Marcelo Teixeira está decidido a trocar o técnico do Santos (Crédito: Raul Baretta/SantosFC)

O técnico Fábio Carille não deve seguir no Santos na próxima temporada. Apesar da cláusula de renovação automática em caso de acesso à Série A, o clube já decidiu buscar um novo treinador para 2025. A permanência de Carille tornou-se insustentável devido às críticas recorrentes ao longo da temporada, tanto da torcida quanto de membros da diretoria. Como o DIÁRIO antecipou, Pedro Caixinha, ex-Red Bull Bragantino, seria um dos favoritos para assumir o Peixe em 2025.

Neste domingo (17), durante a derrota para o CRB na Vila Viva Sorte, o treinador foi vaiado e xingado pelos torcedores, mesmo com o título e o acesso já garantidos. Além das críticas ao estilo de jogo, Carille enfrentou cobranças internas sobre o uso dos Meninos da Vila.

Durante a temporada, doze jogadores da base foram utilizados, incluindo Diógenes, JP Chermont, Jair, Souza, Kevyson, Miguelito, Weslley, Villareal, Enzo Monteiro, Weslley Patati, Matheus Xavier e Luca Meirelles. Apesar disso, o DIÁRIO apurou que, ainda no meio do ano, a diretoria cobrou maior integração dos jovens ao elenco principal.

Carille, durante a coletiva após o jogo, disse que seu futuro no clube ainda está indefinido. O treinador também comentou sobre a integração dos jovens à equipe principal e defendeu o trabalho realizado nas categorias de base.

“33% do grupo tem que ser com meninos. Para vir, crescer, trabalhar e buscar espaço. Eles também estão fazendo trabalho de busca da base que foi sucateada. Chegando em várias finais, campeão do Paulista Sub-17. Semente para colher. Acompanhei muito a base e, se continuar, vão estar comigo”, declarou.

O presidente Marcelo Teixeira falou sobre o aproveitamento da base e reforçou os critérios que nortearão a decisão sobre a continuidade do técnico.

“Temos algumas safras que são importantes serem observadas e na própria conversa com a comissão técnica passará por isso. Pela questão emocional, resistência e personalidade. Não é questão humana, é profissional. Reverter esse quadro com o desenvolvimento das atividades e naturalmente passar pela programação de acordo com as necessidades daqueles que permanecerão. Outros poderão participar. A base está formada, mas é nítida a necessidade de reforços e uso da base”, disse o mandatário.

O que impede uma demissão imediata é a cláusula de renovação automática do contrato de Carille em caso de acesso. Seu novo vínculo já está em vigor, e o Santos teria que arcar com uma multa de R$ 2,5 milhões para o treinador, além de outra multa correspondente a seis salários para cada membro da comissão técnica.

Com o título da Série B garantido, o Santos já planeja o futuro. Nos próximos dias, o clube deverá definir as mudanças no comando técnico e iniciar o planejamento para saídas, renovações e contratações visando 2025.