Marcelo Teixeira voltou atrás após dizer que não queria ser campeão da Copa do Brasil (Crédito: Raul Baretta/SantosFC)

Com a derrota do Novorizontino para o Mirassol neste sábado, em Mirassol, o Santos manteve a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro, com 56 pontos ganhos. Faltam seis rodadas para o final da competição e os quatro primeiros colocados serão promovidos à Série A de 2025.

A importância da conquista do título da Série B já gerou discussões internas no clube. No programa Domingo Esportivo, da TV Santa Cecília, que é de propriedade da família do presidente, Marcelo Teixeira chegou a afirmar que não queria ser campeão. Em entrevistas recentes, o dirigente mudou o discurso.

Os dirigentes (e os torcedores), no entanto, talvez não lembrem que o título da Série B daria uma grande vantagem ao Santos na Copa do Brasil de 2025. Vice-campeão paulista, o Peixe tem a vaga garantida na competição, mas entraria na primeira fase da disputa. Se conquistar o título da Série B, o Peixe só entraria na terceira fase do torneio.

A Copa do Brasil é disputada por 92 equipes, classificados por dois critérios. No critério 1, são 12 clubes garantidos: os classificados para a Copa Libertadores, os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B e os melhores classificados no Campeonato Brasileiro fora da Libertadores. O critério 2 tem 80 clubes com as melhores classificações nos Estaduais.

Os times que conseguem vaga na Copa do Brasil pelo critério 1 entram apenas na terceira fase. Os times que conseguem vaga pelo critério 2, que hoje é o caso do Santos, entram na primeira fase e precisamos superar duas eliminatórias para chegaram à fase em que entram os “times da Libetadores”.

Se o Santos ganhar a Série B, também pode beneficiar a Portuguesa. O Estado de São Paulo tem direito a seis vagas na Copa do Brasil no critério 2, sendo cinco destinadas aos melhores colocados do Paulistão e uma para o vencedor da Copa Paulista. As cinco vagas pelo Paulista hoje seriam de Palmeiras, Santos, Red Bull Bragantino e Novorizontino, que chegaram nas semifinais, e o eliminado nas quartas com a melhor campanha, no caso o São Paulo.

No entanto, Palmeiras e São Paulo estariam classificados para a Copa Libertadores pelo Campeonato Brasileiro. Com isso, eles abririram vaga para Internacional e Ponte Preta, eliminados nas quartas com a sexta e a sétima melhores campanhas. Se o Santos ganhar a Série B e entrar na Copa do Brasil pelo critério 1, a vaga do Estadual vai para a Portuguesa, eliminada nas quartas com a pior campanha.