Alex Fernandes é destaque no futebol russo (Crédito: Baltika)

Revelado no Santos, o meia-atacante Alex Fernandes é camisa 10 e tem se destacado no FK Baltika (Rússia). São 74 jogos na internacionais na carreira, com 16 gols e 10 assistências. Aos 22 anos, mais um jogador que chegou na Europa sem jogar profissionalmente pelo futebol brasileiro.

Alex chegou no time russo após temporada de destaque no Cherno More (Bulgária). Ele está na terceira temporada na Europa. Com passagens pela base do Peixe e da Portuguesa Santista, ele iniciou a carreira profissional no futebol búlgaro, onde atuou nas temporadas 2022/2023 e 2023/2024, somando quase 50 jogos antes de se transferir para o FK Baltika.

Leia também: Wendel Silva é apresentado no Santos e reforça carinho pelo clube desde Neymar

Na temporada de estreia na Rússia, disputou a reta final da primeira divisão e foi fundamental na campanha que levou sua equipe à final da Taça da Rússia, marcando gols decisivos contra adversários de peso como o Zenit, na finalíssima. Também marcou diante do CSKA Moscow. Os dois são os maiores clubes da Rússia.

“Na Rússia, o futebol é mais forte e existe esse contato mais intenso do que no futebol brasileiro. Minhas características são passe, condução, drible, e finalização. Mas curiosamente minha adaptação na Rússia foi mais fácil do que na Bulgária, até mesmo por já estar inserido no futebol europeu. Quando cheguei, no Cherno More, senti mais a diferença”, afirmou.

Nascido e criado na Baixada Santista, Alex tem histórico marcante em clubes da região. Aos quatro anos, começou sua jornada no futebol pelo Portuários. Com seis anos, ingressou nas categorias de base do Santos, onde permaneceu até os 12 anos. Após uma passagem pelo futsal do Corinthians, retornou à Baixada Santista para defender a Portuguesa Santista antes de retornar ao Santos para sub-20, onde treinou com o time principal sob os comandos de Fábio Carille e Fabián Bustos.

Antes da segunda passagem pelo Santos ele também defendeu o Atlético Mineiro no Sub-17. Mesmo com sua carreira consolidada na Europa, Alex não descarta um retorno ao Brasil no futuro.

“Sou brasileiro, amo meu país e adoraria defender a camisa de um clube tradicional por lá. Hoje, tenho contrato com o FK Baltika até dezembro de 2027, então qualquer retorno teria que ser algo positivo para o meu clube atual. Mas o desejo de um dia atuar no Brasileirão e disputar uma Libertadores com certeza existe”, concluiu.