O Santos Futebol Clube é um dos maiores times do Brasil e amplamente reconhecido no futebol mundial como o responsável por revelar e abrigar alguns dos maiores jogadores da história. Hoje vamos conhecer sete dos maiores ídolos do Santos e um pouco da trajetória deles pelo Alvinegro Praiano.
Com uma história repleta de títulos e momentos inesquecíveis, o clube se consagrou como patrimônio do futebol nacional e muitas vezes, o time a ser batido. Essa fama ajudou o Santos a conquistar uma multidão de torcedores e mais que isso, um queridinho entre os entusiastas de aposta online.
Pelé
É impossível falar do Santos sem falar do Rei do Futebol, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Revelado pelo clube em 1956, o craque transformou o Santos em uma potência mundial, fato que levou o clube a ser conhecido como o time que parou uma guerra.
Pelé liderou o Santos nas conquistas das Copas Libertadores de 1962 e 1963, além dos Mundiais de Clubes nos mesmos anos, derrotando gigantes como Benfica e Milan.
Sua genialidade era incomparável e levou o Rei a marcar impressionantes 1.091 gols com a camisa alvinegra, sendo 643 em competições oficiais e 448 em amistosos.
Neymar
Décadas após Pelé, outro fenômeno surgiu na Vila Belmiro: Neymar Júnior. Estreando como profissional em 2009, Neymar rapidamente chamou atenção com sua habilidade que ia de dribles a gols espetaculares.
O menino da vila foi a principal estrela de uma nova era vitoriosa para o Santos, que com Neymar, conquistou três Campeonatos Paulistas consecutivos (2010, 2011 e 2012), uma Copa do Brasil (2010) e a tão sonhada Copa Libertadores de 2011, colocando fim a um jejum de 48 anos.
O jogador ficou conhecido por seu carisma dentro e fora de campo, sendo referência para as crianças que queriam, assim como ele, brilhar dentro das quatro linhas.
Pepe
José Macia, o Pepe, que jogou ao lado de Pelé e foi peça fundamental na era dourada do clube, é o terceiro maior ídolo dessa lista e também o segundo maior artilheiro da história do Santos, com 403 gols.
Pepe ficou conhecido como “Canhão da Vila” devido à potência de seus chutes, que mesmo de longe, na maioria das vezes resultavam em golaços, e assim como Pelé, conquistou todos os títulos possíveis com o Santos, incluindo Libertadores e Mundiais.
Após encerrar sua carreira, Pepe continuou contribuindo para o futebol, se consagrou como técnico e voltou ao Alvinegro, onde dirigiu o time em 371 partidas.
Giovanni
Nos anos 1990, o Santos vivia um período de poucos títulos. Foi nesse contexto que Giovanni surgiu como um símbolo de esperança e magia para a torcida.
O meia-atacante liderou o Santos em uma campanha histórica no Campeonato Brasileiro de 1995, onde apesar do vice-campeonato, Giovanni se consagrou como ídolo após levar o time desacreditado à final contra o Botafogo.
Coutinho
Antonio Wilson Vieira Honório, o Coutinho, foi um dos maiores parceiros de Pelé dentro de campo. Juntos, formaram uma das duplas mais letais da história do futebol.
Coutinho era conhecido por sua inteligência, posicionamento e capacidade de marcar gols com uma naturalidade impressionante. Com 370 gols, Coutinho é um dos maiores ídolos do Santos.
Léo
Leonardo Lourenço Bastos, ou simplesmente Léo como é conhecido com carinho pela torcida do Peixe e pelos apaixonados por futebol, é um dos maiores ídolos da história recente do Santos, conhecido não apenas por seus números, mas por sua dedicação, raça e amor ao clube.
Atuando como lateral-esquerdo, Léo conquistou importantes títulos, incluindo os Campeonatos Brasileiros de 2002 e 2004, além da Libertadores de 2011. Ao todo, Léo disputou mais de 450 partidas pelo Santos, sendo um dos jogadores que mais vezes vestiu a camisa do clube.
Zito
Atuando como volante, José Ely de Miranda, o Zito, tinha uma capacidade inigualável de equilibrar a defesa e o ataque. Com sua visão de jogo e espírito de liderança, era o comandante natural do Santos em campo.
Zito foi crucial nas conquistas das Libertadores e dos Mundiais junto do Rei e de Coutinho, além de títulos nacionais. Fora do campo, Zito continuou sendo uma figura importante, e é conhecido também como “descobridor” de Neymar Jr.
Agora que você conhece os craques que deixaram sua marca na história, entende porque o clube segue inspirando seus torcedores e atraindo entusiastas de esporte bet na Betfair que acompanham cada passo do time rumo a novas conquistas.
Os ídolos do Santos, clube que é um verdadeiro celeiro de talentos, moldaram a história do clube, o levando a ser sinônimo de excelência no futebol mundial.
Faltou a Recopa Sula que o Neymar também esteve no título