João Basso marcou diante do Vila Nova (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O zagueiro João Basso comemorou o gol marcado na vitória do Santos sobre o Vila Nova por 3 a 0, na Vila Viva Nova, pela 35ª rodada da Série B do Brasileiro. O defensor foi titular no jogo do rebaixamento diante do Fortaleza, na mesma Vila, e balançou as redes no jogo que praticamente garantiu o acesso do Peixe à Série A,

“Passa um filme na cabeça. Ano passado foi muito difícil, principalmente para a torcida e para mim também. Esse momento tão delicado da história do clube poder hoje estar aqui, marcando e ajudando a recolocar na Série A. Algo indescritível, sabemos que não temos nada ainda matematicamente. Nossa parte a gente fez. Só agradecer, não consigo nem racionar e expressar as palavras do que estou sentindo. É surreal”, desabafou Basso, com lágrimas nos olhos.

Leia também: Aliviado, Carille admite que é momento de sentar com a diretoria para definir futuro no Santos

Em 2024, ele começou a temporada no ‘Grupo B’ e depois acertou a ‘redução salarial’ com o Alvinegro. No entanto, foi emprestado ao Estoril (Portugal) em que teve dois gols em 14 confrontos. No retorno à Baixada Santista, recebeu sondagens do Athletico-PR, de clubes da Espanha e da Arábia, mas não chegou nenhuma proposta atrativa e foi inscrito para a disputa da Série B.

Desde então, somou dois gols em cinco partidas no Brasileirão. Clube ainda precisa pagar o Arouca (Portugal) pela compra definitiva do zagueiro. João Basso chegou ao Santos em agosto do ano passado, na última janela, e somou 14 partidas pelo clube.

Ele conquistou uma sequência como titular entre agosto, setembro e outubro, mas teve uma lesão de grau 2 no bíceps femoral da coxa esquerda no clássico contra o Corinthians, na Neo Química Arena, pelo Brasileiro. Depois, ficou de fora dos confrontos retornando no jogo da queda (Fortaleza).

Com contrato até o fim de 2026, João Basso tem 27 anos e foi revelado pelo Paraná, depois se transferiu para Portugal, onde teve passagens pelo Estoril Praia, Real Sport Club e Arouca, em 2019, antes da chegada à Baixada Santista.