Emprestado pelo Santos, o meia-atacante Lucas Barbosa se tornou o maior artilheiro do Juventude nas últimas 15 temporadas. O Menino da Vila tem 13 gols e 5 assistências em 52 partidas neste ano. O último jogador com essa fase goleadora no time jaconero foi o centroavante Mendes em 2009.
Inclusive é a temporada com mais jogos e a mais artilheira na carreira do jogador. De acordo com o Sofascore, Lucas Barbosa também é destaque pela equipe gaúcha na Série A sendo maior marcador de gols (6), o que mais finaliza no gol (20), o que mais cria chances (8), o primeiro em mais toques na área adversária (79) e o primeiro em posses ganhas no ataque (25).
Com contrato até o fim do ano, o jogador recebeu sondagens até de clube espanhol e aguarda definição de futuro. O Juventude ainda tem mais quatro rodadas para o fim da Série A: Cuiabá (C), Atlético-MG (F), São Paulo (F) e Cruzeiro (C).
Leia também: Veja as 30 Sereinhas inscritas na Copinha Feminina
HISTÓRICO
Lucas Barbosa é natural de Bebedouro (SP) e tem vínculo com o Santos até julho de 2026. O jogador iniciou na escolinha do DME na cidade natal, com os treinadores Daniel Polezzi e Tenne Pereira. Depois teve passagens pelo Inter de Bebedouro, foi monitorado pelo São Paulo e foi para o Grêmio quando perdeu a avó.
Depois disso, pensou em desistir do futebol já que foi criado pela vó e não conseguiu se despedir. Ainda teve um princípio de depressão e teve dificuldade de lídar com isso em campo. Dos 15 aos 16 anos, não entrou mais em campo até o pedido dos primeiros treinadores para que ele disputasse o Paulista.
Com o destaque no estadual, foi para o Novorizontino e ficou três anos. O garoto chegou ao Peixe por empréstimo em setembro de 2019, mas o clube não queria manter o jogador por não ter o perfil do Alvinegro. O empresário chegou a convencer que deveria ficar e depois de um ano sendo destaque na base, a diretoria exerceu o direito de compra.
Em 2020, foram um gol em 4 jogos pela Copinha, 7 duelos pelo Brasileiro de Aspirantes e outros dois pelo Brasileiro Sub-20. No ano seguinte, estreou pelo profissional na vitória do Santos sobre o Inter de Limeira por 2 a 1, na Vila, pelo Paulistão, no dia 18 de abril. Depois, ainda jogou clássico contra o Corinthians no estadual.
No entanto, seguiu atuando com a base tendo 2 gols em 14 partidas pelo Brasileiro Sub-20, 6 gols em 16 jogos pelo Paulista Sub-20, além de um duelo Brasileiro de Aspirantes e outro pela Copa Paulista. Foi ‘explodir’ em 2022 sendo destaque no vice-campeonato da Copa São Paulo com 6 gols em 8 jogos.
Depois disso, foi para o principal de vez. Foram um gol em 6 confrontos pelo Paulistão, um gol em 6 duelos pela Sul-Americana, 3 jogos pela Copa do Brasil e 2 gols em 26 partidas pela Série A.
No ano passado, 2 gols em 10 jogos pelo Paulistão, um gol em 4 duelos pela Copa do Brasil, 4 duelos pela Sul-Americana e outros 4 na Série A. Foi afastado pelo técnico Paulo Turra na ocasião e foi emprestado ao Coritiba onde jogou mais quatro confrontos pelo Brasileirão.
Ainda em janeiro deste ano, veio o anúncio do empréstimo ao Juventude. São 15 jogos e 4 gols pelo Gauchão, 3 gols em 8 partidas pela Copa do Brasil e outros 6 gols em 29 duelos pela Série A.
Lucas Barbosa. e João Lucas daria pra compor elenco pra 2025 tranquilamente.
Aliás no noticiário do Grêmio falasse que o Grêmio tem interesse no João Lucas.
TEM QUE TRAZER DE VOLTA IMEDIATAMENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Jogador ideal para o Santos ,aliás já comprovado ,jogador de time pequeno!!!
Tá fazendo o quê aqui em página de santistas? Babaca..
Jogador que serve para compor elenco na serie A.; Um dos unicos que poderia ser reaproveitado.
Tem muito centroavante do Santos que não chega perto desses numeros.
E jogando pelo Juventude.
Merece nova chance, agora se aparecer alguem pagando um bom dinheiro tudo bem, vende !!!
Se aparecer uma boa proposta do exterior, o Santos tem que aproveitar que o Lucas Barbosa está em alta e vendê-lo bem para fazer caixa!!! Se ele voltar ao Santos, no primeiro erro de passe, os coveiros já vão pegar no seu pé e se ele perder a confiança, tudo que ele construiu este ano no Juventude, vai por terra abaixo!!!
Acho que poderia estar no elenco do Santos em 2025 tranquilamente. Se como titular ou reserva, seu desempenho definirá. Porém, é preciso que um bando de cabecinhas pare de ficar jogando pedra e comece a apoiar
Se aparecer uma proposta que seja boa para o Santos FC e para o jogador, seria bom vender (o Santos FC precisa da receita da venda de jogadores), mas se for para doar o atacante, melhor reintegra-lo, considerando que está em boa fase. O Lucas Barbosa jogando pelo Juventude na serie A tem números melhores do que os atacantes do Santos FC jogando na segunda divisão (esta certo que a comparação e favorável ao Lucas Barbosa, pois dizem que a serie B e uma competição dificil. Certamente, o Lucas Barbosa esta em fase melhor do que William Bigode, Patrick, Pedrinho e Traquitana (e, provavelmente, é melhor tecnicamente do que Yusupha e Billy Arce, jogadores estrangeiros que vieram fazer turismo em Santos).
O Santos FC tem preterido jogadores da base que, de fato, estão longe de serem raios, mas que poderiam compor o elenco, e gasta dinheiro trazendo jogadores inúteis. O Rwan Seco, que foi trocado pelo Nonato (+ divida), poderia ter sido mais util do que o Morelos, o Bigode e o Yusuphs (e talvez ajudasse mais do que o Furch, centroavante que apresenta problema fisico crônico e que vai custar mais de um milhão/mês na próxima temporada).
Ele é fraco, Laquintana que é bom!
Nossa base é fraca
Também acho que devia voltar, amadureceu.