Jean Lucas e Marcos Leonardo estiveram na campanha do rebaixamento do Santos (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

Em entrevista ao canal Portal Meu Peixão, no YouTube, o goleiro João Paulo abriu o jogo sobre um episódio de indisciplina envolvendo os jogadores Marcos Leonardo e Jean Lucas, ocorrido dois dias antes da partida decisiva para o Santos contra o Athletico-PR, pela 37ª rodada do Brasileirão 2023.

Na ocasião, os dois atletas chegaram atrasados para o embarque do Santos para Curitiba, gerando um debate interno entre os jogadores sobre como lidar com a situação. O time acabou optando por levar a dupla, mas a decisão foi seguida de uma derrota por 3 a 0, deixando o Peixe em uma situação delicada no campeonato, que culminou no rebaixamento inédito na rodada seguinte.

João Paulo falou sobre o caso ter vindo a público e refletiu sobre a responsabilidade compartilhada pela situação. Ele mencionou que, apesar do erro de Marcos Leonardo e Jean Lucas, o elenco mais experiente também teve uma parcela de culpa por não tomar uma atitude mais firme na hora.

“Aconteceu, veio a público, foi algo que acabou vazando, acabou saindo. A culpa não foi só deles, nós também fomos culpados, poderíamos ter tomado uma atitude diferente naquele momento. Eu, o Rincón, alguns outros jogadores mais experientes. Sentíamos que precisávamos deles naquele momento. Por isso que os esperamos. É um momento que a gente precisa de todo mundo ali. Tivemos até uma conversa, se esperava ou não. O Marcos Leonardo era o artilheiro do time, como você ia para um jogo decisivo assim deixando o artilheiro fora?”, disse o goleiro.

João Paulo também comentou sobre o clima de pressão que o Santos já vivia na época, o que influenciou a decisão de levar os dois jogadores para a partida, acreditando que a presença deles em campo poderia fazer a diferença no resultado.

“Sem falar no clima, ia trazer uma pressão maior para o elenco, para o clube, onde já estávamos vivendo uma pressão. Decidimos esperar acreditando que traria um retorno dentro de campo”, concluiu João Paulo.

Após o episódio, o Santos chegou à última rodada do Brasileirão precisando de uma combinação de resultados para escapar do rebaixamento, porém, de 27 possíveis, a equipe escapava em 24. Mas, com derrota para o Fortaleza, aliada às vitórias de Vasco e Bahia, selou a queda inédita do clube para a Série B. Ao fim da temporada, o Marcos Leonardo foi vendido ao Benfica por €19 milhões e atualmente joga pelo Al-Hilal, enquanto Jean Lucas se transferiu para o Bahia, por R$ 27 milhões.