O meia-atacante Juan Xavi, do Sub-13, tem chamado a atenção do Santos. O Menino da Vila é o camisa 10 da categoria na qual joga Kauan Basile e outros garotos de destaque. Com passagem também pelo Gremetal, ele segue os passos de onde também jogaram Neymar e Emerson Palmieri.
No Peixe desde os 10 anos, assinou com a Nike no ano seguinte. Juan tem o ‘perfil’ do clube com drible, ofensivo e tem contrato até março de 2027. Natural de Humaitá, bairro em São Vicente, Juan foi incentivado pelo pai, Shander Xavier. O garoto joga desde pequeno e iniciou em uma escolinha de futsal no próprio bairro.
Depois, foi aprovado na equipe do Gremetal e no mesmo período foi ‘descoberto’ pelo Alvinegro através de um vídeo postado pelo pai no Facebook. O post nas redes passou por diversos profissionais até chegar ao treinador do clube na modalidade futsal. Assim, veio a oportunidade dos testes para ingressar na santista, mas não foi aprovado.
Focado no Gremetal, o Brasil FC reuniu meninos do Santos e do próprio time de Juan para jogar o torneio Ibercup (no campo). Visando a preparação do torneio, o Brasil participou de um torneio no campo do Portuários, onde o garoto se destacou e foi bem avaliado por Balú, ex-jogador e atualmente olheiro do Peixe.
Leia também: Com Zago no comando, Santos divulga programação para o confronto contra o Sport
Juan foi convidado para ir ao futsal santista, mas por respeito ao Gremetal (onde ficou dos 8 aos 10 anos, entre 2019 e 2021) terminou o ciclo na equipe antes de chegar no Santos onde já foi para o campo. No clube, iniciou no Sub-10 até o Sub-13 atualmente. Simultaneamente, também defendeu o Alvinegro no futsal no Sub-11 e Sub-12.
Até aqui, o garoto soma um vice-campeonato Metropolitano (2022) e um título da Série Prata do Campeonato Paulista (2022), ambos no futsal. No campo, conquistou o Campeonato Paulista Sub-12 (2023), o vice-campeonato da Paulista Cup (2023), o vice-campeonato do torneio Brasileirinho (2024) e o vice-campeonato da Copa Buh (2024).
Além disso, ele faz parte da seleta lista dos jogadores mais jovens que assinaram com a Nike, empresa americana fornecedora de material
esportivo. A parceria entre ambos foi firmada em 2022, quando ele tinha 11 anos. Entre as inspirações, Juan assiste aos vídeos dos meias Alex (ex-Palmeiras, Cruzeiro, Coritiba, entre outros), Xavi e Iniesta (ídolos do Barcelona).
Com o sobrenome Xavier, o garoto utiliza Xavi no nome como uma menção honrosa ao craque espanhol. Neste ano, soma 3 gols em 16 jogos pelo Paulista Sub-13 e 1 gol em 1 partida pelo Paulista Sub-14.
Tenho dois garotos para fazer teste aí no peixe . Seria uma boa porque serão dois craques para o futuro.. ambos com 10 anos.
Se o Santos desse mais valor a mulecada da baixada a base seria bem mais forte , mas só tem espaço a bagraiada da capital e os leite com pêra 🍐 do interior , tem que olhar pro Brasil todo e principalmente pra baixada !!!