O atacante Willian Bigode tenta a jogada na derrota do Santos para o Botafogo-SP (Crédito: Raul Baretta/SantosFC)

Sem inspiração, o Santos perdeu por 2 a 1 para o Botafogo-SP na noite desta segunda-feira, no estádio do Café, em Londrina, e se manteve na terceira colocação da Série B do Campeonato Brasileiro. O time de Ribeirão Preto não vencia havia nove jogos e tinha feito apenas dois gols na competição, mas abriu 2 a 0 com gols de Douglas Baggio e João Costa. Joaquim diminuiu para o Peixe.

Com o resultado, o time comandado por Fábio Carille segue com 15 pontos, atrás de Goiás e Avaí, e ainda pode perder a posição na rodada para o América-MG, que enfrenta o Paysandu nesta terça. O Santos volta a jogar diante do Novorizontino sexta-feira, em Novo Horizonte.

O jogo

O jogo começou morno, com o Santos tentando se adaptar ao gramado, que estava em situação bem pior que o da Vila Belmiro. As primeira chances do Peixe saíram apenas aos 16 minutos e o goleiro João Carlos apareceu para salvar o Botafogo-SP duas vezes. Na primeira, Diego Pituca chutou colocado da entrada da área e o goleiro fez grande defesa. No rebote, Willian Bigode chutou cruzado e João Carlos apareceu novamente para evitar o primeiro gol.

O Peixe só voltou a ameaçar aos 28 minutos. O goleiro João Carlos saiu jogando errado, o meia Giuliano aproveitou e fez ótima abertura para Weslley Patati na direita. O atacante cruzou rasteiro, Willian Bigode pegou de primeira, mas chutou em cima do zagueiro Lucas Dias.

O Botafogo abriu o placar praticamente no primeiro ataque. Aos 42 minutos, Douglas Baggio avançou pela direita, Tomás Rincón deu espaço e o meia-atacante do Botafogo chutou colocado, no ângulo do goleiro Gabriel Brazão.

O Santos quase chegou ao empate aos 44 minutos. Weslley Patati recebeu passe de Giuliano e chutou de fora da área, mas a bola bateu na trave esquerda do goleiro João Carlos.

O Botafogo surpreendeu o Santos e ampliou o placar logo aos cinco minutos. João Carlos avançou sozinho pela intermediário e soltou uma bomba, no canto esquerdo do goleiro Gabriel Brazão.

O Santos partiu para o desespero. Aos 19 minutos, após cobrança de falta da esquerda, o zagueiro Joaquim dividiu com o goleiro e mandou a bola no travessão. O gol saiu aos 28 minutos. Cazares cobrou escanteio da direita, a bola bateu sem querer nas pernas de Joaquim, bateu na trave e, no rebote, o zagueiro mandou de coxa para o gol.

Sem muita criatividade, na base da pressão, o Santos seguiu em busca do empate. Aos 37, após cruzamento para a área, a bola desviou em Toró e explodiu no travessão do Botafogo. Mas a falta de qualidade e a atuação apática impediram o empate.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 1 X 2 BOTAFOGO-SP

Data e hora: Dia 3 de junho, às 20 horas (horário de Brasília)
Local: Estádio do Café, em Londrina (PR)
Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC)
Árbitros assistentes: Alex dos Santos (SC) e Luciane Rodrigues dos Santos (SC)
Árbitro de Vídeo: Rodrigo Nunes de Sa (FIFA – RJ)

Gols: Douglas Baggio, aos 42’/1ºT (0-1), João Costa, aos 51/2ºT (0-2), Joaquim, aos 28’/2ºT (1-2)
Cartões amarelos: JP Chermont e Tomás Rincón (SAN)

Público: 11.916 pagantes
Renda: R$ 1,310,443,00

SANTOS: Gabriel Brazão, JP Chermont (Rodrigo Ferreira, aos 19’/2ºT), Gil, Joaquim e Escobar; Tomás Rincón (Cazares, aos 19’/2ºT), Diego Pituca e Giuliano; Weslley Patati (Hayner, aos 19’/2ºT), Willian Bigode e Otero. TÉCNICO: Fábio Carille

BOTAFOGO-SP: João Carlos; Wallison, Lucas Dias e Fábio Sanches; João Costa, Gustavo Bochecha (Fillipe Souto, aos 32’/2ºT), Matheus Barbosa (João Maranini, aos 40’/2ºT) e Patrick Brey; Douglas Baggio (Carlos Manuel, aos 40’/2ºT), Alex Sandro (Toró, aos 32’/2ºT) e Negueba. TÉCNICO: Paulo Gomes