O Santos assinou um projeto esportivo com o atacante Kauan Basile, promessa das categorias de base, na última sexta-feira (22). Desde a gestão passada, há quase dois anos, a diretoria vinha conversando sobre um plano de carreira para o Menino da Vila. Depois da situação se arrastar no Departamento Jurídico, enfim o clube afastou o ‘assédio’ de outros times e deu garantias ao garoto.
Além do apoio do pai de Neymar, que é empresário, o garoto tem o empresário Bruno Martins. O projeto já tinha sido aprovado pelo Comitê de Gestão, mas havia um problema.
O ‘X da questão’ é que Kauan ainda tem 12 anos e, por conta disso, o Peixe estava estudando como colocar as claúsulas acordadas com os representantes do jogador em um documento válido, dentro da legislação. Agora, finalmente, tudo foi resolvido.
A tabelinha do Santos Sub-12 para abrir o placar na final da World Football Festival no Japão.
Quem participou? Ele, Kauan Basile (11 anos)
💎🇧🇷
— DataFut (@DataFutebol) April 6, 2024
O projeto para o “raio” Kauan
Quando completar 14 anos, ele poderá assinar um vínculo de formação e, aos 16 anos, poderá ter o primeiro contrato profissional. A situação ficou no jurídico, que buscou a melhor solução no documento com cautela para manter o prometido ao garoto. Atualmente, ele ainda tem o tipo de vínculo de ‘Registro para iniciação esportiva’, que só permite duração por uma temporada.
Recentemente, um grande clube da Itália chegou a construir um projeto parecido e apresentou o plano ao garoto, que possui cidadania italiana, com proposta de empréstimo até ao irmão, o volante Lucas Yan. Apesar disso, o Alvinegro veio com a projeto de carreira e conseguiu segurar Kauan no clube.
Além disso, Kauan está no radar de outros grandes da Europa e outros times de Série A aqui no Brasil. O Alvinegro teve pressa, pois entende que o garoto é o próximo ‘raio’ e, no projeto, prevê identificação com o clube, estabilidade para a família, explorar a imagem do jogador com marketing, desenvolvimento técnico e apoio total ao jogador.
No lançamento da terceira camisa, Kauan Basile foi um dos ‘modelos’ e participou do evento no Pacaembu. A ideia é que ele seja ‘a cara’ da marca Meninos da Vila. Além disso, ele já se mostrou também participativo em questões sociais e deu apoio ao Vinicius Jr após ataques racistas.
POV: você acaba de ser driblado por um #MeninoDaVila! pic.twitter.com/Hs79ixVNG2
— Santos FC (@SantosFC) November 27, 2024
HISTÓRICO
Kauan Basile nasceu em 21 de junho de 2012. O garoto sempre esteve cercado de futebol já que é filho de Andrezinho, ex-jogador do Corinthians. O irmão mais velho, o meio-campista Lucas Yan – que está no Sub-20 do Santos e tem 18 anos – iniciou no São Paulo. Porém, o time de Cotia não estava ajudando o garoto com escola e o Peixe fez a proposta ao atleta ainda no Sub-12/13 com o auxilio escolar e ajuda de custo.
A família se mudou para a Baixada Santista e a mãe de Lucas e Kauan, pediu a diretoria do clube que fizesse uma avaliação com o Kauan – que tinha seis anos na época – para saber o nível do outro filho e já percebiam ‘algo diferente’. Não tinha a categoria Sub-7 na época e mesmo avaliado em uma categoria acima no futsal se destacou e está no clube até hoje.
Como ainda é um menino, ele atua mais por torneios extraoficiais e alguns dados ainda se perdem. Na DaniCup, que é uma competição não oficial bem tradicional, Kauan foi artilheiro em Salvador em 2022 em 26 gols e com 23 gols em 2023. Ainda no ano passado, em São José do Rio Preto também foi artilheiro com 17 gols anotados. Inclusive, é o maior artilheiro da história do Paulista Sub-11 com 26 gols.
A marca no estadual foi antigida em outubro do ano passado quando superou o Renyer, também do Santos, em 2014, e passando o também santista Rodrygo e Endrick, atualmente ambos no Real Madrid (Espanha), com 20 gols cada no campeonato da categoria.
Atualmente, tem jogado pelo Campeonato Paulista Sub-12 e Sub-13. São cinco gols em cinco partidas por cada estadual. Ainda neste ano, foi campeão pelo Sub-12 da Amazon Cup e do World Football Festival, disputada no Japão.
Veja os dados de Kauan Basile em torneios oficiais:
- 2024: 5 gols em 7 jogos – Paulista Sub-13 | 6 gols em 6 jogos – Paulista Sub-12
- 2023: 26 gols em 22 jogos – Paulista Sub-11
- 2022: 7 gols em 14 jogos – Paulista Sub-11
Certo em se proteger, mas acho que ele não vinga em função do biotipo, pode ser um novo Batatinha.
VX NÃO SABE NEM QUEM É SEU PAI CARALHO…
O Santos FC aposta suas fichas no menino Kauan, de 12 anos. A diretoria faz bem em conseguir manter o vinculo, mas ainda e muito cedo para cravar que temos um novo raio, vide o que esta ocorrendo com o baixinho Matheus Lima (que fez um gol de “Messi” ais 12 anis e agora esta. esquecido na reserva do Sub 20)..
O Kauan ja e um sucesso midiático, com milhares de seguidores e consegue garantir emprego para o pai e para o irmao.
A legislação tem que mudar. Os clubes deveriam se unir e pressionar a FIFA e a CBF.
Os clubes Europeus ficam observando as garotos em formação nos clubes e vêm aqui “tomar na mão grande”, como se o Brasil ainda fosse uma tribo de índios e eles pudessem vir e levar nosso ouro.
Porque é exatamente isso que acontece, os clubes descobrem, formam e os clubes da Europa vêm e fazem uma oferta tentadora para as famílias, sem negociar com os clubes formadores.
Só conseguimos segurar os meninos oferecendo contratos de profissionais e contando com a boa vontade dos familiares.
Isso tem que acabar.
Concordo Dirceu.
jJá está vendido, a entrega será aos 18 anos.
Se fosse o rabugento do Ruinheda com certeza já estava vendido.
Pelo jeito vai ser um grande jogador, talvez o próximo extra classe do futebol brasileiro, mas o Santos só segura se virar SAF, caso contrário vai ficar aqui uma temporada como foi com o Rodrygo e olhe lá se ficar uma temporada no profissional.
Verdade, está dificil segurar. SAF urgente.
O Vasquinho está na mira de um magnata Grego, que procura clube para comprar no Brasil.
Estamos ficando pra trás.
ZECA CARA DE PRECHECA,TEU CU SEU BOSTA..
Filhos do Andrezinho e com exigência de ajuda de custo em escola… Sei lá