Diego Pituca se destacou no Botafogo-SP antes de chegar ao Santos (Crédito: Rogério Moroti/Ag. Botafogo)

O volante Diego Pituca vai reencontrar o Botafogo-SP nesta quinta-feira (19), às 21h30min, no Estádio Santa Cruz, pela 27ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Hoje titular pelo Santos, o jogador se destacou jogando pelo próprio time de Ribeirão Preto antes de acertar com o Peixe na primeira passagem.

Será a quinta vez que ele vai jogar contra o ex-clube. Nesta temporada, foi titular e capitão na vitória por 1 a 0, no Santa Cruz, pelo Paulistão, e na derrota por 2 a 1, no Estádio do Café, no primeiro turno da Série B. Enfrentou o Botafogo-SP outras duas vezes pelo Paulista de 2019 e 2020. Na goleada sofrida com Sampaoli por 4 a 0, no Santa Cruz, e na vitória por 2 a 0, na Vila.

Pituca se destacou pelo Pantera desde 2015 alternando da lateral-esquerda ao meio-campo e somou 3 gols em 50 jogos. Em 2017, foi indicado pelo técnico Kleiton Lima, que comandava o ‘time B’ do Alvinegro, e teve o aval de Dorival Júnior, técnico do principal na época. À princípio, chegou para o Sub-23 e depois se destacou no profissional.

Leia também: Billy Arce não corresponde nos treinos e fica de fora dos jogos do Santos

Antes, o jogador teve passagem pelo Guaçuano, Itapirense, Mineiros, Brasilis, Matonense e União São João até a chegada no Botafogo-SP. Na primeira passagem pelo Santos, teve 155 jogos e 8 gols marcados. Foi vendido ainda ao Kashima Antlers (Japão) em 2021 pela gestão Andres Rueda, mas é santista de coração e retornou ao Peixe nesta temporada.

Diego Pituca se tornou capitão e peça fundamental na equipe de Fábio Carille. Em 2024, o camisa 21 soma 41 partidas, 4 gols e 3 assistências. Natural de Mogi Guaçu, ele tem 32 anos e vínculo com o clube até o final de 2027.