Neymar autografou o mural do CT Rei Pelé em 2011 (Foto: Reprodução/ Santos TV)

A atual gestão do Santos decidiu pintar de cinza o mural “Os grandes ataques”, criado pelo artista Paulo Consentino, que ocupava uma das salas do CT Rei Pelé. A arte homenageava dois momentos históricos do clube com os trios Pelé, Coutinho e Pepe, dos anos 1960, e Neymar, Ganso e Robinho, de 2010. A informação foi divulgada pelo GE e confirmada pelo DIÁRIO.

O mural, que também servia como estúdio para produções da Santos TV, trazia assinaturas de ídolos como Pelé, Coutinho, Pepe, Ganso e Neymar. Em resposta, a diretoria afirmou que precisou realizar uma manutenção no espaço em janeiro, devido à má conservação, e que está em processo de concluir os trâmites para que realize uma nova pintura no local em novembro.

“Estamos concluindo a parte burocrática, o trabalho do artista está previsto para começar em novembro”, respondeu o Santos ao DIÁRIO.

Após a reforma do CT Rei Pelé e com a troca de gestão, a sala onde o mural estava localizado passou a ser usada pelo supervisor de futebol Evaldo Prudêncio, homem de confiança do presidente Marcelo Teixeira.

Paulo Consentino lamentou a pintura sobre sua obra, destacando que algumas assinaturas, como as de Pelé e Coutinho, não poderão ser recuperadas devido ao falecimento dos ex-jogadores.

“Fico triste que uma pintura tenha sido tirada. Aquele mural continha algumas assinaturas que não serão repostas”, afirmou ao GE.

Além do mural interno, o artista também é responsável pela identidade visual do muro do CT Rei Pelé, que homenageia grandes nomes da história do Santos. No entanto, a promessa de uma nova pintura no muro ainda não foi cumprida, e ele permanece com áreas em cinza e partes desgastadas.