Maxi Silvera é um dos artilheiros da Libertadores 2024 (Foto: Divulgação / Peñarol)

Após vencer o jogo de ida por 1 a 0 no Maracanã, o Peñarol segurou um empate sem gols na volta contra o Flamengo e garantiu vaga na semifinal da Libertadores. Os ex-Santos, o atacante Maxi Silvera e o técnico Diego Aguirre, são peças-chave nessa campanha do time uruguaio.

Ambos estiveram no Santos em 2023, quando participaram da campanha que culminou no rebaixamento do Peixe no Campeonato Brasileiro daquele ano. Aguirre comandou a equipe em apenas cinco jogos, estreando com uma derrota de 4 a 0 para o Fortaleza. Ele venceu o Grêmio na partida seguinte por 2 a 1, mas sofreu três derrotas consecutivas — Atlético-MG, América-MG e Cruzeiro — e acabou demitido.

Maxi Silvera chegou ao Santos justamente na última partida de Aguirre, mas ficou no banco e não estreou. Sua primeira aparição foi contra o Palmeiras, entrando no segundo tempo e contribuindo com uma assistência na vitória por 2 a 1. Silvera disputou apenas 12 jogos pelo Santos, marcando um gol na derrota por 7 a 1 para o Internacional, além de sua única assistência.

Após o rebaixamento, o Santos chegou a oferecer um novo contrato com redução salarial e um vínculo até 31 de dezembro de 2024, porém, o uruguaio achou os valores baixos e foi em busca de um novo clube.

No Peñarol, ambos estão vivendo uma ótima fase. Silvera, por exemplo, marcou 15 gols em 38 jogos, além de ter dado três assistências. Na atual Libertadores, o atacante é o artilheiro da competição com seis gols, incluindo um hat-trick contra o Caracas, da Venezuela, na fase de grupos.

Já Diego Aguirre apresenta números impressionantes no comando da equipe. Em 48 jogos, conquistou 30 vitórias, 10 empates e sofreu apenas oito derrotas. O técnico levou o Peñarol a uma semifinal de Libertadores, feito que não acontecia desde 2011, quando o próprio Aguirre dirigia o time, que chegou à final, mas foi derrotado pelo Santos, tricampeão da América.

Diego Aguirre foi anunciado no Peñarol dois meses após demissão no Santos (Foto: Divulgação / Peñarol)

Agora, o Peñarol enfrentará outro time carioca na semifinal: o Botafogo, que volta a disputar essa fase da competição após 51 anos.