Paysandu conquistou o Campeonato do Pará (Crédito: Talita Gouvêa/Paysandu)

O Santos recebe o Paysandu neste sábado (20), às 16h30min, na Vila Belmiro, pela estreia da Série B do Campeonato Brasileiro. O adversário do Peixe é apelidado de ‘Papão da Curuzu’ e foi fundado no dia 7 de dezembro de 1913 em Belém, no Pará. O estádio do time é o Olímpico do Pará – Jornalista Edgar Proença (Mangueirão).

Entre os principais títulos conquistados pela equipe na história: Campeonato Paraense (50), Série B do Brasileirão (2), Copa Verde (3), Copa Norte (1) e Copa dos Campeões (1). Atualmente, o técnico do Paysandu é Helio dos Anjos. Nesta temporada, se consagrou campeão do Parazão sobre o Remo.

Na campanha do estadual, foram seis vitórias e dois empates, com doze gols marcados e apenas dois sofridos na primeira fase. Nas quartas de final, avançou do Bragantino (PA) no agregado de 6 a 1. Na semifinal, classificou do Águia de Marabá por 5 a 1 no agregado. Já nas finais, 3 a 1 no agregado sobre o Remo.

Ao todo, dez vitórias e quatro empates com 26 gols marcados e cinco sofridos. Foi o 50º título de Campeonato Paraense conquistado pelo Papão da Curuzu. Na Copa do Brasil, empatou sem gols com o Ji-Paraná na primeira fase e perdeu para o Juventude por 3 a 1 na segunda fase se despedindo do torneio.

Já pela Copa Verde, venceu o Rio Branco por 3 a 0. Nas quartas de final contra o Manaus, perdeu a ida por 1 a 0 e venceu na volta por 4 a 1. Na semifinal, teve dois empates com o Remo no agregado de 1 a 1 e avançou nos pênaltis por 4 a 3. E aguarda o adversário da final do vencedor de Vila Nova e Cuiabá.

O meia Róbson Michael Signorini, conhecido como Robinho, teve passagem no Santos entre 2008 e 2011. Não espaço no clube e foi emprestado e posteriormente vendido ao Avaí.

Veja o elenco do Paysandu:

  • Goleiros: Claudio Vitor, Gabriel Bernard, Matheus Nogueira e Diogo Silva
  • Zagueiros: Naylhor, Wanderson, Lucas Maia, Carlão, Lucca Carvalho e Luan Freitas
  • Laterais: Geferson, Edilson, Bryan e Michel Macedo
  • Meio-campistas: João Vieira, Netinho, Val Soares, Gabriel Bispo, Biel, Leandro Vilela, Henry, Juninho, Robinho e Lucas Augusto
  • Atacantes: Nicolas, Vinicius Leite, Roger, Hyuri, Leandro, Esli Garcia, Edinho, Ruan Ribeiro e Jean Dias

Leia também: