Última partida do Santos em um domingo às 16h foi pelo Paulistão (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O Santos enfrentará o América-MG em um horário considerado “nobre” no futebol brasileiro. A partida acontecerá no domingo, 15 de setembro, às 16h, um horário tradicional para os clubes do país, mas raro para o Peixe na temporada de 2024.

O Alvinegro Praiano não jogava nesse dia e horário desde 18 de fevereiro, quando foi derrotado pelo Novorizontino por 2 a 1, na Vila Belmiro, partida válida pelo Campeonato Paulista. Esse foi, até então, o único jogo do Santos realizado nessas condições ao longo do ano.

Agora, sete meses depois, o time volta a atuar em um domingo à tarde, pela segunda vez na temporada. Curiosamente, o jogo estava inicialmente marcado para às 18h30, mas teve seu horário alterado recentemente.

Esse horário de domingo à tarde costuma ser reservado para transmissões em TV aberta. Durante o Campeonato Paulista, o Santos teve algumas partidas transmitidas dessa forma, mas a TV Record, detentora dos direitos de transmissão do estadual, veiculava seus jogos às 18h.

Santos e América-MG deve ter transmissões de Amazon Prime, Globo, Premiere e SporTV – ainda não houve a divulgação oficial sobre quais canais passarão a partida. E a transmissão da Globo deverá ser destinada apenas ao estado de Minas Gerais e à Baixada Santista.

A participação do Santos na Série B impacta diretamente essa questão. A competição tem uma programação extensa, com jogos distribuídos ao longo de até cinco dias, em horários variados. Embora o Santos tenha fechado um acordo com a TV Globo que previa jogos em horário nobre de TV aberta, isso ainda não havia se concretizado até o momento.

Na rodada anterior, durante a Data FIFA, a Série A do Campeonato Brasileiro foi paralisada, mas a Série B seguiu normalmente. Mesmo com o Santos sendo o único clube tradicional disponível para atuar no fim de semana, a Globo optou por transmitir sua partida de sábado apenas no pay-per-view (PPV). No domingo, a emissora priorizou a semifinal do Campeonato Brasileiro Feminino entre Corinthians e Palmeiras, exibida em TV aberta.