Luciano deve seguir no São Paulo em 2025 (Foto: Divulgação / São Paulo)

As conversas entre Santos e São Paulo pela transferência do meia-atacante Luciano não avançaram. Após reunião na última sexta-feira, o Santos optou por encerrar as tratativas por não considerar o modelo de negócio atrativo.

O São Paulo tinha interesse em Lucas Barbosa, destaque do Juventude no Brasileirão 2024. O jogador pertence ao Santos e foi oferecido em uma negociação que envolvia a chegada de Luciano ao Peixe, mas com a exigência de uma compensação financeira e a ida de Lucas Barbosa para o Morumbi.

O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, não viu vantagem na proposta, principalmente pelo potencial de mercado do Lucas Barbosa. Aos 23 anos, o meia-atacante é considerado uma peça valiosa, enquanto Luciano, de 31 anos, possui menos margem para valorização futura.

Lucas Barbosa, emprestado ao Juventude, vive o melhor momento da carreira. Em 2024, ele se tornou o maior artilheiro do time nas últimas 15 temporadas, com 14 gols e cinco assistências em 56 partidas. O último jogador a alcançar números semelhantes no clube gaúcho foi o centroavante Mendes, em 2009.

Por outro lado, Luciano é artilheiro do São Paulo na atual temporada, com 18 gols em 60 jogos, além de duas assistências. O camisa 10 conquistou três títulos importantes com o clube: o Campeonato Paulista (2021), a Copa do Brasil (2023) e a Supercopa do Brasil (2024). Apesar de ter contrato até o fim de 2026, Luciano colocou em dúvida sua permanência após a derrota para o Juventude, na penúltima partida do ano, no MorumBIS.

O Santos avaliou que Luciano seria uma peça importante para o time que disputará a Série A do Campeonato Brasileiro em 2025 e que almeja uma vaga na Libertadores. No entanto, a diretoria considerou elevado o custo da negociação, que envolveria a saída de um jogador em ascensão somada à compensação financeira solicitada pelo São Paulo.

Com o impasse, o Santos decidiu encerrar as tratativas, mas segue atento ao mercado para reforçar a equipe visando a próxima temporada. Os alvos do Peixe no mercado até o momento são os volantes Zé Rafael, do Palmeiras, e Danilo Barbosa, do Botafogo, além do atacante Tiquinho Soares, também do Botafogo, e do meia Erick, do Athletico-PR. O zagueiro Luisão, do Novorizontino, é a única contratação encaminhada até o momento.

O clube também tentou grandes nomes como Dudu e Gabigol, ambos em fim de contrato, mas as negociações não avançaram, e os jogadores devem acertar com o Cruzeiro. Outro alvo foi Rony, do Palmeiras, porém o Santos desistiu devido aos altos valores envolvidos.