Nicola Profeta entrou no clássico (Crédito: Bruno Vaz/Santos FC)

O volante venezuelano Nicola Profeta repetiu o a ação do compatriota Soteldo, atualmente emprestado ao Grêmio, e ‘subiu’ na bola na goleada do Sub-20 sobre o Corinthians por 5 a 2, no CT Rei Pelé, pela 16ª rodada do Brasileiro da categoria, nesta quarta-feira (31). O jogador recém chegado ao Peixe tem status para estar no profissional e já acumula convocações da Seleção Vinotino.

Profeta entrou no intervalo do clássico, quando o jogo ainda estava empatado em 2 a 2, com gols santistas marcados por Diego Borges e Alejandro Villarreal. Ele participou de jogadas e viu a equipe do técnico Orlando Ribeiro virar por 5 a 2, com Bontempo, Miguelito (P) e Enzo Monteiro marcando.

Na reta dos 41 minutos, já com o resultado feito, o volante ‘pisa’ na bola e faz o passe para o atacante Rodrigo Cezar que dá chapéu no jogador rival. O Corinthians, que já tinha atleta expulso, perdeu outro jogador por vermelho direto.

Leia também: Billy Arce revela sonho de jogar no Santos e explica impasse com Once Caldas

Profeta ‘sobe’ na bola no fim do clássico (Crédito: Reprodução)

O lance viralizou e os torcedores lembraram a ação de Soteldo, quando também ‘pisou’ na bola, na vitória do profissional do Santos sobre o Vasco por 4 a 1, na Vila Belmiro, pela Série A, em outubro do ano passado.

Profeta estreou pela base do Santos no empate contra o Cuiabá por 1 a 1, no CT Manoel Dresch, em Cuiabá (MT), pela 14ª rodada do Brasileiro Sub-20, no dia 17 de julho. O venezuelano ficou quase quatro meses esperando para ser regularizado depois de problema burocrático no contrato.

HISTÓRICO PROFETA

Nicola Profeta, nascido em 2006, começou a jogar no Garoto de Melo (Venezuela) quando tinha cinco anos. Depois foi para o Centro Gallego, cidade venezuelana, e de lá foi com a família morar na Colômbia para defender o Deportivo Cali. A primeira convocação para Seleção foi pela Colômbia Sub-15 em agosto de 2021.

Tem como características ser um volante interno esquerdo. Bom equilíbrio, intensidade, finalização de meia distância, jogo aéreo nas duas áreas são algumas das suas características. Nicola nasceu na Venezuela e tem nacionalidade colombiana e italiana. No ano passado, foi capitão da Seleção Colombiana Sub-17 no Sul-Americano e em novembro do mesmo ano foi capitão da Venezuela Sub-17 na Copa do Mundo.

Antes da chegada ao Peixe, ele pertencia ao Deportivo Cali (Colômbia).