Com Gil preservado, o zagueiro João Basso vai voltar a ser titular no Santos diante o Paysandu nesta sexta-feira (09), às 20 horas, no Mangueirão, em Belém (PA), pela 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Será a estreia do jogador na temporada pelo Peixe e vai voltar a jogar pelo clube após oito meses.
A última partida em que o defensor saiu jogando foi na derrota para o Fortaleza por 2 a 1, na Vila Belmiro, pela 38ª rodada da Série A do Brasileiro. No jogo em que decretou o rebaixamento do Peixe. Em 2024, ele começou a temporada no ‘Grupo B’ e depois acertou a ‘redução salarial’ com o Alvinegro.
No entanto, foi emprestado ao Estoril (Portugal) em que teve dois gols em 14 confrontos. No retorno à Baixada Santista, recebeu sondagens do Athletico-PR, de clubes da Espanha e da Arábia, mas não chegou nenhuma proposta atrativa e foi inscrito para a disputa da Série B. Neste ano, ficou no banco diante o Botafogo-SP (F), no Paulistão, antes de ser emprestado.
Desde o retorno, ficou à disposição da comissão nos jogos do Brasileirão contra Ituano (C), Vila Nova (F), Coritiba (C), CRB (F) e Sport (C).
Leia também: Alexandre Pato revela detalhes de conversas com o Santos no começo do ano
Com a saída de Joaquim, Gil e Jair estavam formando a dupla de zaga titular. Porém, com o veterano preservado, Basso terá a primeira oportunidade no Santos no ano. A comissão técnica de Fábio Carille também tem à disposição: Alex, que renovou recentemente até o fim de 2026, e Samuel e Diego Borges, ambos com idade para atuar na base e ficam de ‘stand-by’.
Fato é, o Santos ainda precisa pagar o Arouca (Portugal) pela compra definitiva do zagueiro. João Basso chegou ao Santos em agosto do ano passado, na última janela, e somou 14 partidas pelo clube. Ele conquistou uma sequência como titular entre agosto, setembro e outubro, mas teve uma lesão de grau 2 no bíceps femoral da coxa esquerda no clássico contra o Corinthians, na Neo Química Arena, pelo Brasileiro.
Depois, ficou de fora dos confrontos retornando no jogo da queda (Fortaleza). Com contrato até o fim de 2026, João Basso tem 27 anos e foi revelado pelo Paraná, depois se transferiu para Portugal, onde teve passagens pelo Estoril Praia, Real Sport Club e Arouca, em 2019, antes da chegada à Baixada Santista.
Basso um atleta que não transmite confiança principalmente no jogo aerea, jair que é muito novo e vem falhando muiiiiito nos ultimos 3 jogos, não antevejo um bom resultado diante desse quadro, sei não heim
Se Basso vai mal no jogo aéreo imagina o Jair que falhou em dois lances onde “”marcava”” a bola ….não tem o que fazer, precisaria contratar mais um zagueiro, mas qual? Quem?
Gil vai fazer muita falta
Trabalho dos volantes Schimdt e Pituca sera’ muito importante
Mais um lixo rebaixado que deveria estar bem longe , como é o pobre ,lesado e pequeno Santos esse pé de rato ainda vai mostrar toda sua nulidade em campo !!
Basso bom Zagueiro
BASSO É BOM ZAGUEIRO. BOM REFORÇO PARA O SANTOS SIM!
Melhor Basso do que o nível série D… Alex
Melhor que Joaquim entrega paçoca.