Santos recebeu o Avaí neste sábado (17), na Vila Viva Sorte (Divulgação/Santos FC)

Santos recebeu o Avaí na tarde deste sábado (17), pela rodada 21 da Série B do Campeonato Brasileiro e, com uma atuação abaixo da média, saiu derrotado por 1 a 0. Essa foi a primeira derrota do time atuando na Vila Belmiro pela competição.

O resultado da Vila Belmiro (que agora se chama Vila Viva Sorte) manteve o Peixe com 37 pontos na tabela de classificação, o que pode levar à perda da liderança para o Mirassol, que pega o Ceará neste sábado.

Leia também: Santos fecha patrocínio e venda do naming rights da Vila

Na próxima rodada, o Peixe sai da Baixada e vai até Campinas para encarar o Guarani. O time de Campinas goleou a Chapecoense na rodada, mas precisa do resultado positivo para não ficar ainda mais próximo da queda para a Série B.

O jogo está marcado para o estádio Brinco de Ouro, às 19 horas (horário de Brasília) da quarta-feira (21). Willian Bigode, que cumpriu suspensão automática neste sábado, estará à disposição do técnico Fábio Carille.

O jogo

O Santos começou a partida dominando as ações, mas a primeira chance de gol foi do Avaí, em um contra-ataque rápido, que terminou com Vagner Love batendo firme, no canto, para boa defesa de Brazão.

A resposta santista veio com Furch, que recebeu pela direita aos 10 minutos, esperou a bola pingar e soltou a bomba, mas o chute saiu à esquerda do goleiro do time catarinense. Na sequência, o próprio Furch ajeitou e Pituca, de frente para o gol, jogou por cima. Na cobrança do escanteio, Rodrigo Ferreira subiu bem e obrigou César a fazer uma linda defesa.

Aos 20, em uma bobeira inexplicável da defesa, Vagner Love recebeu um presentaço na cara de Brazão, mas pegou mal, para sorte do Peixe, e perdeu a chance de abrir o placar na Vila.

No momento em que o Santos era melhor, veio o castigo. Giovanni, em um lance de rara felicidade, pegou um lindo chute de perna esquerda, no ângulo de Brazão, e tirou o zero do placar aos 38 minutos: 1 a 0.

O gol abalou o Santos, que sentiu o golpe e demoro para se recompor. A única chegada antes da descida para o intervalo aconteceu em chute de Guilherme, sem perigo para o goleiro do Avaí.

Segundo tempo

O Santos voltou para o segundo tempo com a mesma formação e quase chegou ao empate em falta cobrada por Otero logo no primeiro lance, mas Daronco enxergou uma falta que os 12 mil torcedores não viram, e invalidou o lance.

Aos 14 minutos, Furch, de cabeça, chegou perto do empate e, no rebote, o goleiro dividiu com Otero, que caiu. O árbitro não deu pênalti e o VAR chamou para informar da infração. Na cobrança, Guilherme, que fez seu pior jogo com a camisa do Santos, chutou em cima do goleiro.

Carille mexeu no time e mandou Hayner, Patati e os estreantes Villareal e Billy Arce a campo, mas o panorama do jogo seguiu o mesmo e o Santos, de forma desordenada, não conseguiu sequer o empate, para decepção dos torcedores que foram à Vila Belmiro e saíram decepcionados da Vila Viva Sorte.

FICHA TÉCNICA
SANTOS X AVAÍ

Data e hora: 17 de agosto de 2024, às 16h (horário de Brasília)
Estádio: Vila Viva Sorte, em Santos (SP)
Árbitro: Anderson Daronco
Árbitros assisntes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Michael Stanislau (RS).
Árbitro de vídeo: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Michael Stanislau (RS).
Cartões amarelos: Ronaldo Henrique (Avaí)

GOLS: Giovanni (0 x 1), aos 38 min do 1º tempo

SANTOS: Gabriel Brazão, Rodrigo Ferreira (Hayner), Jair (João Basso), Gil e Escobar; João Schmidt (Villareal), Diego Pituca e Serginho (Billy Arce); Otero (Weslley Patati), Julio Furch e Guilherme. Técnico: Fábio Carille

AVAÍ: César; Gustavo Tales, Tiago Pagnussat, Gustavo Vilar e Mário Sérgio; Zé Ricardo, Willian Maranhão (Ronaldo Henrique), Pedro Castro (Judson) e Giovanni (João Paulo); Garcez (Alan Costa) e Vagner Love (Natanael). Técnico: Enderson Moreira.