Giuliano é o artilheiro do Santos na temporada de 2024 (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

Após a derrota do Santos para a Chapecoense por 3 a 2, pela 32ª rodada da Série B, o técnico Fábio Carille saiu em defesa do meia Giuliano, que foi criticado por ter perdido a bola na jogada que originou o terceiro gol da Chape. As críticas surgiram após o camisa ter feito declarações sobre a “falta de intensidade” do boliviano Miguelito, depois da vitória contra o Mirassol, na rodada anterior.

Durante a coletiva, Carille comentou a situação envolvendo Giuliano e a repercussão das suas falas.

“A respeito da questão do Giuliano. Os jogadores se sentiram incomodados com tudo e a gente está com muita dificuldade de entender o que vocês (jornalistas) querem. Se é um cara que senta aqui e é político e fica em cima do muro ou se é um cara que se expressa e coloca seus sentimentos”, disse o treinador.

Carille ainda reforçou a importância de Giuliano no grupo, destacando seu papel como líder e mentor para os mais jovens.

“O Giuliano é um cara que ajuda os jovens demais. Teve uma reunião com ele que participei com um menino do Sub-15 e foi tão bonito o que o Giuliano falou pra ele, que se propôs a ajudar. É uma opinião do Giuliano e a gente tem que respeitar. Quando o Miguelito está ali, eu vejo o Giuliano encostar, falar, conversar”, continuou.

O técnico também elogiou o talento de Miguelito, pedindo paciência no desenvolvimento do jovem jogador.

“É um talento que a gente tem acompanhado, com altos e baixos. Está num processo de crescimento. É ter paciência, tratar como uma joia, com muito carinho, pra gente poder usar no melhor momento”, completou.

Declaração do Giuliano

Na coletiva de sábado, após a vitória por 3 a 2 sobre o Mirassol, Giuliano foi questionado sobre a ausência de oportunidades para Miguelito, que tem se destacado pela seleção da Bolívia nas eliminatórias da Copa de 2026.

“É um jovem com muito talento, na esquerda é excepcional. Falta um pouquinho de intensidade. É uma coisa mental, de preparação, porque o que ele consegue fazer no sub-20 e na Bolívia, ele não consegue fazer nos nossos treinamentos”, disse Giuliano.

O meia ainda complementou sua avaliação afirmando que Miguelito tem potencial para ser um grande jogador no Santos, mas precisa de mais preparo para atuar no time principal.

“Quem escolhe é sempre o treinador, mas nós jogadores temos que ser realistas e falar a verdade. Ele é um grande jogador, vai ser um grande camisa 10 aqui no Santos, mas ainda não está preparado para isso. Ele está fazendo grandes atuações na seleção e merece porque ele está se dedicando para isso. Quando ele voltar (da Bolívia), eu espero que ele tenha a mesma performance aqui conosco”, completou.

Enquanto enfrenta dificuldades para se firmar no time principal do Santos, Miguelito tem brilhado com a camisa da seleção boliviana. O meia soma três gols nas últimas quatro partidas nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, incluindo um golaço na vitória sobre a Colômbia, na última quinta-feira (10).

Próximo jogo

O Santos se prepara agora para enfrentar o Ceará, na terça-feira (22), às 19h, na Vila Viva Sorte. A partida é válida pela 33ª rodada da Série B. Após retornar da seleção, Miguelito ficará a disposição e deve estar em os relacionados para esta partida.