Rincón é o jogador com mais jogos na história da seleção venezuelana (Foto: Divulgação / Venezuela)

O volante Tomás Rincón foi convocado pela seleção da Venezuela para as próximas partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Reserva no Santos comandado por Fábio Carille, Rincón representará seu país na Data FIFA e será desfalque para o Peixe em uma partida da Série B do Campeonato Brasileiro.

A Venezuela tem compromissos nos dias 14 e 19 de novembro, quando enfrentará o Brasil em casa e o Chile fora. Nesse intervalo, o Santos jogará contra o CRB, confronto no qual Rincón não estará disponível. O volante perdeu espaço no time nesta temporada, participando de 27 dos 51 jogos do Santos em 2024, sendo 22 aparições na Série B, onde atuou como titular em apenas duas ocasiões.

Com 36 anos, Rincón tem contrato com o Santos até agosto de 2025 e, desde que chegou ao clube, participou de 44 partidas, marcando dois gols. Ele é uma das figuras mais experientes e um dos jogadores com maior número de aparições pela seleção venezuelana, representando a Vinotinto desde 2008 e sendo uma das referências da equipe.

Além de Rincón, a seleção venezuelana também chamou Soteldo, jogador do Santos que está atualmente emprestado ao Grêmio. O Santos terá ainda a ausência de três atletas bolivianos que foram convocados para a mesma Data FIFA: o zagueiro Marcelo Torrez, o meia Miguelito e o atacante Enzo Monteiro.

A seleção da Venezuela busca sua primeira classificação para uma Copa do Mundo e vinha fazendo uma boa campanha até sofrer uma sequência de seis jogos sem vencer, o que tirou a equipe da zona de classificação.