Santos apresentou o projeto para o CT da base (Crédito: Reprodução)

Nesta quarta-feira, o presidente do Santos, Marcelo Teixeira, apresentou em coletiva de imprensa o novo projeto de modernização do CT Meninos da Vila. Com isso, o Peixe desiste da procura de uma nova área para a construção de um novo Centro de Treinamento.

De acordo com  o dirigente, o clube vai conseguir anexar a área do IML ao CT Meninos da Vila, totalizando um espaço de cerca de 30 mil metros quadrados. No local, o Santos terá dois campos e toda a estrutura administrativa. Além disso, o clube terá o CT Rei Pelé, que possui uma área de cerca de 40 mil metros quadrados e três campos oficiais.

No total, o Santos ficará com cinco campos oficiais e cerca de 70 mil metros de área. O presidente Marcelo Teixeira afirmou que o equipamento será uma referência no Brasil. O DIÁRIO DO PEIXE fez um levantamento para mostrar a estrutra de treinamento dos principais rivais do Peixe. Veja abaixo a lista.

SÃO PAULO – 10 campos, 1 mini estádio e 274 mil metros quadrados

O São Paulo também possui dois centros de treinamento. A equipe profissional treina na Barra Funda, ao lado do CT do Palmeiras. O local tem uma área de 44 mil metros quadrados e conta com três campos oficiais, além de estrutura de academia e alojamento. As categorias de base treinam no CT de Cotia. Lá o clube tem uma área de 230 mil metros quadrados e conta com sete campos oficiais, além de um mini-estádio e estrutura de academia e alojamento.

Centro de Treinamento de Cotia é referência para as categorias de base (Crédito: Reprodução)

CORINTHIANS – 6 campos e 176 mil metros quadrados de área

O Corinthians concentra as atividades no CT Joaquim Grava, na Rodovia dos Trabalhadores, divisa de São Paulo com Guarulhos. No local, são seis campos, sendo quadro deles voltados prefencialmente para a equipe profissional e outros dois para as categorias de base. A área do terreno é de aproximadamente 176 mil metros quadrados.

PALMEIRAS – 8 campos e 93 mil metros quadrados

O Palmeiras utiliza dois centros de treinamento. A equipe profissional utilizada um complexo localizado no bairro da Barra Funda, em São Paulo. Com 48 mil metros quadrados, o local tem três campos oficiais e um prédio de três andares para academia, departamento médico e hotel para os atletas. Já as categorias de base utilizam um Centro de Treinamento em Guarulhos. O local tem 45 mil metros quadrados e conta com cinco campos de futebol.

RED BULL BRAGANTINO – 7 campos oficiais, 1 mini estádio e 157 mil metros quadrados

Uma das equipes paulistas na Série A do Campeonato Brasileiro e adversário do Peixe na semifinal do Paulista deste ano, o Red Bull Bragantino inaugurou neste ano o novo centro de treinamento. O projeto contempla sete campos oficiais e um mini estádio em uma área de 157 mil metros quadrados.

Novo CT do Red Bull Bagantino foi inaugurado neste ano (Crédito: Divulgação)

FLAMENGO 9 campos e 135 mil metros quadrados

O Flamengo concentra as atividades no Ninho do Urubu. Após as últimas reformas e depois do tragédia que vitimou jogadores das categorias de base, o clube passou a contar com nove campos em uma área de 135 mil metros quadrados, que abriga tanto o profissional quanto as equipes de formação.

FLUMINENSE – 10 campos e 160 mil metros quadrados

O Fluminense também possui dois centros de treinamento. O profissional treina no CT Carlos José Castilho, que conta com três campos oficiais em uma área de 40 mil metros quadrados. As categorias de base treinam no “famoso” CT de Xerém, em Duque de Caxias. O local tem uma área de 120 mil metros quadrados e conta com sete campos de futebol, além de estrutura de alojamento e academia.

BOTAFOGO – 9 campos e 296 mil metros quadrados (projeto)

Com ajuda dos irmãos Moreira Salles, o Botafogo comprou o Espaço Lonier, uma área de 200 mil metros quadrados, por R$ 25 milhões. O clube lançou um projeto de novo centro de treinamento com 9 campos oficiais, mas ainda espera uma doação de Prefeitura de uma área anexa de 96 mil metros quadrados para dar início às obras.

 

ATHLETICO-PR – 7 campos, um mini-estádio e 220 mil metros quadrados

O CAT do Caju abriga todas as categorias de base e o profissional do Athletico-PR. O local tem uma área de 220 mil metros quadrados e conta com sete campos, um mini-estádio, além da academia e alojamento, entre outros.

CAT do Caju é uma das referências no Brasil (Crédito: Reprodução)

CRUZEIRO – 8 campos e 143 mil metros quadrados

O Cruzeiro possui dois centros de treinamentos, as Tocas da Raposa 1 e 2. A toca 1 é destinada para as categorias de base e conta com uma área de 60 mil metros quadrados e quatro campos. A Toca é utilizada pelo profissional e conta com 83 mil metros quadrados e outros quatro campos oficiais.

ATLÉTICO-MG – 8 campos e 245 mil metros quadrados

É o maior centro de treinamento entre os clubes brasileiros. Possui 8 campos com dimensões oficiais em uma área de 245 mil metros quadrados, que recebe tanto ao profissional quanto as categorias de base.

Cidade do Galo é o maior CT do Brasil (Crédito: Reprodução)