Cuca é avaliado para treinar o Santos em 2025 (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O nome de Cuca voltou a ser considerado nos bastidores do Santos como o principal candidato a assumir o comando técnico em 2025. O presidente Marcelo Teixeira defende a escolha por um treinador brasileiro devido à dificuldade nas negociações com o português Luis Castro.

Luis Castro, que está em Lisboa e sem clube, é um dos preferidos de parte da diretoria e conselheiros da presidência. No entanto, o técnico está em alta no mercado e possui diversas opções para a próxima temporada. A indefinição sobre seu futuro, que deve ocorrer apenas em meados de dezembro, é vista como um entrave para o planejamento do Santos, que quer fechar o comando técnico ainda nesta semana.

Renato Gaúcho também é um nome que agrada a Marcelo Teixeira, mas, por estar no Grêmio até o fim da Série A, com término em 8 de dezembro, sua contratação seria mais demorada. Assim, Cuca surge como uma alternativa viável.

Sem clube desde sua saída do Athletico-PR, no meio do ano, Cuca é visto como uma opção rápida e de fácil negociação. Além disso, ele já conhece o clube, tendo comandado o Santos na campanha da Libertadores de 2020, e é considerado por Teixeira um técnico com o perfil necessário para liderar o vestiário santista.

Cuca chegou a ser sondado pelo Santos durante uma das crises na Série B deste ano, mas, na ocasião, Fábio Carille foi mantido no cargo. Até o momento, no entanto, o clube não apresentou uma proposta formal para o retorno do treinador.