Giuliano comemora o gol que deu a vitória ao Peixe (Crédito: Divulgação Santos FC)

Na noite desta quinta-feira, o Santos venceu por 1 a 0 o Botafogo-SP fora de casa, jogo disputado no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, e segue na busca pela liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, a equipe do técnico Fábio Carille pulou para os 49 pontos, ficando apenas um ponto atrás do Novorizontino. Na próxima segunda-feira as duas equipes se enfrentarão na Vila Viva Sorte, jogo que vale a ponta da tabela.

O Peixe dominou o primeiro tempo do duelo e abriu o marcador no final, com Giuliano. Na segunda etapa, a partida ficou mais equilibrada, mas com poucos bons lances. Melhor para o Santos, que conseguiu assim garantir o resultado e levar mais três pontos para a Baixada Santista. A partida marcou a estreia do terceiro uniforme do Peixe na temporada, camisa e calções amarelos, com meião preto.

O JOGO

A primeira boa jogada da partida foi do Santos, aos 7 minutos. Após espirrar na zaga do Botafogo, a bola sobrou pela direita para Laquintana, que cruzou rasteiro para trás. Guilherme, da entrada da área, recebeu livre e chutou colocado, buscando o ângulo. A bola passou próxima do gol de João Carlos.

Aos 19, mais uma chegada do Peixe. E mais uma vez pelo lado direito. Wendel Silva foi lançado, invadiu a área e rolou a bola para trás para Guilherme. Novamente da entrada da área, o atacante chutou, mas desta vez rasteiro e fraco, sem tanto perigo.

Já o Botafogo-SP pouco criou nos 20 minutos iniciais de jogo. Só chegou na bola parada, e em todas as jogadas o sistema defensivo do Santos funcionou melhor que o ataque do Botinha.

Aos 28 minutos o Botafogo criou sua primeira boa chance de ataque. Victor Andrade arrancou do seu campo, driblou dois e tocou para Douglas Baggio. O meia, de frente para o gol, próximo da área, chutou forte, mas sem direção.

O Santos chegou mais uma vez aos 33 minutos com chute de longa distância. Após batida de escanteio pelo lado esquerdo, a zaga do Botafogo afastou e Laquintana pegou próximo da área. O meia-atacante soltou então um foguete, mas a bola foi por cima do gol.

Aos 36, JP Chermont deu ótima enfiada para Diego Pituca, que se deslocou para a ponta direita. O meio-campista então girou e chutou, mas sem tanta força. João Carlos, bem colocado, segurou firme.

Dois minutos depois o melhor lance da partida até aquele momento. Chermont desceu pela direita, cruzou para Wendel Silva, que desviou de cabeça a bola para Guilherme no segundo pau. O atacante chegou batendo de primeira e a bola explodiu no travessão.

Só dava Peixe, que aos 40 minutos abriu o marcador. Giuliano aproveitou a bobeira da zaga do Botafogo, roubou a bola de Bernardo Schappo e chutou rasteiro na saída do goleiro João Carlos. Santos 1 a 0 e logo depois fim do primeiro tempo, num jogo que o Santos pouco sofreu lá atrás e dominou o adversário nos primeiros 45 minutos.

Início da segunda etapa e logo no primeiro minuto o Peixe marcou com Guilherme. Mas o lance foi invalidado devido impedimento de Wendel Silva, que tocou para o arremate do atacante santista. Lance assinalado pelo bandeira que foi confirmado pelo VAR.

O Botinha respondeu aos 4 minutos. Douglas Baggio chutou da entrada da área e Brazão fez sua primeira defesa na partida.

Aos 8, mais uma boa chegada do Botafogo. Negueba pegou pela direita, próximo da área, correu de lado até o centro do gol e soltou uma bomba de esquerda. A bola passou por cima, assustando o goleiro alvinegro.

Depois de quase 10 minutos de um show de horror, com muitos passes errados dos dois lados, bom lance mesmo só aos 23 minutos. O Botinha fez a bola rodar e chegar até Negueba, que dentro da área, pelo lado direito, colocou na frente e soltou uma bomba. A ideia foi boa, mas a execução não, e a bola parou quase que na arquibancada.

Aos 33 minutos, Wendel Silva aproveitou o erro de passe do time do Botafogo, arrancou da intermediária e entrou na área. Só que o atacante finalizou em cima do goleiro João Carlos, com a bola saindo para a linha de fundo.

Aos 41, mais uma boa chegada do Peixe. Rodrigo Ferreira arriscou chute de longa distância e a bola passou próxima do travessão, assutando o goleiro do Botinha.

Nos acréscimos, o Botafogo deu um susto no torcedor santista. O atacante Victor Andrade, Menino da Vila, passou pela marcação e chutou forte rasteiro, de dentro da área. A bola balançou as redes de Gabriel Brazão, mas pelo lado de fora. No último lance do jogo, em falta da entrada da área, Guilherme ainda carimbou o travessão, mas foi só.

Placar final, Santos 1 a 0. Peixe segue firme na busca pela liderança da Série B do Campeonato Brasileiro.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO-SP 0 X 1 SANTOS

Data e hora: 19 de setembro, às 21h30 (horário de Brasília)
Local: Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP)
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (CD – SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (MASTER – MG) e Leandro Matos Feitosa (AB – SP)
VAR: Daiane Muniz (FIFA – SP)

Cartões amarelos: Sabit Abdulai, Fábio Sanches e Victor Amdrade (BOT); Rodrigo Ferreira, João Schmidt e Diego Pituca (SAN)

 Gol: Giuliano aos 40 minutos do primeiro tempo (SAN)

BOTAFOGO-SP: João Carlos; Raphael Rodrigues, Fábio Sanches e Bernardo Schappo; Negueba (Ronaldo Camarão), Sabit Abdulai, João Costa (Gustavo Bochecha) e Patrick Brey (Jean Victor); Douglas Baggio (Felipinho), Alexandre Jesus e Victor Andrade. Técnico: Paulo Gomes

SANTOS: Gabriel Brazão; JP Chermont (Rodrigo Ferreira), Jair, Gil e Escobar; João Schmidt (Sandry), Diego Pituca (Tomás Rincón) e Giuliano (Willian Bigode); Laquintana (Pedrinho), Guilherme e Wendel Silva. Técnico: Fábio Carille