Matheus Lima e Rodrigo Cezar não conseguiram demostrar o melhor potencial no ano (Crédito: Bruno Vaz/Santos FC)

O meia Matheus Lima e o atacante Rodrigo Cezar não estão conseguindo espaço no Sub-20 para ser ‘protagonistas’ e agora vivem indefinição no Santos. Existe uma insatisfação da dupla por receberem poucas oportunidades e também atuarem fora de posição na base. Matheuszinho tem vínculo até 23 de maio de 2025, enquanto Rodrigo até 30 de setembro de 2025.

Matheus surgiu como promessa de ‘camisa 10’, mas tem atuado como volante e até no ataque. Já Rodrigo Cezar surgiu como ponta, atuando como atacante de lado, mas foi utilizado como ‘camisa 9’ na última temporada.

O meia foi substituído ao 20 minutos do primeiro tempo e o atacante entrou aos 24 minutos da segunda etapa no empate da categoria contra o Red Bull Bragantino por 2 a 2, no CT Rei Pelé, pela 13ª rodada Brasileiro, na última sexta-feira (12).

A comissão técnica vê o Matheus Lima ‘brigando’ por posição com Bernardo e Miguelito, que hoje estão nos planos do técnico Fábio Carille para o elenco principal. A baixa estatura e a falta de sequência no último ano estariam impedindo mais espaço para o jogador. No começo do ano, existia uma expectativa de um plano de carreira para ser ‘o ano’ do atleta ser protagonista, mas ele sequer foi inscrito para disputar a Copa São Paulo. Na temporada, tem um gol em nove jogos no Campeonato Paulista e dois gols em onze partidas no Campeonato Brasileiro. Há a sondagem de um clube carioca, que acompanha sua situação,

Já Rodrigo Cezar viveu indefinição no começo do ano, quando quase foi para o Grêmio e estaria de fora da Copinha, mas o clube voltou atrás. A ideia depois da ‘novela’ era inclusive ter prorrogado o contrato com o Alvinegro, mas não caminhou assim. Além do time gremista, o jogador também recebeu recentemente sondagens de outros clubes brasileiros. Neste ano, Rodrigo soma cinco duelos pela Copinha, oito gols em dez jogos pelo Paulista e um gol em 13 confrontos pelo Brasileiro Sub-20.

HISTÓRICO MATHEUS LIMA

Nascido em 2006, Matheuszinho tem multa rescisória de 70 milhões de euros. Inclusive pelo seu destaque na base, a Federação do Qatar ofereceu US$ 10 milhões para que Matheus Lima atuasse pelo país. A proposta aconteceu na gestão de transição de Orlando Rollo, mas o Menino da Vila recusou imediatamente.

Matheus Lima chegou ao Peixe em 2014 à convite do coordenador de futsal, Barata, depois de ter se destacado com o Sub-7 do Gremetal. Ele foi artilheiro com 73 gols no Paulista de Futsal. Já no Santos, foi tênis de ouro e bola de prata com o Sub-8, sendo premiado novamente pela FPF.

O garoto acumula títulos e feitos, como as conquistas da IberCup Sub-12 em 2017, a Copa Ouro Sub-13 em 2018, além das artilharias da própria IberCup e do Paulista Sub-9 de Futsal em 2014. Ele fez 14 gols em seis partidas na IberCup Sub-13 e também atuou em um desafio do time Sub-15 pelo Campeonato Paulista.

Em 2019, Matheus teve grande repercussão na mídia ao marcar um  gol ao estilo Lionel Messi na vitória sobre Santo André, pelo Paulista Sub-13. Na jogada, o camisa 10 saiu da lateral do campo, driblou dois adversários, arrancou, tabelou com um companheiro, entrou na área do time do ABC no meio de três marcadores e tocou para as redes.

Com apenas 15 anos em 2021, Matheus pulou etapas e chegou a ser promovido ao time Sub-17  e atuou pelo Brasileiro da categoria. No segundo semestre voltou a compor para o Sub-15 e foi um dos destaques na disputa do Campeonato Paulista e da Copa Nike da categoria. Pelo Paulista foram 15 gols em 18 jogos, enquanto pela Copa Nike foram 2 gols em 4 jogos, escolhido como o melhor da partida duas vezes. 

Em 2022, atuou em 8 jogos com um gol no Brasileiro e teve 8 gols em 19 partidas pelo Paulista, além de torneios não oficiais, Mas depois veio a sequência de lesões na reta final da temporada. Nas semifinais do Brasileiro, onde o Santos parou no Grêmio, não ficou nem no banco nos duelos no fim de outubro.

Já nas semis do estadual, na qual o Peixe foi eliminado para o Palmeiras, começou como reserva do primeiro jogo e foi titular na volta, mas saiu no intervalo. Depois das primeiras lesões, ele havia retornado no começo de 2023 na FAM Cup e em abril para atuar pelo estadual, mas voltou a sentir a posterior da coxa.

Na temporada passada, teve apenas cinco jogos e um gol pelo Paulista Sub-17 e entrou em uma partida do Brasileiro Sub-17. O Santos informou uma sequência de lesões musculares na posterior da coxa direita. Já o DIÁRIO ouviu que o garoto teve apenas desconforto muscular e precisava utilizar um aparelho isocinético que tem apenas no profissional.

HISTÓRICO RODRIGO CEZAR

Natural de Presidente Venceslau (SP) e nascido em 2006, Rodrigo chegou ao Santos em 2017 depois de se destacar na disputa de um torneio no interior do estado. Em 2016, pertencia ao Grêmio Prudente. O pai do ex-volante santista Renatinho observou o garoto no campeonato e levou para fazer o teste no Peixe, quando foi aprovado.

Na mesma época, tinha propostas de São Paulo e do Palmeiras, mas decidiu vir ao Alvinegro por ser fã do craque Neymar e pela ascensão do atacante Rodrygo.

Em 2017, pelo Paulista Sub-11, teve 17 gols em 24 jogos. Pelo Paulista Sub-13 teve apenas uma partida no ano seguinte e 3 gols em 14 confrontos em 2019. Já em 2021, 8 gols em 13 duelos pelo Paulista Sub-15. Em 2022, teve a ‘explosão’ com o técnico Elder Campos no Sub-17. Foram 6 gols em 12 jogos pelo Brasileiro e 10 gols em 22 partidas pelo estadual.

Ano passado, 7 gols em 14 confrontos pelo Paulista Sub-17, um gol em sete duelos pelo Paulista Sub-20, cinco gols em onze jogos pelo Brasileiro Sub-17 e por fim, no Brasileiro Sub-20, oito duelos e três gols.

Leia também: