Lucas Barbosa tem sido destaque do Juventude (Crédito: Divulgação)

Emprestado pelo Santos, o meia-atacante Lucas Barbosa se tornou o maior artilheiro do Juventude nas últimas 15 temporadas. O Menino da Vila tem 13 gols e 5 assistências em 52 partidas neste ano. O último jogador com essa fase goleadora no time jaconero foi o centroavante Mendes em 2009.

Inclusive é a temporada com mais jogos e a mais artilheira na carreira do jogador. De acordo com o Sofascore, Lucas Barbosa também é destaque pela equipe gaúcha na Série A sendo maior marcador de gols (6), o que mais finaliza no gol (20), o que mais cria chances (8), o primeiro em mais toques na área adversária (79) e o primeiro em posses ganhas no ataque (25).

Com contrato até o fim do ano, o jogador recebeu sondagens até de clube espanhol e aguarda definição de futuro. O Juventude ainda tem mais quatro rodadas para o fim da Série A: Cuiabá (C), Atlético-MG (F), São Paulo (F) e Cruzeiro (C).

Leia também: Veja as 30 Sereinhas inscritas na Copinha Feminina

HISTÓRICO

Lucas Barbosa é natural de Bebedouro (SP) e tem vínculo com o Santos até julho de 2026. O jogador iniciou na escolinha do DME na cidade natal, com os treinadores Daniel Polezzi e Tenne Pereira. Depois teve passagens pelo Inter de Bebedouro, foi monitorado pelo São Paulo e foi para o Grêmio quando perdeu a avó.

Depois disso, pensou em desistir do futebol já que foi criado pela vó e não conseguiu se despedir. Ainda teve um princípio de depressão e teve dificuldade de lídar com isso em campo. Dos 15 aos 16 anos, não entrou mais em campo até o pedido dos primeiros treinadores para que ele disputasse o Paulista.

Com o destaque no estadual, foi para o Novorizontino e ficou três anos. O garoto chegou ao Peixe por empréstimo em setembro de 2019, mas o clube não queria manter o jogador por não ter o perfil do Alvinegro. O empresário chegou a convencer que deveria ficar e depois de um ano sendo destaque na base, a diretoria exerceu o direito de compra.

Em 2020, foram um gol em 4 jogos pela Copinha, 7 duelos pelo Brasileiro de Aspirantes e outros dois pelo Brasileiro Sub-20. No ano seguinte, estreou pelo profissional na vitória do Santos sobre o Inter de Limeira por 2 a 1, na Vila, pelo Paulistão, no dia 18 de abril. Depois, ainda jogou clássico contra o Corinthians no estadual.

No entanto, seguiu atuando com a base tendo 2 gols em 14 partidas pelo Brasileiro Sub-20, 6 gols em 16 jogos pelo Paulista Sub-20, além de um duelo Brasileiro de Aspirantes e outro pela Copa Paulista. Foi ‘explodir’ em 2022 sendo destaque no vice-campeonato da Copa São Paulo com 6 gols em 8 jogos.

Depois disso, foi para o principal de vez. Foram um gol em 6 confrontos pelo Paulistão, um gol em 6 duelos pela Sul-Americana, 3 jogos pela Copa do Brasil e 2 gols em 26 partidas pela Série A.

No ano passado, 2 gols em 10 jogos pelo Paulistão, um gol em 4 duelos pela Copa do Brasil, 4 duelos pela Sul-Americana e outros 4 na Série A. Foi afastado pelo técnico Paulo Turra na ocasião e foi emprestado ao Coritiba onde jogou mais quatro confrontos pelo Brasileirão.

Ainda em janeiro deste ano, veio o anúncio do empréstimo ao Juventude. São 15 jogos e 4 gols pelo Gauchão, 3 gols em 8 partidas pela Copa do Brasil e outros 6 gols em 29 duelos pela Série A.