Há nove anos, o Peixe de Robinho deixou o Atlético-MG pelo caminho (Crédito: Divulgação/Santos FC)

A história da Copa do Brasil, iniciada em 1989, registra apenas um confronto entre Santos e Atlético-MG, e ele foi muito feliz para o Peixe. Nas quartas de final da edição de 2010, a turma de Robinho, Neymar e Paulo Henrique Ganso passou com autoridade pelos mineiros no caminho que desembocou no único título santista no torneio.

No jogo de ida, disputado em 28 de abril de 2010, o Santos sofreu bastante no Mineirão. Sem Neymar, o time de Dorival Júnior passou sufoco o jogo inteiro e perdeu por 3 a 2. Quem brilhou intensamente naquele jogo foi o atacante Diego Tardelli, hoje no Grêmio, que marcou os três gols do time da casa. Robinho e Edu Dracena fizeram dois tentos importantíssimos para o Peixe, já que naquela época os gols fora de casa eram critério de desempate na Copa do Brasil.

Na semana seguinte, em uma Vila Belmiro lotada, o Santos deu o troco com sobras. Com Neymar de volta, o Santos dominou o Atlético, dirigido por Vanderlei Luxemburgo, desde o início. André e Neymar fizeram 2 a 0 para o Peixe, mas Correa descontou a desvantagem mineira no finzinho do primeiro tempo. Esse resultado já classificaria o Santos para as semifinais, mas logo no começo da segunda etapa Wesley fez o terceiro gol santista e garantiu uma grande vitória aos Meninos da Vila.

Na sequência da competição, o Santos superou Grêmio e Vitória para conquistar o título da Copa do Brasil de 2010.