O meia Giuliano fez o único gol do Santos contra o Operário-PR (Crédito: Raul Baretta/SantosFC)

Mesmo sem ser brilhante (longe disso), o Santos venceu o Operário-PR por 1 a 0 na noite deste sábado, na Vila Viva Sorte, em partida válida pela 29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O único gol do jogo foi marcado pelo meia Giuliano.

Com a vitória, o Peixe reassume a liderança da competição, com 53 pontos, e fica mais próximo do acesso à Série A. A equipe volta a jogar diante do Goiás no dia 7 de outubro.

O jogo

O primeiro lance de perigo do Santos saiu apenas aos 18 minutos. O Operário-PR errou na saída de bola, Guilherme aproveitou e deu bom passe para Wendel Silva, que chutou da entrada da área. O goleiro Gabriel Mesquita defendeu em dois tempos.

O primeiro gol saiu aos 21 minutos, em uma linda jogada. Wendel Silva tabelou pelo meio com Giuliano e deu bom passe para Guilherme na esquerda. O atacante cruzou e Giuliano, que tinha participado do início da jogada, apareceu dentro da área para cabecear para o gol. Foi o sétimo gol dele na Série B e 10º na temporada.

O Santos melhorou após o gol e passou a jogar de forma mais tranquila, mas só teve outra boa chance aos 46 minutos. Wendel Silva arrancou pela intermediária e soltou a bomba, mas a bola passou raspando o travessão de Gabriel Mesquita.

O segundo tempo começou em ritmo lento e a primeira chance de gol saiu apenas aos 16 minutos. JP Chermont cruzou para a área, Diego Pituca dominou, girou o corpo e chutou à direita do gol de Gabriel Mesquita. Aos 19,  Otero arriscou da entrada da área e o goleiro do Operário-PR defendeu em dois tempos.

Depois dos 25 minutos, o Operário-PR saiu mais para o jogo em busca do empate. Aos 26 minutos, Nathan Fogaça arriscou de longe e Gabriel Brazão defendeu em dois tempos. O Santos deu o troco em alguns contra-ataques. Aos 38, JP Chermont cruzou da direita, a defesa afastou e, no rebote, Guilherme chutou colocado, mas Gabriel Mesquita fez boa defesa. Aos, Julio Furch recebeu de Guilherme na área e chutou, mas o goleiro do Operário fez outra defesa.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 1 X 0 OPERÁRIO-PR

Data e hora: 28 de setembro de 2024, às 18 horas (horário de Brasília)
Local: Vila Viva Sorte, em Santos (SP)
Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS)
Árbitros assistentes: Tiago Augusto Kappes Diel (RS) e Schumacher Marques Gomes (PB)
Árbitro de vídeo: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)

Gols: Giuliano, aos 21’/2ºT (1-0)
Cartões amarelos: Vinícius Diniz (OPE)

Público: 9.938
Renda: R$ 455.995,00

SANTOS: Gabriel Brazão; JP Chermont, Jair, Gil e Escobar; João Schmidt, Diego Pituca e Giuliano (Tomás Rincón, aos 28’/2ºT); Otero (Laquintana, aos 28’/2ºT), Wendel Silva (Julio Furch, aos 37’/2ºT) e Guilherme (Pedrinho, aos 47’/2ºT). TÉCNICO: Fábio Carille.

OPERÁRIO-PR: Gabriel Mesquita; Thales Oleques, Allan Godói (Marco Antônio, aos 38/2ºT)’, Willian Machado e Gabriel Feliciano; Índio (Rodrigo Lindoso, aos 18’/2ºT), Vinícius Diniz (Jacy, no intervalo) e Boschilia (Felipe Augusto, aos 8’/2ºT); Rodrigo Rodrigues, Ronald e Ronaldo (Nathan Fogaça, aos 18’/2ºT). TÉCNICO: Rafael Guanaes