Diógenes voltará a atuar após 2 anos e 9 meses (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O técnico Fábio Carille definiu o goleiro titular do Santos para a partida contra o Ituano, válida pela 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, que será disputada na próxima segunda-feira, às 19h, no estádio Novelli Júnior, em Itu. Com Gabriel Brazão suspenso, Carille escolheu Diógenes para assumir a meta do Santos. O Menino da Vila não disputa uma partida oficial desde janeiro de 2022.

A escolha por Diógenes leva em consideração o ritmo de treino do jogador, que se manteve ativo durante toda a temporada. Por outro lado, Renan, contratado pelo Santos no meio do ano, se lesionou recentemente e se recuperou de um edema, tendo um período mais curto de atividades. Assim, Carille opta por dar a titularidade a Diógenes, que retorna ao gol após longo tempo fora dos gramados.

Diógenes, de 23 anos e 1,90m de altura, é natural de São Paulo e chegou ao Santos em 2020, vindo do Avaí.  Em 2022, foi seu momento de maior destaque no clube, sendo vice-campeão da Copa São Paulo, defendendo pênaltis em jogos de mata-mata e contribuindo para o desempenho do time.

Em outubro de 2022, no entanto, Diógenes foi afastado por questões disciplinares, devido a atrasos e até ausências em alguns treinos. Contudo, a dificuldade do clube em encontrar outro goleiro no mercado fez com que o atleta fosse reintegrado ao elenco em 2023. Ele passou todo o ano em treinamento, mantendo-se à disposição da comissão técnica.

Neste ano, Diógenes começou a temporada no chamado “Grupo B”, entre os jogadores afastados, mas foi reintegrado após o Santos não fechar a contratação do goleiro Tadeu, do Goiás. No meio da temporada, seu contrato foi renovado até o final de 2026.