O Santos criou e investiu em novos processos no Núcleo de Análise de Desempenho desde o início da temporada. A área, composta por Dênis Lupp, Raphael Barletta e Gabriel Soares, tem como função principal trabalhar no dia a dia do futebol profissional masculino, analisando treinos, desempenho individual e coletivo da equipe, além de destrinchar as informações e dados dos adversários antes das partidas.
O presidente do Peixe, Marcelo Teixeira, destacou a importância do setor.
“Nosso processo de reconstrução passa por detalhes, até os que não são vistos pelo público. O setor de análise é fundamental para o dia a dia do futebol e eles precisam de uma estrutura condizente com o tamanho do Santos FC. São tecnologias que outros clubes possuem e o Santos estava para trás. Estamos investindo desde o início da gestão e vamos buscar sempre evoluir para chegar no patamar de excelência que pretendemos”, afirmou.
Agora, o Departamento tem um banco de dados específico para o Alvinegro. Antes, os dados ficavam com os profissionais e, em caso de saída da comissão técnica, o clube ficava sem o material à disposição.
“A gente busca deixar a comissão técnica preparada para tudo que pode acontecer no jogo. Buscamos avaliar quais são os padrões dos adversários em cada fase do jogo, abrindo esse leque para o técnico poder treinar a equipe durante a semana e tomar as melhores decisões sobre tudo que envolve a partida”, afirmou o analista Raphael Barletta.
Além disso, o CT Rei Pelé agora possui uma câmera fixa para gravação das atividades em dias de chuva. Também foram adquiridos equipamentos necessários para fazer a transmissão em tempo real da imagem da câmera aberta direto para o branco de reservas. O Santos também vem implementando processos bem definidos nas áreas, aprimorando ainda mais todas as ações.
“Evoluímos bastante na questão estrutural. Como um exemplo, fazer essa transmissão em tempo real da nossa câmera aberta para o banco facilita a tomada de decisão da comissão durante o jogo, coisa que não tínhamos antes. Desde janeiro a gente também já conseguiu implantar a unificação com os dados de fisiologia com os dados de desempenho. Unificamos também todos os relatórios e agora isso tudo é do próprio do clube, que era uma dificuldade que a gente tinha antigamente, das pessoas saírem e esses dados não ficarem para o clube. É um processo que tem muito espaço para crescer ainda, mas o clube já deu esse start”, ressaltou Barletta.
Apesar das semelhanças, os setores de Análise de Desempenho e Análise de Mercado são diferentes. Enquanto a equipe de desempenho auxilia a comissão técnica na preparação dos jogos e análise dos adversários, os analistas de mercado fazem o mapeamento de possíveis reforços da equipe.
Porém, após a contratação de Fernando Ziskind e Thiago Gasparino para o setor de mercado, o Peixe vem aprimorando a integração entre os dois departamentos com os profissionais que já estavam no clube.
“Anteriormente eram setores completamente separados e hoje existe uma integração muito maior. O Fernando e o Tiago quando chegaram já buscaram esse contato com a gente e estamos nos ajudando. Apesar das diferenças entre as duas funções, elas acabam se complementando. Estamos todos em prol da evolução do clube”, disse Barletta.
Agora, o Núcleo de Análise buscará evoluir ainda mais para seguir a tendência mundial na captação de dados e deixar o Santos atualizado no departamento.
“Estabelecemos algumas metas de crescimento e a principal delas é também englobar a base com essas novidades. Vamos avançar com esses processos e essa metodologia de análise na base para unificar os processos desde as categorias menores até a equipe profissional”, disse o analista de desempenho Gabriel Soares.
Leia também:
Profissionalismo e trabalho sério de Marcelo Teixeira…agora e cobrar Carille e jogadores….
Bom. Antes tarde do que nunca… Que melhore e invistam cada vez mais no Santos F.C.
Com todo este aparato tecnológico, é obrigação fazer melhores treinos, contratações, etc…….
Teoria e Prática devem se completar, e este equilíbrio depende de estrutura, que está sendo oferecida, mas, acima de tudo, de pessoas capacitadas para transformar EM PRÁTICA O QUE SE ESTUDA…..e o FUTEBOL, é um dos esportes MAIS DIFÍCIEIS DE CONTROLAR E TREINAR SUAS VARIÁVEIS, e é justamente ESTE PONTO DE EQUILÍBRIO QUE NÃO É FEITO PRO QUALQUER UM
Kkkkkkk se o MT tivesse usado isso? Será que o sem cintura obeso Patrick grávido teria sido contratado? Kk
O EXECUTIVO, OU SEO, É , atualmente, UMA PEÇA FUNDAMENTAL PARA UM CLUBE…… e o GALO NÃO PARECE A PESSOA CEETA
CORRIGINDO…..CEO
Vamos torcer para que o novo CEO DESEMPENHE BEM