Marcos Leonardo chegou no Benfica em janeiro de 2024 (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O Santos garantirá um bom lucro com a venda do atacante Marcos Leonardo, que está de saída do Benfica para o Al-Hilal, da Arábia Saudita. O jogador, que deixou a Vila no início de 2024 para atuar no futebol europeu, renderá aproximadamente 3,6 milhões de euros (cerca de R$ 18 milhões) ao clube alvinegro.

Quando negociou Marcos Leonardo com o Benfica, o Santos manteve 10% da chamada “mais-valia” do jogador. Isso significa que, como o atacante foi vendido por 18 milhões de euros aos portugueses, o Santos teria direito a 10% do lucro obtido em uma futura venda por um valor superior.

Com a proposta de 40 milhões de euros feita pelo Al-Hilal, o Santos receberá 10% sobre os 22 milhões de euros de lucro, totalizando 2,2 milhões de euros. Além disso, o Peixe também ganhará a taxa de clube formador, de 3,5% sobre o valor total da transferência, o que adiciona mais 1,4 milhão de euros ao montante.

Leia também: Diretoria do Santos se reúne e pressão por demissão de Carille aumenta

O Al-Hilal, que já conta com o astro Neymar Jr., também formado pelo Santos, é comandado pelo técnico português Jorge Jesus. O clube saudita investe vem investindo pesado para reforçar seu elenco nesta janela, e a chegada de Marcos Leonardo é parte dessa mudança.

Desde que chegou ao Benfica, Marcos Leonardo demonstrou talento e eficiência, mesmo sem ser titular absoluto. Em 23 partidas pelo clube, ele marcou sete gols e deu uma assistência, despertando o interesse de outros clubes no mercado de transferências, pois antes mesmo dos sauditas, o Arsenal, da Inglaterra, tentou a contratação.