Robinho foi o autor do primeiro gol do Peixe no Mineirão (Crédito: Divulgação/Santos FC)

Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE*

Santos e Atlético Mineiro se enfrentaram pela Copa do Brasil apenas em uma oportunidade, na edição de 2010. Apesar do Peixe ter saído vitorioso do confronto, classificando-se para as semifinais, a partida disputada em Belo Horizonte terminou com vitória do Galo.

O jogo de ida das quartas de final ocorreu em meio às finais dos torneios estaduais – o Santos enfrentava o Santo André, enquanto o Atlético media forças frente ao Ipatinga. Ambos terminaram como campeões de seus respectivos campeonatos locais.

Do lado do Galo, alguns antigos conhecidos do torcedor santista: os meias Ricardinho e Fabiano, o atacante Diego Tardelli e o técnico Vanderlei Luxemburgo. Aranha e Werley, que também disputaram este jogo, atuariam no Peixe na sequência de suas carreiras.

O Santos chegou na fase quartas de final tendo atropelado todos os adversários nos confrontos anteriores. Na primeira fase, o Naviraiense sofreu 10×0, enquanto o Guarani, nas oitavas, tomou de 8×1. Neymar havia marcado nove gols em quatro jogos, antes do confronto diante do Galo.

Com a bola rolando, a “lei do ex” demorou apenas dois minutos para entrar em vigor: Diego Tardelli, que atuou nas categorias de base do Peixe, marcou após receber cruzamento de Carlos Alberto. Aos 39 minutos, Tardelli aproveitou novo cruzamento e ampliou. Mesmo desfalcado de Neymar, que havia sofrido lesão no olho no primeiro jogo da final do Paulista, o Santos atacou o adversário e Robinho descontou a um minuto do fim.

No reinício da partida, novamente Diego Tardelli balançou as redes santistas, colocando outra vez o placar em dois gols de vantagem aos mineiros. O Santos descontaria somente aos 37 minutos da etapa final, em uma cabeçada do zagueiro Edu Dracena.

Em 2010, o critério do gol qualificado para desempate ainda fazia parte do regulamento da Copa do Brasil, o que valorou ainda mais o gol marcado por Dracena. No jogo de volta, a vitória por 3×1 selou a passagem à semifinal.

FICHA TÉCNICA

Atlético-MG 3 x 2 Santos

Data: 28/04/2010

Local: Mineirão, Belo Horizonte (BH)

Público: 46.239 pagantes

Renda: R$ 1.003.460,00

Árbitro: Héber Roberto Lopes (PR)

Gols: Diego Tardelli aos 2 e aos 39, Robinho aos 44 minutos do primeiro tempo; Diego Tardelli aos 8 e Edu Dracena aos 37 minutos do segundo tempo

Atlético-MG: Aranha; Carlos Alberto, Werley, Jairo Campos e Júnior; Zé Luís, Corrêa (Jonílson), Fabiano (Renan Oliveira) e Ricardinho (Leandro); Muriqui e Diego Tardelli. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Santos: Felipe; George Lucas (Maranhão), Edu Dracena, Durval e Pará; Arouca, Wesley, Marquinhos (Rodrigo Mancha) e Paulo Henrique Ganso; Robinho e André (Zé Eduardo). Técnico: Dorival Júnior

*A série Jogos para Sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário.

Confira abaixo vídeo com os melhores momentos desse confronto histórico entre as duas equipes.