O meia Matheus Lima e o atacante Rodrigo Cezar não estão conseguindo espaço no Sub-20 para ser ‘protagonistas’ e agora vivem indefinição no Santos. Existe uma insatisfação da dupla por receberem poucas oportunidades e também atuarem fora de posição na base. Matheuszinho tem vínculo até 23 de maio de 2025, enquanto Rodrigo até 30 de setembro de 2025.
Matheus surgiu como promessa de ‘camisa 10’, mas tem atuado como volante e até no ataque. Já Rodrigo Cezar surgiu como ponta, atuando como atacante de lado, mas foi utilizado como ‘camisa 9’ na última temporada.
O meia foi substituído ao 20 minutos do primeiro tempo e o atacante entrou aos 24 minutos da segunda etapa no empate da categoria contra o Red Bull Bragantino por 2 a 2, no CT Rei Pelé, pela 13ª rodada Brasileiro, na última sexta-feira (12).
A comissão técnica vê o Matheus Lima ‘brigando’ por posição com Bernardo e Miguelito, que hoje estão nos planos do técnico Fábio Carille para o elenco principal. A baixa estatura e a falta de sequência no último ano estariam impedindo mais espaço para o jogador. No começo do ano, existia uma expectativa de um plano de carreira para ser ‘o ano’ do atleta ser protagonista, mas ele sequer foi inscrito para disputar a Copa São Paulo. Na temporada, tem um gol em nove jogos no Campeonato Paulista e dois gols em onze partidas no Campeonato Brasileiro. Há a sondagem de um clube carioca, que acompanha sua situação,
Já Rodrigo Cezar viveu indefinição no começo do ano, quando quase foi para o Grêmio e estaria de fora da Copinha, mas o clube voltou atrás. A ideia depois da ‘novela’ era inclusive ter prorrogado o contrato com o Alvinegro, mas não caminhou assim. Além do time gremista, o jogador também recebeu recentemente sondagens de outros clubes brasileiros. Neste ano, Rodrigo soma cinco duelos pela Copinha, oito gols em dez jogos pelo Paulista e um gol em 13 confrontos pelo Brasileiro Sub-20.
HISTÓRICO MATHEUS LIMA
Nascido em 2006, Matheuszinho tem multa rescisória de 70 milhões de euros. Inclusive pelo seu destaque na base, a Federação do Qatar ofereceu US$ 10 milhões para que Matheus Lima atuasse pelo país. A proposta aconteceu na gestão de transição de Orlando Rollo, mas o Menino da Vila recusou imediatamente.
Matheus Lima chegou ao Peixe em 2014 à convite do coordenador de futsal, Barata, depois de ter se destacado com o Sub-7 do Gremetal. Ele foi artilheiro com 73 gols no Paulista de Futsal. Já no Santos, foi tênis de ouro e bola de prata com o Sub-8, sendo premiado novamente pela FPF.
O garoto acumula títulos e feitos, como as conquistas da IberCup Sub-12 em 2017, a Copa Ouro Sub-13 em 2018, além das artilharias da própria IberCup e do Paulista Sub-9 de Futsal em 2014. Ele fez 14 gols em seis partidas na IberCup Sub-13 e também atuou em um desafio do time Sub-15 pelo Campeonato Paulista.
Em 2019, Matheus teve grande repercussão na mídia ao marcar um gol ao estilo Lionel Messi na vitória sobre Santo André, pelo Paulista Sub-13. Na jogada, o camisa 10 saiu da lateral do campo, driblou dois adversários, arrancou, tabelou com um companheiro, entrou na área do time do ABC no meio de três marcadores e tocou para as redes.
Com apenas 15 anos em 2021, Matheus pulou etapas e chegou a ser promovido ao time Sub-17 e atuou pelo Brasileiro da categoria. No segundo semestre voltou a compor para o Sub-15 e foi um dos destaques na disputa do Campeonato Paulista e da Copa Nike da categoria. Pelo Paulista foram 15 gols em 18 jogos, enquanto pela Copa Nike foram 2 gols em 4 jogos, escolhido como o melhor da partida duas vezes.
Em 2022, atuou em 8 jogos com um gol no Brasileiro e teve 8 gols em 19 partidas pelo Paulista, além de torneios não oficiais, Mas depois veio a sequência de lesões na reta final da temporada. Nas semifinais do Brasileiro, onde o Santos parou no Grêmio, não ficou nem no banco nos duelos no fim de outubro.
Já nas semis do estadual, na qual o Peixe foi eliminado para o Palmeiras, começou como reserva do primeiro jogo e foi titular na volta, mas saiu no intervalo. Depois das primeiras lesões, ele havia retornado no começo de 2023 na FAM Cup e em abril para atuar pelo estadual, mas voltou a sentir a posterior da coxa.
Na temporada passada, teve apenas cinco jogos e um gol pelo Paulista Sub-17 e entrou em uma partida do Brasileiro Sub-17. O Santos informou uma sequência de lesões musculares na posterior da coxa direita. Já o DIÁRIO ouviu que o garoto teve apenas desconforto muscular e precisava utilizar um aparelho isocinético que tem apenas no profissional.
HISTÓRICO RODRIGO CEZAR
Natural de Presidente Venceslau (SP) e nascido em 2006, Rodrigo chegou ao Santos em 2017 depois de se destacar na disputa de um torneio no interior do estado. Em 2016, pertencia ao Grêmio Prudente. O pai do ex-volante santista Renatinho observou o garoto no campeonato e levou para fazer o teste no Peixe, quando foi aprovado.
Na mesma época, tinha propostas de São Paulo e do Palmeiras, mas decidiu vir ao Alvinegro por ser fã do craque Neymar e pela ascensão do atacante Rodrygo.
Em 2017, pelo Paulista Sub-11, teve 17 gols em 24 jogos. Pelo Paulista Sub-13 teve apenas uma partida no ano seguinte e 3 gols em 14 confrontos em 2019. Já em 2021, 8 gols em 13 duelos pelo Paulista Sub-15. Em 2022, teve a ‘explosão’ com o técnico Elder Campos no Sub-17. Foram 6 gols em 12 jogos pelo Brasileiro e 10 gols em 22 partidas pelo estadual.
Ano passado, 7 gols em 14 confrontos pelo Paulista Sub-17, um gol em sete duelos pelo Paulista Sub-20, cinco gols em onze jogos pelo Brasileiro Sub-17 e por fim, no Brasileiro Sub-20, oito duelos e três gols.
Leia também:
Santos não pode perder nenhum dos 2!!!
Treinador tem que deixar de inventar e por os jogadores onde rendem mais e se sentem mais a vontade. Não tem que inventar
São jogadores com potencial, mas tem que ter chances na posição certa.
Ainda precisam desenvolver mais a parte física, ai vamos saber melhor, onde podem chegar.
Boa sorte!!!
Rodrigo Cesar é bom jogador mas o Orlando realmente insiste em escalar ele errado … alias o Orlando pardal professor já passou da hora de ser mandado pra rua no Santos
Óbvio que a matéria serve ou foi sugerida pelos empresários dos dois jovens como uma maneira de pressionar o treinador do sub 20. Mas vamos lá: Mateus Lima tem boa técnica mas nenhuma condição física de ir além no futebol. Infelizmente, é baixinho demais, demais, demais. Contra os juvenis, já é evidente que perde todas as divididas, imagine-se contra profissionais. No futebol de hoje, no máximo poderia jogar como lateral, e olhe lá, se o técnico não gostar de laterais que sejam capazes de auxiliar na bola área defensiva. Já com Rodrigo Cézar a questão é diferente. Realmente o moleque é um dos poucos da base que pode ser chamado de promessa. É bom, com muito futuro. A direção do Santos deve olhar com cuidado redobrado o que está acontecendo com Rodrigo e não perdê-lo em hipótese alguma. Não é à toa que o Grêmio quis aproveitar a burrice de Alexandre Derrota Gallo e ganhar de graça, como uma doação, o futebol de Rodrigo Cézar.
Imagine Messi dependendo da sua avaliação?
Matheus Lima tem enorme potência, a base do Santos é que é mal trabalhada, ninguém evolui com esse Orlando Ribeiro.
Creio que a comparação com Messi é complicada, Messi é rápido e habilidoso o Matheus não é nem rápido e nem habilidoso, pra mim não é nem a questão do tamanho, mas ele não vinga e não vai vingar infelizmente.
A gente só vai ficar sabendo se ele vinga ou não se tiver oportunidade. O que não pode é ser esculhambado e sair sem uma avaliação correta e ir estourar em outro time, como muitos outros antes
Tio Jajá, comparar Matheus Lima com Messi é complicado lkkkk. Por falar em critério, qual foi o que senhor adotou quando exigiu que o Santos contratasse o genial Vinicius Popó?
Os dois têm 18 anos, estão jogando pelo sub20 e estão reclamando de quê? Além disso, nessa fase, é bom o técnico escalar em posições diferentes para que o garoto desenvolva mais recursos ou se descubra em outra posição (algo muito comum). Baixem a cabeça e trabalhem. Deem menos ouvidos à essa praga chamada empresário e ouça mais ex-jogadores e outros profissionais do futebol.
Mas, pergunto, não valeria a pena os profissionais do Santos promoverem um tratamento de crescimento e fortalecimento do Matheus Lima?
Concordo plenamente o que o Ricardo escreveu , Rodrigo César sim mas o Matheus me lembra muito o volante batatinha que passou no Santos em 2015
Fracos. Como a base do Santos e Comissão Técnica. No Palmeiras não fariam parte do time sub 20 imagina o prof……
A torcida com síndrome de Hardy em ação, Matheus Lima fraco? Quantos jogadores abase do Palmeirsz revelou? Que se sabe até agora apenas 2, e a do Santos? Quantos? Sabe dizer? Quanto aos profissionais que comandantes até conciddo.
Materia plantada por empresarios
Jogadores nessa fase devem estar focados em jogar bola, treinar treinar treinar parte fisica, bola parada, etc etc
O sub 20’ e’ laboratorio e jogador deve ser experimentado em diferentes posições ate’ encontrar seu melhor potencial ( O Jair por exemplo começou como centro avante e virou profissional como zagueiro ). Tenho assistido jogos do sub 20 e se fosse meu dinheiro, não investiria em nenhum dos 2 por enquanto, existem outros muito mais promissores
Deveriam por o Mateus Lima no gol.
Seria seria um pequeno goleiro levando frango igual grandalhão Cássio do cruzeiro.
Kkkkk
Acho que ele tem mais potencial no salao que no campo
A vdd é uma este treinador do sub 20 do Santos é muito ruim nao vale nada este cara tinha que tira ele de tecnico e colocar um ex jogador ai porque este tecnico ta acabando com a base do Santos este merda de tecnico
É por isso que perdemos muitos garotos bons da base. Tem torcedor que quer dar palpite e diminuir o jogador, pondo pressão em cima deles. Por isso mesmo perdemos o Claudinho e outros tantos que estouraram em outros clubes. Temos que parar com isso, vamos deixar os garotos em paz! Vamos apoiá-los e deixar seguirem o seu curso. Se no profissional tiverem boas chances, aí sim podemos julgar.
Por outro lado, é verdade que temos esses técnicos de m. que pensam que sabem tudo e ficam mudando a posição do jogador, como se soubessem mais do que ele próprio aonde se adapta melhor, aonde gosta de jogar. E isso também acontece nos profissionais do Santos, aonde ano passado um ponta esquerda foi escalado como lateral direito, é o fim da picada!
Paciência, gente ! Vamos deixar os garotos se desenvolverem, inclusive fisicamente, jogarem no profissional. Aí sim, vamos poder falar com mais propriedade sobre eles.
Esse Matheus Lima já vejo vídeos dele desde que tinha 10 anos e sempre impressionou muito. Acontece que ele sofreu com as contusões, leva um tempo pra se recuperar totalmente. O mesmo aconteceu com o Ganso.
O Rodrigo Cezar é muito bom atacante, se não fosse, o Grêmio não ia querer levá-lo.
Vamos dar tempo ao tempo
O Rodrigo Cezar tem potencial. Atacante de boa movimentação e visão de jogo. O Rodrigo previsa melhorar as finalizações. Ocorre que o “professor” Orlando Ribeiro não trabalha para formar jogadores. Na tentativa de se manter no emprego, o treineiro não se preocupa com a evolução dos garotos. O que mais acontece no Sub 20 é jogador atuando fora da posição de origem. Em alguns casos, como o do Rodrigo Cezar, a cada jogo os garotos são colocados em posições diferentes. O Rodrigo já jogou de meia, centroavante e atacante de lado. O Matheus Lima, que é meia, tem sido colocado na ponta direita. O Souza, lateral esquerdo, ja jogou ate de ponta direita. O Lenin jogava (mal) de zagueiro no Sub 17. No Sub 20 ja jogou de volante e lateral direito. O Bontempo ja jogou de segundo volante, meia, ponta direita e ponta esquerda. O Gustavo Henrique que era primeiro volante no Sub 17, virou lateral direito no Sub 20 (lateral fraco, diga-se). O João Victor, ponta direita de 16 anos que começou bem no Sub 20, ja foi colocado para jogar de centroavante e agora e reserva do improvisado Matheus Lima. Se o jogador da base conseguisse dar conta de pelo menos uma posição para suprir o time profissional, o trabalho do Orlando Ribeiro ja teria sido mais útil do que ficar improvisando jogadores em diversas posições na tentativa de ganhar jogos nos campeonatos Sub 20. Assim, o treineiro não ganha campeonato e não revela ninguém. O Orlando esta formando jogadores genéricos para posição nenhuma. Ja vimos isso acontecer com Victor Seedorf, Jhonnathann, Lucas Senna, Andrey Quintino, jogadores que se tornaram meros tapa buracos depois de passar pelo Sub 20.
É nítido o descontentamento do Matheus Lima. Sem aqui querer entrar no mérito da qualidade do garoto, parece que o Orlando esta sacrificando o jogador sem pensar no que e melhor para o clube. Ja faz alguns jogos em que o Matheus Lima sequer comemora os gols de seus companheiros. Esse descontentamento, essa apatia, essa falta de vibração, de alegria em vestir o manto, precisam ser sanados pela comissão técnica da base. Garotos que estão no primeiro ano do Sub 20 ja estão desmotivados e se comportando como funcionários que estão contando os dias para a aposentadoria e isso pode ser reflexo do desserviço do Orlando Ribeiro.
Nao gosto do Orlando, acho fraco, mas ele basicamente tem dado muitas oportunidades, ja que tem um sub 20 que joga o brasileiro e outro que joga o paulista, sem contar que varios moleques tem sido chamados para treinar no profissional e abrem espaco nos jogos do sub 20. Parece que tem empresario querendo ganhar no grito e forcar seus moleques serem titularea para terem mais lucro. Vamos com calma.
Jogador de 18 anos, jogando no sub 20 do Santos, se estiver desmotivado porque nao tem conseguido se destacar, acho que estao sendo pessimamente orientados… isso deve-se a empresarios abutres que alias deveriam ser proibidos de atuar em jogadores menores de idade
Em suma sobe os dois, e vamos ver.
Esse Orlando já teria que ter saído do santos onde já se viu não colocar o Rodrigo para jogar não minha opinião já era pra testar ele no time principal olha o histórico dele ,e se perder esses jogadores tem que cair de pau nessa diretoria
Não dá pra entender porque não usa o Rodrigo Cezar
Sempre faz gol se não faz deixa assistência
Quando entra nos jogos ajuda a equipe
Muito estranho ele perde espaço com os números que tem
Tem que dá mais oportunidade pro Garoto
Assistindo agora Cuiabá x Santos. Contra o São Paulo, que não tinha ganho de ninguém, Rodrigo Cézar, então escalado com ponta esquerda e com a principal missão de marcar o lateral adversário, fez um golaço no final do primeiro tempo. Burlando Ribeiro tirou Rodrigo Cézar com 7 minutos do segundo tempo. O Santos perdeu. Contra o Bragantino Burlando tirou Matheus Lima com 20 minutos. DO PRIMEIRO TEMPO. Hoje o nosso lateral direito fez o gol do Santos, no início do segundo tempo, e foi sacado logo em seguida. Um absurdo! Acompanho o time há um ano e meio e nenhum dos garotos evoluiu. Burlando presta desserviços ao Santos FC e ainda é remunerado por isso. Não tem qualquer jeito algum com.os garotos. No último lance contra o Cuiabá, agora, pênalti para os caras. Gol do Cuiabá