O Departamento de Futebol do Santos decidiu afastar o zagueiro Leonardo Zabala para o ‘Grupo B’. Recuperado de uma lesão de LCA, o defensor não ficou muito tempo treinando com a comissão técnica de Fábio Carille e logo foi retirado da equipe que está dentro dos planos do clube para a disputa da Série B do Brasileiro.
Agora, o representante do boliviano vai em busca de opções no mercado, seja por empréstimo ou por alguma saída em definitivo. Ele se junta ao goleiro Paulo Mazoti, os zagueiros Derick e Thiago Balieiro, os laterais Pedrinho Scaramussa e Cadu e os volantes João Victor ‘Balão’, Kevin Malthus, Ivonei e Rafael Moreira, que também estão treinando separado.
HISTÓRICO
Leo Zabala é natural de Santa Cruz de La Sierra (Bolívia) e nascido em maio de 2002. O zagueiro chegou ao Peixe em setembro de 2021 após rescindir com o Palmeiras. Naquele ano, atuou em três partidas do Sub-20 pela Copa Paulista. No ano seguinte pela categoria, disputou um jogo pela Copa São Paulo, marcou 3 gols em 24 jogos pelo Paulista e 7 duelos pelo Brasileiro.
Zabala chegou a ser relacionado pelo profissional na Série A do Campeonato Brasileiro nas derrotas para o Avaí, em Florianópolis, e Fortaleza, na Vila Belmiro, mas não estreou pelo principal. Em 2023, marcou um gol em oito jogos pela Copinha e chegando a ser relacionado outra vez pelo time de cima, mas sem estreia na vitória sobre o Iguatu-CE pela Copa do Brasil.
Neste período, teve o contrato renovado até o final de 2025 e vinha treinando com o time profissional pois já havia estourado a idade para as categorias de base. Inclusive, já acumulava passagem por Seleção de base da Bolívia. No dia 24 de março, sofreu uma lesão de ligamento cruzado no joelho esquerdo quando atuou pela Bolivia na derrota por 1 a 0 contra o Uzbequistão, no estádio Abdullah (Arábia), em amistoso.
Ele passou pela cirurgia no Brasil no dia 5 de abril e vinha se recuperando desde então. Passou por fisioterapia e transição física. Na reta final do ano, quando o Peixe brigava contra o rebaixamento, estava finalizando a recuperação. Quando iniciou a temporada 2024, iniciou também um fortalecimento muscular. Após o fortalecimento, não ficou muito tempo no grupo principal e agora vive indefinição de futuro.
Leia também:
Este tipo de matéria mostra como o futebol não é nada profissional no Santos, muitos destes jogadores já devem ter passado por inúmeras avaliações técnicas e físicas ao longo de alguns anos.
Como se explica o fato de ninguém até então definir que eles não servem, aí o Carille em poucas semanas de trabalho identifica que não podem continuar no clube.
Se o Carille estiver correto, que é o mais provável, o Santos está cercado de incompetentes e esta bagunça acabou com o clube no ano passado.
O caso de Zaballa é mais um das lendas urbanas que correm sobre a base santista. O menino é ruim de bola, quem acompanha a base sabe. Lento, tem passe péssimo e apresenta uma peculiaridade: engana fazendo alguns gols de cabeça no ataque mas falha miseravelmente nas bolas áreas defensivas. Carille não é bobo e não precisou de muito tempo para ver que o boliviano não tinha a mínima condição sequer de compor elenco no profissional. Por isso, aliás, foi dispensado pelo Palmeiras. Talvez se encaixe em algum time da Série D. Mas mesmo assim vai aparecer gente lamentando e pedindo uma “chance” para Zaballa. Aliás, o Santos precisa contratar mais um zagueiro. Só temos 3, e bons: Gil, Joaquim é Jair. Alex Nascimento também é fraco. Três zagueiros para um campeonato longo é pouco.
Tem o Basso voltando no meio do ano acho melhor que esse Alex.
Não precisa contratar só trazer o Basso de volta.
Discordo completamente deste afastamento. Zabala é muito bom..Gregore, sucesso no Bahia, e hoje no Botafogo, Tatiana hoje no Bahia saíram de graça no Santos. Eu não sei quem é o incompetente que está tomando estas decisões
concordo com você tem muitos entendidos de futebol que diziam o Gregore, Vagner palha e outros e hoje estão ai. Entendo que o Zabala deva ser emprestado para ganhar minutagem, é um bom jogador pra quem acompanha a base sabe disso.
Não conheço o futebol dele mais depois de tanto tempo no clube não se destacou e pq não serve para o Santos, e como vi comentário acima se Carille não aprovou após observa-lo e pq realmente não serve. Há e pq não aproveita e descarta esse gordo e grosso desse Morelos .
Enquanto isso, Dodô, Alison, Vinicius Balieiro, Nonato, Cazares, Morelos e Bruno Marques seguem no elenco principal. 🤦♂️
Tem mta gente que precisa sair desse time e muitos segue afastados.
– Diógenes
– Mazotti
– Thiago Balieiro
– Derick
– Cadu
– Pedrinho Scaramussa
– Dodô
– Alison
– Vinicius Balieiro
– Kevin Malthus
– Nonato
– Ivonei
– Cazares
– Serginho
– Morelos
– Bruno Marques
Alguns “entendidos” vão CRITICAR.
Eu, concordo com a sua lista e INCLUO o:
ENZO
MIGUELITO
BALÃO
SANDRY
Alex
Vejo muitas pessoas opinando com base nas observações do Carille, qual a coerencia mostrada pelo Carille até agora? Colocou o Andrey Quintino pra treinar entre os profissionais, depois mandou para a Arabia, afastaram o Morellos e após perder alguns quilos já foi alçado a condição de titular e o futebol continua o mesmo, não vejo coerência no Carille, vejo organização defensiva e só, do meio pra frente é por conta dos jogadores, e o futebol brasileiro hoje não tem jogadores que fazem diferença, nosso futebol acabou, por isso precisamos cada vez mais de técnicos, porque nosso diferencial, que era a qualidade técnica, o entendimento do jogo, a habilidade, o improviso, coisas que tornavam o trabalho dos técnicos brasileiros mais fácil, afinal era só organizar a defesa e o meio, que na frente os caras decidiam, com fez Zagallo, Felipão e tantos outros, hoje não dá mais, acabaram com a formação na base, e lamento muito que a melhor base do Brasil, que era a do Santos tenha se transformado numa produção em série de jogadores com qualidade técnica, especialidade em fundamentos, força emocional, coragem pra jogar, duvidosas, não formamos mais jogadores, formamos produtos pra serem vendidos, “modernizaram” o futebol colocando treinadores que nunca chutaram uma pedra pra ensinar a base, afastando os jogadores históricos da base, o resultado é um monte de jogadores sem recursos, que apenas sabem fazer o trivial, basicão, já ganham bem desde a base, eu não quero ficar malhando o Carille, mas ele é fruto desse futebol de hoje no Brasil, uma mistura xoxa de nada com coisa nenhuma, mas como está tudo uma porcaria, o que ele, Tite, e outros parece bom, enquanto isso 7 x 1.
Carille está certo Zabala é grosso o Santos virou um depósito de refugos de outros times, Ed Carlos, Zabala e outros e com Zabala são 10 encostados que ninguém quer misericórdia, todos sentados nos contratos preferem ficar de boa, comendo, trotando e peidando no CT a seguirem suas vidas com suas carreiras”’
Vaza. Secou a Teta.
Ainda tem muitos mamando no TUTANO do clube. Manda vazar o elenco B,
Erro da bo.ta do corretor do celular..Thaciano e não Tatiana.
O Santos deve ser o clube brasileiro que tem mais jogador vinculado ao elenco profissional , sendo que a grande maioria de qualidade duvidosa.Final do ano vamos ter uma enxurrada de cabeças de bagre voltando de empréstimos, espero que o Carile ainda esteja no clube , porque se tiver outro treinador vai ser de novo aqueles novos testes com esta gente .
Empresta pra outro time pra ver se evoluiu e passa ser utilizado no Santos futuramente, é jovem , com oportunidade de jogar pode ser que melhore tecnicamente
Somando-se os atletas emprestados aos ‘imprestáveis’ o SFC tem três times completos que nada produzem, apenas oneram absurdamente a folha de pagamento. Some-se à estes os meninos da base, à espera de oportunidades que ainda não foram devidamente testados, e a ‘coisa’ atinge proporções absurdas. Que lógica há nisso salvo interesses pessoais de empresários e afins? Enquanto o SFC continuar sendo gerido como a casa da mãe joana seu futuro como agremiação corre sérios riscos. O Cruzeiro é o exemplo mais atual do prejuízo que péssimas gestões podem causar.
O grande problema é ficar com jogador meia boca que sabe que não vai dar liga, Zaballa e Ed Carlos foram dispensados do sp e porcada, jogadores fracos, grossos tecnicamente mas pro Santos serve? agora recentemente fizeram contrato e compraram o tal Nonato? jogador comum e medíocre que nem pra compor elenco serve, compraram o Patrick?? que faz no mínimo 3 anos que não joga NADA, podia se livrar de uma vez do Luiz Felipe e o que fez essa diretoria? além do andrey quintino? prorrogou por um ano o contrato, e assim foi o escândalo do Morellos, contratos longos com jogadores fracos tipo Ivonei, Derick, resgataram o ex jogador Dodo?? ´ não existe nenhuma responsabilidade ou planejamento, tudo é feito nas coxas seja com essa ou diretorias passadas….