Paulo Roberto Falcão trabalhou como coordenador no Santos (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

Paulo Roberto Falcão, ex-coordenador esportivo do Santos, declarou que pretende retomar sua carreira no futebol como técnico. Em entrevista ao programa Nossa Área, da Rádio Bandeirantes, nesta terça-feira (19), o ex-jogador afirmou que busca novos desafios no comando de equipes, destacando a autonomia que essa função oferece.

“Isso [ser treinador] é o meu objetivo hoje, trabalhar e ter a responsabilidade de dirigir um time. Às vezes, como coordenador, a tua capacidade fica diminuída na medida em que você tem os seus limites. Como treinador, é tudo contigo, você tem a capacidade de organizar o time, de contratações, de pedir o jogador”, explicou Falcão.

Falcão trabalhou no Santos entre novembro de 2022 e agosto de 2023, quando foi demitido após uma acusação de importunação sexual. O caso, no entanto, foi arquivado pelo Ministério Público por falta de provas. Na época, ele ocupava o cargo de coordenador esportivo, função que ele próprio tinha dificuldade em definir, mas que envolvia negociações e indicações de atletas.

Antes de sua passagem pelo Santos, Falcão acumulou experiências como treinador em clubes como Internacional, Sport e Bahia, além de ter comandado a Seleção Brasileira. Também teve passagens pelo América do México e pelo futebol japonês.

Natural de Santa Catarina, o ex-volante foi um dos grandes nomes do futebol brasileiro. Brilhou no Internacional, tornou-se ídolo na Roma e encerrou a carreira no São Paulo. Pela Seleção Brasileira, teve destaque tanto como jogador quanto como técnico.

Aos 71 anos, Falcão busca uma nova oportunidade para atuar como técnico, função que inicialmente desejava exercer quando foi contratado pelo Santos, mas acabou sendo convencido pelo então presidente Andrés Rueda a assumir um cargo administrativo.