Comissão técnica do Santos tem sido criticada pela torcida pela pouca utilização da base (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O técnico Fábio Carille sugeriu que o Santos abra espaço no planejamento para a utilização da base. O treinador comentou sobre a preocupação de usar os Meninos da Vila na Série B pelo nível de jogo de disputa, mas elogiou alguns garotos. Ele citou o zagueiro Diego Borges, o lateral Gustavo Henrique, o volante Profeta e os meia-atacantes Bontempo e Miguelito.

“Penso que a Série A é mais fácil do que a Série B para os garotos. Penso que é mais pegada, jogo mais enroscado. Tenho essa preocupação com o Souza também de jogo aéreo, jogo de briga. Tenho acompanhando o Miguelito bastante e eu quero abrir espaço para ele. Não só ele, penso que o clube, não estou dizendo que sou eu, o clube tem que abrir espaços dentro do planejamento porque tem garotos bons. Gosto do Bontempo, Gustavo Henrique, Profeta, Miguelito, Diego Borges e dentro de um planejamento. Faltam sete jogos agora, participar, treinar e ter sabedoria para dar espaço”

Leia também: Sandry ganha elogios no Santos, mas preocupa Carille para jogo contra a Chapecoense

A torcida tem criticado Carille por não dar minutagem aos meninos e insistir nos atletas mais experientes. Apenas o zagueiro Jair e o lateral-direito JP Chermont conquistaram vaga no time titular. Inclusive, ambos receberam propostas da Europa. Entre os goleiros, Gustavo Jundi, João Pedro e Arthur do Vale treinam com o profissional, mas não entrearam. Na zaga, Samuel e Diego Borges são opções.

Na lateral, Souza teve poucos minutos figurando no principal. No meio-campo, Profeta e Hyan são destaques, mas também não estrearam. No ataque, Miguelito teve poucos minutos, Mateus Xavier atuou em uma partida pela estreia, João Victor chegou a ser relacionado no Paulistão e Bontempo se quer foi relacionado. Enzo Monteiro e Alejandro Villarreal foram titulares em uma partida cada. Além de Patati, que ganhou sequência durante o ano, mas foi vendido.