Diretoria do Santos já começa a pensar na janela de transferências do meio da temporada (Foto: Guilherme Greghi / Santos FC)

Diante do momento conturbado que vive na temporada de 2024, o Santos sabe que não pode errar na próxima janela de transferências, que tem início no dia 3 de julho. No entanto, a situação financeira do clube pode deixar seus torcedores pouco esperançosos para o que está por vir.

Com dificuldades no caixa em um ano de reconstrução, o clube pretende aproveitar as “oportunidades de mercado” para contratações. Segundo apurado pelo DIÁRIO, a diretoria planeja focar em negociações com jogadores em fim de contrato, empréstimos, acordos parcelados e até mesmo utilizar jogadores do “grupo B” como moedas de troca.

Atualmente, o Santos tem no “grupo B” os seguintes jogadores treinando separadamente: o goleiro Paulo Mazoti, os zagueiros Zabala, Derick e Thiago Balieiro, os laterais Dodô, Cadu e Pedro Scaramussa, os meias Ivonei, João Victor ‘Balão’, Kevin Malthus e Rafael Moreira, além do atacante Bruno Marques.

Além deles, há outros três atletas atuando na Europa, mas que estão em fim de contrato de empréstimo e com futuro indefinido: o zagueiro João Basso e os laterais Nathan e Lucas Pires, que podem retornar ao Santos. Caso isso ocorra, passarão por uma avaliação da comissão técnica para decidir se permanecem na equipe principal ou se serão destinados ao grupo de treinamento separado para possíveis trocas.

Derrotas mudaram planejamento

Com um bom inicio na Série B e satisfeito com o elenco, o Santos inicialmente planejava focar suas atenções no mercado para 2025, mas devido à má fase com três derrotas consecutivas, o clube compreende a necessidade de reforços imediatos, porém, sempre considerando suas limitações financeiras e buscando aproveitar as oportunidades que surgirem.

Recentemente, Marcelo Teixeira conversou com a comissão técnica do clube para aumentar as oportunidades para os jogadores da base, visando não repetir erros do passado, como a situação na lateral direita, onde atualmente há quatro jogadores, mas os três reforços no banco, devido às boas performances de JP Chermont, revelação do clube.

O Peixe tem como prioridade reforçar a posição de goleiro, especialmente após a lesão de João Paulo no tendão de Aquiles. O clube já avalia a contratação de um novo arqueiro para competir com Gabriel Brazão. O Santos chegou a contatar o Flamengo para tentar a contratação de Hugo Souza, e mais de 30 nomes já foram oferecidos.

Outras áreas carentes identificadas pelo clube incluem zaga, lateral esquerda e pontas. Fábio Carille também expressa o desejo de contar com um novo centroavante, apesar de já ter à disposição Willian Bigode, Furch e Morelos, além de Enzo Monteiro, cada vez mais artilheiro no Sub-20.

Leia também: