Axel já jogou pelo Santos (Crédito: Reprodução)

O Santos contratou o ex-jogador Axel para compor a comissão técnica do Sub-20. Ao lado do técnico Leandro Zago, Axel será o segundo auxiliar técnico junto com Fabricio Monte, que também conta com o preparador de goleiros Mauro, o analista de desempenho Matheus Alvarez e busca a contratação de um preparador físico e um auxiliar ainda para a categoria.

Axel ainda vai ajudar o Peixe ficando sob o comando do Sub-16 até o fim do ano. A ideia do Departamento de Futebol de Base é que o ‘ano ruim’ das equipes passe a contar com um treinador. Axel ficará de forma provisório no comando da equipe até o fim da temporada já que o Sub-17 está na disputa do mata-mata do Campeonato Paulista e Brasileiro.

Em 2025, a ideia é que Leandro Zago e Axel trabalhem juntos com o Sub-19/20 visando a disputa do Brasileiro e Fabricio Monte coordene uma espécie de Sub-18 para jogar o Paulistão. Já o Sub-17 seguirá no comando do técnico Elder Campos e Sérgio, atual auxiliar de Elder, possa cuidar do Sub-16.

Leia também: Recém-demitido do Santos, Orlando Ribeiro negocia ida para o Corinthians

A expectativa é fortalecer os garotos que estejam no ‘ano ruim’ como é chamado aqueles atletas que estão de transição de uma categoria a outra. Atualmente, o Alvinegro conta com o Sub-11, Sub-12, Sub-13 e Sub-14 que disputam o Campeonato Paulista. A partir do Sub-15 o caminho é direto para o Sub-17, por isso a ‘criação’ de uma categoria Sub-16.

É válido também do Sub-17 para o Sub-20 direto, por isso um Sub-18 e Sub-19. O Diário do Peixe ouviu que ao fracionar as idades, a ideia é um retorno de um desenvolvimento mais individualizado, sem contar a noção de carências no elenco e uma categoria permite arriscar mais na captação de atletas com menor impacto caso o garoto não performe.