Sub-20 do Santos é derrotado dentro da Vila Belmiro pelo Campeonato Brasileiro da categoria (Foto: Divulgação / Santos FC)

O Santos perdeu para o Atlético-MG de virada por 2 a 1, na Vila Belmiro, pela nona rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro Sub-20, na tarde desta quarta-feira (29). O gol do Peixe foi marcado pelo meia Matheus Lima.

Com o revés, a equipe do técnico Orlando Ribeiro estaciona nos 13 pontos, somando quatro vitórias, um empate e três derrotas. São 16 gols marcados e 13 sofridos. Os Meninos da Vila venceram o Internacional (F), Ceará (C), Fluminense (C) e Fortaleza, empataram com o Athletico-PR (F) e perderam para o Flamengo (C), América-MG (F) e agora Atlético-MG (C).

O jogo

O Peixe começou a partida controlando a posse de bola no campo ofensivo. Mesmo pisando na área adversária, os Meninos da Vila esbarravam no bom bloqueio defensivo dos adversários. Aos nove minutos, no entanto, o Santos já conseguiu abrir o placar, em finalização de fora da área de Matheus Lima. Pela direita, o camisa 7 bateu colocado. a bola tocou na trave esquerda antes de morrer no fundo das redes.

Cinco minutos depois, o Santos teve escanteio para cobrar pelo lado direito e Matheus Lima cruzou forte, na direção do segundo pau. Dentro da área, Rodrigo Cezar dominou e tentou encobrir o goleiro, mas mandou por cima da meta, acertando a rede pelo lado de fora. Já com 30 minutos da primeira etapa, Matheus Lima chegou pela ponta direita e fintou seus marcadores antes de passar para Enzo Monteiro, no meio da grande área.

O centroavante dominou e finalizou com força. A bola ia se encaminhando para a meta, mas o desvio de um dos defensores fez ela sair pela linha de fundo, à esquerda. Na cobrança de escanteio, o próprio Enzo Monteiro subiu para cabecear a bola levantada na área, mas desviou para fora.

Aos 40, Matheus Lima ligou contra-ataque em velocidade com Bernardo. O camisa 10 invadiu a área e passou para Rodrigo Cezar que, por sua vez, devolveu a bola ajeitada para Matheus Lima finalizar. Na batida colocada do camisa 7, a bola passou por cima do travessão. No minuto seguinte, no entanto, a equipe visitante igualou o marcador em belo gol de João Rafael.

De fora da área, pela esquerda, o camisa 11 atleticano mandou batida colocada com precisão no ângulo direito, sem chance de defesa a Gustavo Jundi. Nos acréscimos Enzo Monteiro recebeu passe espetacular de Bernardo e ficou cara a cara com o goleiro. Ao finalizar, ele mandou a bola por cima do gol, a poucos centímetros do travessão.

No primeiro minuto da segunda etapa, o atacante João Victor, que entrou no jogo após o intervalo, invadiu a área pela direita, tabelando com Gustavo Henrique. Ao receber a devolução, o camisa 20 chegou batendo cruzado com força, mas a defesa bloqueou bem e cortou para escanteio.

Com 16 minutos, o Peixe trocava passes na entrada da área do adversário, sem conseguir encontrar espaços. De fora da área, Bernardo arriscou batida colocada, mas parou em defesa segura de Pedro Cobra. Aos 20, foi a vez de Gabriel Bontempo invadir a área adversária pelo lado esquerdo. Mesmo sem ângulo, ele arriscou batida cruzada com muita força, mas foi bloqueado pelo goleiro, que saiu bem do gol para desviar em escanteio.

Dez minutos depois, o Peixe pressionava no ataque com toda a equipe adversária dentro de sua área, defendendo. Bernardo arriscou finalização com força e parou em defesa do goleiro. No rebote, o próprio camisa 10 finalizou e foi bloqueado novamente pelo goleiro. Pouco depois, Bernardo teve falta para cobrar no campo ofensivo. Na batida colocada, ele mandou a bola por cima do gol.

Já aos 38, o Atlético Mineiro chegou à virada com belo gol de Vitinho. De fora da área, ele bateu com muita força para estufar as redes de Gustavo Jundi. Nos acréscimos, Gustavo Henrique chegou à linha de fundo pela direita e cruzou para a grande área. Dentro dela, Souza subiu mais que todos seus marcadores mas desviou sobre o travessão.

FICHA TÉCNICA

SANTOS FC 1 X 2 ATLÉTICO MINEIRO

Local: Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), em Santos (SP)
Data: quarta-feira, 29 de maio de 2024
Horário: 16h30
Árbitro: Fagson Júnior dos Santos Silva
Assistentes: Diego Morelli de Oliveira e Gabriel Rodrigues Santos
Cartão amarelo: (CAM) Vitinho, Iseppe e Dudu; (SFC) Matheus Lima e João Victor

Gols: (SFC) Matheus Lima, aos 9′ do 1ºT; (CAM) João Rafael, aos 41′ do 1ºT e Vitinho, aos 38′ do 2ºT

Santos FC: Gustavo Jundi; Gustavo Henrique, Jair, Samuel e Souza; André Klaus (Diego Borges), Matheus Lima (Lenin) e Bernardo; Gabriel Bontempo (Luca Meirelles), Rodrigo Cezar (João Victor) e Enzo Monteiro (Mateus Xavier). Técnico: Orlando Ribeiro

Atlético-MG: Pedro Cobra; Vitor Gabriel (Kayque), Dudu, Renan (Léo Borges) e Maykon; Caio Ribas, Vitinho e Iseppe (David Kauã); Caio Maia (Louback), João Rafael (Lócio) e Isaac. Técnico: Guilherme Dalla Déa

REGULAMENTO

São 20 clubes participantes (os vinte melhores colocados do Ranking Nacional de Clubes da CBF). Em grupo único, as equipes se enfrentam em turno único. Após as 19 rodadas, os oito melhores colocados avançam para as quartas de final. A melhor campanha pega a oitava melhor, a segunda enfrenta a sétima e assim por diante.

Nas quartas de final e semifinal, jogo único. Já a grande final com ida e volta. No mata-mata, as melhores campanhas são mandantes no jogo único e em caso de final decide em casa.

Veja os resultados do Santos no Brasileiro Sub-20:

  • Internacional 2 x 3 Santos – Felipe Laurindo (P), Enzo Monteiro e Mateus Xavier
  • Santos 5 x 2 Ceará – Miguelito (3), Enzo Monteiro e Hyan
  • Athletico-PR 1 x 1 Santos – Mateus Xavier
  • Santos 1 x 3 Flamengo – Mateus Xavier
  • Santos 3 x 1 Fluminense – Felipe Laurindo, Miguelito e Gustavo Henrique
  • Fortaleza 0 x 2 Santos – Bernardo e Diego Borges
  • Santos x Grêmio (adiado por conta das enchentes para o dia 11/06)
  • América-MG 2 x 0 Santos
  • Santos 1 x 2 Atlético-MG – Matheus Lima

Leia também: