Santos faz o último jogo contra um time de São Paulo na Série B (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

Ituano e Santos se enfrentam nesta segunda-feira (28), pela 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O confronto entre as equipes é marcado por uma sequência de goleadas históricas, decisão de Estadual e tabus.

Os principais tabus são nos jogos realizados na Vila Viva Sorte, onde o Santos nunca foi derrotado pelo Galo de Itu. O Peixe também carrega a maior goleada do confronto, alcançada em 2010, com uma vitória de 9 a 1 no Pacaembu, durante o Campeonato Paulista.

Em 2014, o cenário foi diferente no histórico entre os clubes. Na final do Paulista daquele ano, o Santos perdeu o jogo de ida por 1 a 0 para o Ituano, venceu a volta pelo mesmo placar, mas foi derrotado nos pênaltis por 7 a 6, entregando o título estadual ao adversário.

Anos depois, em 2019, o Ituano voltou a vencer o Santos, desta vez na fase de grupos do Paulista, aplicando uma goleada de 5 a 1, a maior do time rubro-negro no confronto.

O jogo desta segunda-feira ocorre no Estádio Novelli Junior, onde o Santos não vence há uma década, um tabu que o time do litoral busca quebrar.

No último encontro entre as equipes, ainda no primeiro turno, o Peixe saiu vencedor por 2 a 0 na Vila Viva Sorte, mas os números tendem a ser diferentes em jogos realizados em Itu.

Na Série B, as equipes estão separadas por 25 pontos. O Ituano passou 32 das 33 rodadas na zona de rebaixamento e ocupa o 18° lugar, enquanto o Santos lidera a competição. No histórico geral do confronto, o Santos acumula 20 vitórias contra seis do Ituano, além de oito empates.