Dois jogadores do Santos foram convocados para a seleção venezuelana para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Os volantes Tomás Rincón, atualmente reserva da equipe de Carille, e Nicola Profeta, do Sub-20, defenderão seu país na próxima Data FIFA.
Rincón perdeu espaço no Peixe nesta temporada. O jogador de 36 anos participou de apenas 23 partidas das 39 disputadas no ano. Dos 16 jogos do Campeonato Paulista, ele não foi utilizado apenas contra o Novorizontino, na Vila, na fase de grupos, e contra o Palmeiras, no Allianz, na decisão de volta da final.
Na Série B do Brasileirão, dos 23 confrontos, ele ficou de fora em 6 jogos por estar com a Seleção Venezuelana e 8 duelos no banco, ou seja, entrou em nove partidas. Além disso, ele perdeu alguns jogos da Série B por estar defendendo sua seleção na Copa América, em julho.
Leia também: Santos divulga a programação da semana até jogo contra a Ponte Preta
Convocado para a Seleção da Venezuela desde 2008, Tomás Rincón é uma das principais referências e o jogador com mais atuações com a camisa da Vinotinto. Ao todo, são 2 gols em 41 jogos pelo Peixe. O vínculo é válido até 16 de agosto de 2025.
Nicola Profeta, nascido em 2006, começou a jogar no Garoto de Melo (Venezuela) quando tinha cinco anos. Depois, foi para o Centro Gallego, na Venezuela, e de lá foi com a família para a Colômbia para defender o Deportivo Cali. A primeira convocação para a Seleção foi pela Colômbia Sub-15 em agosto de 2021.
Profeta é um volante interno esquerdo, com bom equilíbrio, intensidade, finalização de média distância e jogo aéreo nas duas áreas, sendo visto como um jogador com personalidade. Nicola nasceu na Venezuela e tem nacionalidade colombiana e italiana. No ano passado, foi capitão da Seleção Colombiana Sub-17 no Sul-Americano e, em novembro do mesmo ano, foi capitão da Venezuela Sub-17 na Copa do Mundo.
Além dos venezuelanos, o trio de bolivianos santistas também foi convocado para esta Data FIFA: o zagueiro Marcelo Torrez, o meia Miguelito e o atacante Enzo Monteiro.
Pela sétima e oitava rodadas das Eliminatórias, a Venezuela enfrentará a Bolívia fora de casa no dia 5 de setembro, às 17h, e o Uruguai em casa no dia 10, às 19h. Até aqui, os venezuelanos vêm fazendo uma das melhores campanhas na história das Eliminatórias, estando em quarto lugar e à frente do próprio Brasil. A Vinotinto busca sua primeira classificação para uma Copa do Mundo.
Isso mostra que a Serie B é realmente uma competição difícil. O Santos FC com vários jogadores de nível de seleção, sob o comando do Carilhe, não conseguiu bater o lanterna do campeonato e mal está conseguindo acompanhar o Novorizontino.
O problema do Santos na série b não é o elenco, é o melhor da competição, e o mais bem pago também, o técnico é o problema.
Eu faria um meio de campo com Rincon, Pituca, Schimdt e Giuliano mas o técnico não muda o esquema, é de lascar.