de um dirigente que : ‘Se cair, o Santos não terá forças para voltar’
Agora veremos se ele estava certo , e quem diria , que com ele próprio no comando do time .
O tempo realmente é maravilhoso.
Não liga para esse Dirigente, se não for o próprio Runheda, com certeza é algum safado seguidor daquele mala fracassado.
Luiz , o dirigente que disse isso está no comando do Santos Futebol Clube atualmente e se chama Marcelo Teixeira , frase dita em 2009 , é só dar um google.
Quis o destino que ele estivesse no comando do time no ano do rebaixamento pra provar se o Santos terá ou não Forças pra voltar , final do ano saberemos .
É claro que o objetivo é o acesso ficando entre os 4 primeiros mas o Santos na minha opinião tem obrigação de ganhar a série B pela sua grandeza, e vale como título sim, os nossos rivais contam como título na contagem geral de títulos, infelizmente caímos, agora temos que aceitar o fato e ir em frente.
Lembro disso até hoje. Apesar de o trabalho até aqui estar se mostrando positivo, com o vice-campeonato, ainda tenho lá as minhas ressalvas ao levar em conta esta fala do atual mandatário.
Não entendo, o Santos falando em Rafael Cabral pro lugar do JP. Absurdo, falta de respeito. Olha o que o Cabral fez no cruzeiro ontem. Tem que dispensar o Casares, o bigode e não o Rainer que pegou a seleção do campeonato. Dá pra entender.
* não existe mais interesse no Rafael Cabral essa noticia foi postada no ”BOLA VIP” a pagina de noticias mais falsas do futebol, todas noticias falsas e plantadas……Hayner será comprado sim já que o valor é só 2 milhões pelo passe e o Santos tem a preferencia, vai parcelar, noticia da Gazeta esportiva…..
O timinho de verde caiu em 2002 junto com foguinho, esqueceram?????
Apesar da falha de Hayner no jogo final eu ainda ficava com ele, é o melhor lateral que temos, pois, o Aderlan era um leão no bragantino no Santos virou um gatinho.quanto voltar pra série A penso que não teremos dificuldades.
Apesar da falha de Hayner no jogo final eu ainda ficava com ele, é o melhor lateral que temos, pois, o Aderlan era um leão no bragantino no Santos virou um gatinho.quanto voltar pra série A penso que não teremos dificuldades.
Hayner é o menino maluquinho falhou feio contra os porcos e já tinha falhado contra a portuguesa sendo expulso burramente, é bem meia boca um Lucas Pires da vida que nunca vingou no futebol, 2 milhões? Ok mas ainda prefiro a regularidade do Aderlan e jovialidade do Chermont na direita, é só pra compor elenco mesmo e vender futuramente pras arábias da vida