Interesse “antigo”, Santos analisa António Oliveira para comandar a equipe em 2025

António Oliveira treinou o Corinthians em 2024 (Foto: Divulgação / Corinthians)

O técnico português António Oliveira é um dos principais nomes cogitados para assumir o comando do Santos em 2025. O interesse do clube no treinador não é recente, já que ele foi sondado durante a campanha do Peixe na Série B deste ano.

Após o empate em 2 a 2 com a Ponte Preta, que deixou Fábio Carille em uma situação instável, António Oliveira foi um dos nomes mais discutidos pela diretoria do Santos em uma reunião. O treinador chegou a adiar uma viagem familiar na expectativa de um contato do clube, mas a negociação não avançou. Na época, Marcelo Teixeira, presidente do Peixe, estava nos Estados Unidos, o que contribuiu para a decisão de manter Carille, que garantiu sua permanência ao vencer o Brusque na rodada seguinte.

Embora a negociação não tenha ocorrido, António Oliveira ainda está aberto a ouvir uma nova proposta do Santos para 2025. No entanto, o clube tem outras prioridades, como o técnico argentino Jorge Sampaoli, que é visto como uma excelente opção para o retorno à elite do futebol brasileiro. Mesmo sendo uma negociação difícil, o Santos entende que o retorno de Sampaoli elevaria o nível da equipe para a Série A.

Outro fator importante para a definição do futuro treinador é a garantia de acesso à Série A. O Santos já iniciou o planejamento para 2025, mas ainda depende da confirmação do acesso, que pode ser assegurado nas próximas rodadas. O clube também está em busca de parceiros para fortalecer o elenco, com o objetivo de contratar jogadores que possam aumentar a competitividade da equipe.

Antes de virar treinador, António Oliveira já chegou a trabalhar no Santos, no ano de 2020. O então auxiliar técnico, esteve na comissão do também português Jesualdo Ferreira no início daquela temporada, que foi marcada pela paralisação por conta da pandemia da Covid-19.

Antonio Oliveira era auxiliar de Jesualdo Ferreira no Santos (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Com 42 anos, António Oliveira iniciou sua carreira como técnico em 2021 no Athletico-PR e, desde então, passou por equipes como Benfica B e Coritiba, tendo maior destaque no Cuiabá. Seu trabalho mais recente foi à frente do rival Corinthians.